Logística

Transporte de toras de madeira: cuidados essenciais no transporte pelas ferrovias

O transporte de toras de madeira no Brasil faz parte de uma logística central no país. Com a vantagem do território nacional ser rico em áreas florestais, torna-se importante o manuseamento desta carga que geralmente se encontra longe das áreas urbanas. A questão principal é a respeito do modal a ser utilizado, e de como isso influencia fundamentalmente os custos do transporte.

Por se tratar de uma carga pesada, as toras de madeira exigem não só maior cautela e mais segurança, como também um veículo maior, capaz de lidar com o peso com rapidez. Com as rodovias lotadas e o preço do combustível aumentando, os caminhões começam a deixar de se tornar a melhor alternativa para o transporte de toras de madeira, uma alternativa que pode ser bastante útil: as ferrovias.

Com a capacidade que os trens possuem, aliado ao fato de que são adequados ao tamanho da carga e a distância necessária para o transporte, fica difícil ignorar como eles podem ser melhores para a atual situação logística do país.

Transporte de toras de madeira pelas ferrovias

transporte ferroviários de cargas

O transporte de toras de madeira no Brasil sempre esteve bastante presente, e atualmente ainda mantém a sua importância no papel de contribuir para a indústria. Porém, como já descrito acima, existem alguns percalços a serem ultrapassados para que esse setor possa ser totalmente aproveitado.

Um dos problemas a ser superado é a distribuição dos modais capazes de realizar o transporte de toras de madeira. No momento, apenas algumas empresas usam as ferrovias, como é o caso da Fibra que transporta cerca de 7% da sua produção de madeira via trem.

A maior complicação por trás disso se encontra no fato de que as ferrovias ficam afogadas, com gargalos logísticos incapazes de sustentar as necessidades de uma região.

Os estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, por exemplo, são grandes produtores de madeira e necessitam urgentemente de um transporte mais adequado. Muitas dessas produções passam por longas distâncias, que vão até as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Caso fossem usadas as ferrovias, seria possível não só diminuir o trânsito e acidentes das rodovias entre essas regiões, como também seria possível integrar os dois modais para que o transporte a longa distância seja mais inteligente. Situação que já foi imaginada através do planejamento de “rodotrens”, por exemplo.

Cuidados no transporte de toras de madeira

Mas para que os trens se tornem um meio viável de modal a ser utilizado no transporte de toras de madeira, é preciso primeiro estar a par de todos os cuidados exigidos.

A começar pela lei que prevê o transporte irresponsável de toras de madeira, que podem causar acidentes, exigindo que a carga tenha um peso limite. O importante disso é para que as toras não se soltem dentro do veículo, causando um possível desastre, maior que qualquer acidente envolvendo o transporte de outro tipo de carga.

O bom dos trens é que são perfeitamente capazes de carregar as toras, de maneira ainda mais flexível que os caminhões. Dentro das medidas de segurança possíveis envolvendo as locomotivas, está a recomendação do uso de vagão apropriado, algo que dá mais estabilidade do que qualquer veículo rodoviário.

É preciso também ter controle da velocidade, já que a carga é mais pesada e obtusa que o normal. Para além do fato da maneira não poder estar úmida, é necessário que ela seja colocada de maneira estável no compartimento do veículo. Muitos acidentes ocorrem em estradas pelo fato das condições climáticas não estarem favoráveis, fazendo com que caminhões em alta velocidade facilmente percam o controle, o trem se torna uma alternativa segura justamente por isso, já que não está suscetível a derrapamentos ou buracos.

No final das contas, um trem equipado com vagões apropriados, devidamente pesados, focados na estabilidade na hora de fazer o transporte de madeiras, é ainda a maneira mais segura de se realizar essa tarefa.

Soluções logísticas

transporte de toras de madeira

Como já foi descrito, o modal ferroviário é simultaneamente a maneira mais segura e mais rápida de transportar toras de madeira. Com a possibilidade de se tornar o centro das soluções logísticas do país, existem alguns motivos pelo qual essa transição pode ser tão benéfica no sentido financeiro. A começar pelas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e planejadas para conectar os modais rodoviário e ferroviário. 

Um dos maiores problemas na dependência total do transporte rodoviário se encontra no fato de que toras de madeira só podem ser transportadas em uma única viagem. Isso faz com que sejam desperdiçadas horas de trabalho, na qual os caminhões devem então voltar às produtoras para recarregar o lote, gastando combustível e espaço nas estradas.

Com os trens, seria possível não só aproveitar várias viagens, já que a malha ferroviária torna flexível o vai-e-vem da rotina de transporte, mas também seria possível transportar adequadamente essas toras, de maneira a prevenir acidentes. Quando se trata de logística, evitar problemas acaba sendo uma estratégia melhor do que remediá-los, por isso mesmo para diminuir os custos de manutenção das rodovias, é preciso focar em outro modelo, urgentemente. 

Balanças dinâmicas para transporte de madeira

comboio de trens

O que faz entrar em outro ponto fundamental de toda essa questão: a maneira de pesar a madeira.

Com o uso das rodovias para o transporte de toras de madeira, o volume carregado por veículo acaba sendo consideravelmente menor. O que isso faz é aumentar a quantidade de burocracia envolvendo esse processo que deveria ser ágil.

Por isso mesmo, novamente as ferrovias podem ajudar, com a ajuda de básculas dinámicas providenciadas por empresas como a Massa. Essas balanças, focadas na pesagem individual dos vagões, permitem a ação desse processo de maneira muito mais rápida, sem a necessidade de desacoplar os vagões. O salto logístico aqui é imenso, já que os vagões guardam maior carga que caminhões, fazendo com que a pesagem seja mais dinâmica do que em uma rodovia.

Afinal de contas, o mapeamento excessivo de veículos, como visto acima, causa gastos e imprevistos. Cortar esses problemas através de uma distribuição digna dos modais, interligá-los de maneira comprometida, tudo isso faz parte de um caminho a ser traçado para que o transporte de toras de madeira no Brasil se torne mais eficiente.

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