Ferrovias

Saiba tudo sobre as Ferrovias do Maranhão

Apesar de não ser um estado que se destaca pela sua produção, o Maranhão possui uma função estratégica de logística de transporte para outros estados, principalmente o Pará. O escoamento da produção paraense passa muito pelas ferrovias do Maranhão, ajudando a levar os minérios extraídos para diferentes regiões.

Nesse sentido, as ferrovias do Maranhão impactam diretamente na economia do país. Dessa maneira, é importante entender como é formado esse modal de transporte no estado maranhense, ou seja, quais são as principais ferrovias que atuam na região, curiosidade, quais commodities são transportados, números, entre outros detalhes interessantes.

Ferrovias do Maranhão

O contexto ferroviário brasileiro ainda deixa muito a desejar. Por ser um modal de transporte que fica em segundo plano, “perdendo” para o setor rodoviário, a frota ferroviária ainda carece de estações, vias e infraestrutura.

Entretanto, existem diversos estados nacionais que dependem muito da utilização das ferrovias, principalmente por conta do tipo de produto que está sendo transportado. 

Os minérios, por exemplo, são os produtos que mais passam pelas ferrovias. Cerca de 77% de todo o transporte ferroviário no país são de minérios. Como a região Norte e Nordeste se destaca na extração dos minérios, as ferrovias se tornam fundamentais.

No Maranhão existem 3 ferrovias principais: Estrada de Ferro Carajás, Ferrovia São Luís e Ferrovia Norte Sul. Essas ferrovias do Maranhão são essenciais para o escoamento dos minérios extraídos nos estados vizinhos, levando principalmente até o Porto de Itaqui, fundamental para a exportação desses produtos.

Estrada de Ferro Carajás

Construída essencialmente por decorrência do Projeto Carajás, que visava aprimorar a exploração de minérios no Pará, Tocantins e Maranhão, a Estrada de Ferro Carajás é umas das mais importantes ferrovias do país. A extensão da ferrovia é de 892 km, ligando a maior mina de minério a céu aberto, Carajás (Pará), ao  Porto de Ponta da Madeira, no Maranhão.

Diferente de outras ferrovias do Brasil, que durante muito tempo sofreram com o sucateamento e abandono de investimentos, as ferrovias do Maranhão, essencialmente a Estrada de Ferro Carajás, é uma das que está em constante avanço, recebendo investimentos recorrentes.

De 2013 a 2017, por exemplo, a ferrovia recebeu mais de 500 km de extensão, fortalecendo ainda mais sua capacidade de transporte, que passou a comportar a movimentação de  230 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Além de utilizarem as balanças ferroviárias dinâmicas da MASSA, que permitem velocidade e precisão de pesagem, leia sobre esse projeto aqui.

Com 10.756 vagões e 217 locomotivas, a EFC é uma das mais qualificadas ferrovias do Maranhão e do Brasil de modo geral justamente por conta desse investimento em infraestrutura e tecnologia. Em 2012, a EFC foi considerada a ferrovia mais eficiente do país pelo estudo do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos).

Ferrovia São Luís – Teresina

A Ferrovia São Luís, que leva o nome da capital do estado, é mais uma das principais ferrovias do Maranhão. A linha foi inaugurada em 1921, quando o transporte principal da região era o fluvial.Desenvolvida para auxiliar no escoamento de diversos produtos, essencialmente no algodão, a ferrovia permanece até hoje em atividade.

Atualmente, ela é responsável por ligar cidades de São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí), passando por  Timon, Caxias, Codó, Timbiras, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Santa Rita, Rosário e Bacabeira, todas no Maranhão.

São 454 km de ferrovia. Nos dias atuais, a ferrovia é responsável pelo transporte de diferentes insumos, como cimento, calcário corretivo, clínquer, contêineres, paletes de madeira, entre outros.

Ferrovia Norte Sul

importância das ferrovias do maranhão

Por fim, entre as principais ferrovias do Maranhão também está a Ferrovia Norte-Sul, que leva esse nome justamente por ter sido desenvolvida para abranger uma grande extensão territorial do país, de norte a sul.

