Logística

Entenda como é feito o transporte de aço pelas ferrovias

O aço, derivado do ferro, é um dos maiores usuários das ferrovias brasileiras, tendo o estado de Minas Gerais como um dos principais pólos de distribuição. Para o transporte de aço, as ferrovias desempenham um papel fundamental, apesar de ainda não atingirem o patamar ideal.

A indústria do aço apresentou crescimento nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, a projeção era de um crescimento de 14% na produção de aço bruto.

Com isso, cada vez mais aumenta a necessidade de transportes de qualidade para serem escoados e exportados nos principais portos nacionais, atualmente, o setor ferroviário possui um papel de destaque no transporte de aço nacional.

Transporte de aço em números 

transporte de aço

O aço e ferro são produtos dos mais importantes para a economia brasileira e também dos mais transportados pelas ferrovias. Diferentemente da grande maioria das commodities nacionais, que normalmente são transportadas pelas rodovias, o transporte de aço é escoado mais  pelas vias férreas.

No Brasil, o principal estado transportador desse minério é Minas Gerais, contando com as principais ferrovias de transporte de aço nacional, tais como a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) e a Ferrovia do Aço, conhecida também como Ferrovia dos 1.000 dias.

A Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) tem como principal objetivo o escoamento de minérios de ferro e aço, contando com 905 km de extensão, e interligando a Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, capital do estado mineiro.

Para se ter uma ideia, o mineral de hierro,, em 2018, representou um número significativo de toneladas transportadas pela ferrovia naquele ano:

  • Minério de ferro, 112.172 milhares de toneladas;
  • Produtos siderúrgicos, 4.223 milhares de toneladas;
  • Carvão mineral, 3.560 milhares de toneladas;
  • Celulose, 1.163 milhares de toneladas.

Já em 2021, de acordo com o Relatório de Produção da ANTF, a EFVM representava cerca de 16% das mais de 20 milhões de toneladas de minério de ferro transportadas pelas ferrovias nacionais, ficando atrás apenas da MRS (21%) e EFC (62%). 

Já a Ferrovia do Aço, que também foi construída no estado Mineiro, interliga os municípios de Itabirito (MG) à Barra Mansa (RJ). São em torno de 354 km construídos. Entretanto, esse é um projeto que sofre com o abandono das obras e do funcionamento. Dessa maneira, os trilhos, viadutos e túneis não são utilizados, e não existe um projeto concreto para a retomada do uso dessa ferrovia.

Cuidados necessários no transporte de aço

transporte de aço pelas ferrovias

Todo transporte de mercadorias, seja do aço ou de qualquer outro commodity, exige cuidados específicos com aquele tipo de produto para que ele não sofra durante o trajeto. Nesse sentido, é fundamental que exista um plano logístico de qualidade por parte das empresas envolvidas, garantindo que o transporte de aço seja o mais qualificado possível.

A amarração de estruturas metálicas nos caminhões, como o próprio aço, por exemplo, exige três etapas principais, não sendo diferente durante o transporte de aço pelas ferrovias. 

Primeiramente, para entender qual equipamento que precisa ser utilizado para garantir o transporte seguro do produto, é necessário identificar o tipo de carga que será transportada. Posteriormente, é preciso escolher o sistema de amarração mais adequado para aquele tipo de carga. Por fim, determinar qual a carroceria utilizada / Ponto de ancoragem / Proteções da carroceria.

Apesar de possuírem sistemas de amarração e carregamento semelhantes quando se trata de aço, as ferrovias e rodovias possuem características distintas em relação ao seu funcionamento. 

Por possuírem vagões mais amplos e estáveis, as ferrovias garantem maior segurança para o transporte de aço, diminuindo as chances de perdas consideráveis do produto. Além disso, em vagões fechados, diminui a exposição a climas desfavoráveis, que podem desgastar o minério.

Outra vantagem importante das ferrovias, que vale ser destacada, é em relação a eficiência do transporte. Por conta da grande quantidade de vagões que apenas um trem possui, uma viagem acaba sendo equivalente a mais de 100 caminhões movimentados nas rodovias. 

EFVM e Ferrovia do Aço

transporte pelas ferrovias

Para finalizar, vale destacar a importância das principais ferrovias de transporte de aço no Brasil, que são justamente a EFVM e a Ferrovia do Aço. 

Ambas as ferrovias foram construídas no estado de Minas Gerais justamente por ser uma região que se destaca pela produção de minérios de ferro no Brasil, incluindo o aço. Dessa maneira, são ferrovias que foram desenvolvidas para auxiliar o transporte de aço e de outros minérios em viagens mais rápidas e em grande quantidade.

A EFVM é uma das estradas de ferro brasileira, ainda em funcionamento, mais longevas. Sua inauguração foi em 1904, quando o aço e outros minérios de ferro ainda não receberam o destaque econômico que possuem atualmente. Na época, a linha férrea foi construída principalmente para o transporte de pessoas e para o escoamento do café, produto que se destacava naquele período.

Entretanto, por conta da criação da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), também conhecida apenas como Vale do Aço, a ferrovia passou a ser ressignificada, recebendo um papel essencial para o transporte do aço e outros minérios, fortalecendo a indústria do aço. 

Já a Ferrovia do Aço foi construída para ser a principal ferrovia no transporte de aço na região sudeste do país, com o objetivo de interligar os estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, a falta da capacidade de investimentos e cuidados com a ferrovia fizeram com que, assim como diversas outras malhas ferroviárias nacionais, fosse abandonada.

Esse abandono da Ferrovia do Aço é bastante nocivo para o transporte de aço no Brasil e também para o crescimento dessa indústria, visto que, apesar de ser um grande produtor dessa matéria prima, Minas Gerais está totalmente dependente do uso de apenas uma ferrovia (EFVM) e das rodovias, que encarece o transporte e enfraquece a capacidade de transporte.

Conclusión

Como vimos ao longo do artigo, o transporte de aço no Brasil se destaca pelas ferrovias. Em Minas Gerais, principal estado produtor dessa commodity, a EFVM e a Ferrovia do Aço são as ferrovias que foram desenvolvidas para o transporte deste produto. Entretanto, por conta da falta de inversiones e do uso da linha, a Ferrovia do Aço sofre com o abandono, dificultando o crescimento desse mercado. Nesse sentido, a EFVM acaba sendo a ferrovia de mais destaque, ajudando no transporte de aço, essencialmente para o porto do Espírito Santo, contribuindo para o escoamento e exportação dessa commodity.

Fuentes:

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/03/20/interna_gerais,745338/abandono-da-ferrovia-do-aco-evidencia-o-descaso-com-o-dinheiro-publico.shtml

https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1066:catid=28&Itemid=23

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrovia_do_A%C3%A7o

http://fanap.br/Repositorio/154.pdf

https://www.aecweb.com.br/revista/materias/transporte-de-estruturas-metalicas-exige-planejamento-e-logistica/17252

http://www.informarejuridico.com.br/Prodinfo/Juridico/transito/legislacao/resolucao_dner_600_87.pdf

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