Ferrovias

Quais os pontos do estudo de viabilidade socioeconômica e ambiental na construção de novas ferrovias

O Brasil encara, atualmente, uma grande consequência do fraco investimento no setor ferroviário ao longo das últimas décadas. Dessa forma, o país busca recuperar o setor e investe pesado dentro desta área. Com malhas rodoviárias que conduzem mais de 60% de todos produtos e mercadorias envolvidos no sistema logístico do país, o Governo Federal busca aumentar o incentivo a alternativas para este problema.

Afinal, os custos e o baixo rendimento do setor rodoviário são encarados como um problema atual em toda a logística, pois o Brasil se encontra em uma rota conturbada dentro desse setor.

Com isso, o Governo Federal ampliou um projeto de lei que viabiliza e fomenta o incentivo de ações privadas dentro de reformulação e construção de novas malhas ferroviárias dentro do país. No entanto, esse projeto vem encontrando algumas dificuldades socioeconômicas e ambientais que podem ser desfavoráveis para o desenvolvimento dessa nova alternativa da logística brasileira.

É fundamental, portanto, realizar um estudo de viabilidade socioeconômica do país para encaixar os projetos ferroviários no futuro próximo. Por esse motivo, avaliar questões pertinentes indicam os primeiros passos para viabilizar estes projetos. Entender as dificuldades enfrentadas dentro do país através de um estudo de viabilidade socioeconômica é, antes de mais nada, projetar um novo futuro para investimentos que prometem trazer ótimos resultados para o Brasil.

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Qual a necessidade de um estudo de viabilidade socioeconômica?

estudo de viabilidade socioeconômica para ferrovias

Analisar as possibilidades antes da construção de uma malha ferroviária é a melhor alternativa para garantir o sucesso de todos os processos envolvidos na obra.

Para construir uma malha ferroviária, é fundamental, antes de mais nada, compreender os impactos que a construção irá gerar em habitantes locais. É fundamental ter uma compreensão da dinâmica de vida dos habitantes das regiões por onde a ferrovia cruza. Esse primeiro ponto é mais complexo do que se pode imaginar, pois o Brasil é um país extenso e complexo. Cada região compreende uma diferente realidade, que deve ser analisada como material de estudo de viabilidade socioeconômica. 

Assim, para cada iniciativa privada conseguir a concessão de uma área que deseja investir em uma construção de malha ferroviária, é necessário uma série de documentações previstas por lei que assegurem à população poucos danos. Mesmo com a flexibilização por parte do Ministério da Infraestrutura, que investe severamente no projeto Pró-Trilhos, existem outros órgãos fiscalizadores e responsáveis por setores que não englobam apenas a construção civil.

Outro ponto muito importante e decisivo para o investimento e a garantia de bons resultados dentro da construção de ferrovias é em relação a natureza. Trata-se de fatores como o bioma local e a vida de animais selvagens nas regiões. Nessas áreas, por exemplo, é possível encontrar a legislação ambiental que protege áreas de preservação dentro do país. Assim, é fundamental, antes do investimento em futuras construções, ter um estudo de viabilidade socioeconômica para não encarar estes problemas futuramente.

Estudo de viabilidade socioeconômica

ferrovia construída após estudo de viabilidade socioeconômica

Com o crescimento cada vez maior dos investimentos dentro do setor ferroviário no Brasil, é importante salientar alguns pontos que são fundamentais para o desenvolvimento desses projetos. Antes de mais nada, o investimento e as receitas precisam ser maiores do que os custos. Esta é, portanto, a fórmula que garante aos grupos investidores o sucesso através dos lucros gerados pelas malhas.

Para conseguir chegar a este resultado, no entanto, é fundamental um estudo de viabilidade socioeconômica em cada região estruturada. Compreender a situação em que se englobam as áreas de construção é fundamental. Um estudo detalhado sobre a geografia dos locais onde serão estruturadas as novas malhas é parte do projeto construtor que deve viabilizar uma construção bem elaborada de uma via ferroviária. 

Portanto, compreender a drenagem local, o tipo de material a ser utilizado durante as construções e os cálculos que englobam a engenharia, de uma forma geral, são passos essenciais neste cenário.

Estudos ambientais

Durante o processo de construção de uma via ferroviária, é imprescindível a compreensão das áreas que serão utilizadas. Dessa forma, é possível prever situações que futuramente poderiam se consolidar como grandes problemas.

Em um país com diversos biomas e um território vasto de possibilidades como o Brasil, torna-se ainda mais necessário uma análise detalhada de todas caraterísticas geográficas para este tipo de projeto. Afinal, vale ressaltar que o país possui um sistema de leis ambientais que fomentam a preservação do espaço natural. Dessa forma, é pouco provável que um projeto não esbarre em alguma questão legal que envolva esse tipo de poder.

Portanto, compreender as formas geográficas e, além disso, estudar de maneira detalhada todas possibilidades legais dentro dos espaços que podem ser usados para a construção ferroviária é um passo importante neste processo. Ou seja, além de ter um estudo de viabilidade socioeconômica de cada região que engloba uma possível estrutura ferroviária, é necessário ter um leque de possibilidades trabalhadas em cima de questões geográficas dos locais.

Estudos de tráfego

Outro ponto fundamental dentro do estudo de viabilidade socioeconômica para a construção de malhas ferroviárias são os estudos de tráfego. Eles são responsáveis pelos possíveis resultados decorrentes das novas implementações. O objetivo dos estudos é, em linhas gerais, compreender quais são os níveis de interferência das ferrovias no tráfego de cidades que as compreendem, além do cálculo de benefícios decorrentes das reduções de tempo de suas viagens.

O tempo é, sem dúvidas, um dos fatores decisivos para o alto investimento do Brasil dentro do setor ferroviário. Na logística do país, as malhas rodoviárias acabam prejudicando a eficiência e desenvolvimento dessa área.

Mas, ao falar de estudo de tráfego, existem definições genéricas de fluxos semelhantes no tráfego urbano, com a predominância de veículos leves, ônibus e motocicletas ao longo do território. Com esses dados e estatísticas formulados dentro das cidades, são realizados cálculos que buscam compreender de maneira efetiva o impacto que a implementação de uma ferrovia irá causar nas cidades.

O estudo de viabilidade socioeconômica na implementação de ferrovias é, portanto, uma maneira efetiva de analisar todas as condições proporcionadas pelas áreas que serão beneficiadas com a malha ferroviária.

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