Entretanto, o projeto, que já está em desenvolvimento há 30 anos, ainda não está totalmente pronto para uso. A ideia inicial era de ser construído mais de 4000 km de extensão da ferrovia, mas as obras foram atrasando constantemente. A ideia é que a linha passe, quando finalizada, pelos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Dividida em 3 trechos principais, apenas 2 estão em operação:  Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO),  e entre Rio Verde (GO) e Estrela d’Oeste (SP). Outro trecho principal, de  Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO) e outros trechos menores, como o de Ouro Verde de Goiás (próximo a Anápolis) e Rio Verde (GO), ainda carecem de terminais para operarem.

A falta de investimentos e os atrasos na conclusão das obras impossibilitam a Ferrovia Norte-Sul de receber o destaque planejado. Porém, com a chegada do Marco Legal das Ferrovias, é possível que esse cenário mude.

Desde o sancionamento da lei do Marco Legal das Ferrovias, que diminui o poder e controle do estado sobre o setor ferroviário, a expectativa cresceu consideravelmente. De acordo com o governo, já foram realizados 79 pedidos de autorização por parte de empresas privadas para investirem no setor, totalizando R $240,8 bilhões de potencial investimento. 

Essa participação da iniciativa privada pode ser determinante para que o processo de construção e efetivação da Ferrovia Norte-Sul seja acelerado, possibilitando que a via comece a atuar de fato em todo extremo do país.s;

Ferrovias do Maranhão: Porto de Itaqui

porto de itaqui

Muito do que é transportado pelas principais ferrovias do Maranhão tem como destino final os portos do estado. O principal deles é o porto de Itaqui, localizado na capital São Luís. Atualmente, é o 11° porto brasileiro com maior movimentação de cargas no país, 

O Porto do Itaqui é abastecido por diversas ferrovias da região, tais como:

  • Transnordestina (FTL)
  • Estrada de Ferro Carajás (EFC)
  • Ferrovia Norte-Sul;

A movimentação do porto é bastante intensa. Anualmente o Porto de Itaqui recebe milhões de toneladas de cargas, essencialmente  a soja, milho, fertilizantes, cobre, carvão, ferro-gusa, clinquer, escória, manganês, arroz, granéis líquidos importados, soda cáustica, etanol e GLP. 

Os investimentos para aprimorar ainda mais a atuação do Porto do Itaqui seguem acontecendo. Fundamental para o escoamento de cargas da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o porto está dentro do Plano de Investimentos da Emap (2016-2018).

Segundo o plano, os recursos destinados para a infraestrutura do Porto atingem R$1,3 bilhões. Desses, R$ 255,55 milhões são de recursos próprios, R$ 4,126 milhões em recursos federais e R$ 1,093 bilhões da iniciativa privada.

Conclusão

Como vimos durante o artigo, existem 3 principais  ferrovias do Maranhão, sendo que a mais atuante é a  Estrada de Ferro Carajás, principal ferrovia do estado do Norte e do Nordeste. Apesar de carecerem de infraestrutura e sofrerem com a falta de investimentos, as ferrovias são fundamentais para o escoamento de cargas do Pará e de outros estados, atingindo os portos maranhenses, essencialmente o Porto de Itaqui. 

Fontes:

http://www.vale.com/brasil/pt/initiatives/innovation/carajas-railway/paginas/default.aspx

http://geipot.gov.br/cadernos/2000/ma-2000.htm

https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/

https://www.portodoitaqui.ma.gov.br/porto-do-itaqui/infraestrutura

http://www.estacoesferroviarias.com.br/ma-pi/sluiz.htm

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/investimentos-ferrovias-novo-marco-legal-atraiu-240-bilhoes-reais/

https://economia.ig.com.br/2021-12-14/marco-legal-ferrovias.html

https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2021/03/liberados-172-quilometros-da-ferrovia-norte-sul-entre-goias-e-sao-paulo

https://portal.ppi.gov.br/ferrovia-ef-151-sp-mg-go-to-ferrovia-norte-sul

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