Ferrovias

Estrada de Ferro Central do Piauí: entenda tudo sobre essa ferrovia

O sistema ferroviário brasileiro existe desde o século XIX, sendo que a primeira ferrovia foi construída ainda no período pré-república. Dessa forma, com esse setor existindo há quase 200 anos, são diversas as ferrovias históricas presentes no sistema ferroviário brasileiro. Entre elas temos, por exemplo, a Estrada de Ferro Central do Piauí.

A Estrada de Ferro Central do Piauí é o antigo nome da ferrovia Parnaíba-Teresina, que atualmente encontra-se abandonada. Como veremos na sequência, apesar de estar abandonada no momento, essa ferrovia possui um histórico de importância econômica, turística e de transformação para a região em que atuava.

Ao mesmo tempo que já teve um impacto importante para o transporte de insumos e pessoas no Piauí, a revitalização dessa, assim como de outras ferrovias brasileiras, seriam fundamentais para a logística do estado, que carece de transporte eficiente para o escoamento de cargas e variação nos modais, priorizando o setor rodoviário. 

História da Estrada de Ferro Central do Piauí

estrada de ferro do piauí

Diferentemente de outras regiões brasileiras, que iniciaram o processo de implementação de ferrovias ainda no século XIX, as ferrovias no estado do Piauí demoraram a ser implementadas. O primeiro ramal ferroviário piauiense, ligando Portinho à Cacimbão, na região norte do Estado, foi inaugurado apenas em 1916.

Já a Estrada de Ferro Central do Piauí teve suas obras iniciadas em 1913. Esse processo só foi iniciado após longas reivindicações do próprio povo piauiense. Na época, políticos e empresários da região consideravam que a construção seria “inutil”, visto que, concorreria paralelamente com o Rio Parnaíba. 

A ferrovia foi inaugurada apenas em 1922, ligando o porto de Luiz Correia à estação de Cocal. Apesar disso, a obra total da ferrovia foi concluída apenas na década de 60.

A população da região teve forte influência para a construção da obra. Devido às fortes secas e estiagem que assolavam os estados do Norte e Nordeste na época, a população ansiava por inovações e pela possibilidade de uma “nova vida”. 

Os trens, que na época eram o principal modal de transporte de cargas e pessoas, seria uma novidade importante para o povo, que passou a viajar para encontrar parentes próximos, em outros municípios, ou que apenas subia nos trens para passeio, contemplando as paisagens locais. 

A seca, inclusive, acabou tendo forte impacto na construção da Estrada de Ferro Central do Piauí. A ferrovia foi erguida graças ao trabalho de operadores fugitivos de suas terras locais,essencialmente do Ceará, que deixaram seu estado de origem em busca de novas oportunidades de trabalho. 

Durante seu tempo de operação, a Estrada de Ferro Central do Piauí era responsável pelo transporte de passageiros e mercadorias para escoamento nesta região. Além disso, por ser uma novidade, as estações dessa ferrovia serviam como um espaço de encontro entre as pessoas, que compartilhavam diferentes histórias do cotidiano.

Iniciativa de revitalização da ferrovia 

homem em terminal ferroviário

A Estrada de Ferro Central do Piauí teve suas operações encerradas em 1957, quando foi anexada a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), que passou a administrar grande parte do sistema ferroviário brasileiro. Desde então, a ferrovia passou a se chamar Ferrovia Teresina-Parnaíba.

Por ser um projeto que já possuía forte resistência da classe política e empresarial da região, não houveram muitos esforços para manter a linha ativa durante esse período. Apesar disso, as obras da Estrada de Ferro Central do Piauí foram finalizadas em 1969. As operações com passageiros se encerraram 10 anos depois, em 1979.

De forma efetiva, a linha nunca foi erradicada. Entretanto, desde esse período,  a ferrovia sofre com a precarização, abandono e até mesmo vandalização dos trilhos, o que dificulta o desenvolvimento de um projeto para reutilização da linha. Porém, em determinados trechos, existe uma iniciativa para revitalização da ferrovia, como no trecho Parnaiba/Luís Correia. 

Este trecho, por exemplo, está sendo revitalizado para servir ao turismo, devido a iniciativa de órgãos locais. Esse projeto está em andamento desde 2019. A iniciativa vem, essencialmente, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí.

No começo de 2020, inclusive, chegou em Parnaíba um comboio de carretas com locomotivas e vagões adquiridos no Rio de Janeiro para começar o trabalho na revitalização da ferrovia, mas as obras foram interrompidas devido a pandemia do Coronavírus. 

Projetos de ferrovias no estado do Piauí

mulher com capacete e prancheta

Além da Estrada de Ferro Central do Piauí, ou Ferrovia Teresina-Parnaíba, também existem outras ferrovias que passam pelo estado, que atualmente são mais relevantes. A Ferrovia Transnordestina é o principal exemplo.

A Ferrovia Transnordestina foi projetada para ser a principal malha ferroviária do Nordeste, passando pelos estados do Ceará, Pernambuco e no Piauí, por exemplo. A projeção era da construção de mais de 1.700 km de extensão ferroviária. Entretanto, a estrada sofre com constantes atrasos em suas obras, tendo apenas 600km de obras concluídas. 

Ainda existem outros projetos de investimentos em ferrovias que liguem o Piauí à Pernambuco. No início de 2020, a obra, que tem como objetivo ligar Suape, no Pernambuco, à Curral Novo, do Piauí, recebeu aprovação para que as obras pudessem ser iniciadas. 

A construção da ferrovia ficará a cargo da empresa Planalto Piauí Participações e Empreendimentos, que poderá iniciar um projeto para viabilização do trecho.  A ideia para o desenvolvimento dessa nova ferrovia foi apresentada dentro do projeto Pró Trilhos, beneficiado pelo Marco Legal das Ferrovias

A ferrovia terá 717 km de extensão, auxiliando no transporte de passageiros na região e no escoamento de mercadorias importantes para a economia desses estados, essencialmente o minério de ferro. O investimento total para o projeto está na casa dos R$5,7 bilhões. 

Esse montante deve ser utilizado não somente na construção dos trilhos, terminais e trens, mas também na implementação de tecnologias apropriadas, que devem ser adicionadas para aumentar a eficiência das linhas férreas. Nesse quesito, a Massa é pioneira, desenvolvendo tecnologias fundamentais, como as balanças ferroviárias dinâmicas, para diversas ferrovias nacionais. 

Conclusão: Estrada de Ferro Central do Piauí

Como vimos, a Estrada de Ferro Central do Piauí foi uma importante ferrovia para o estado piauiense, ajudando no transporte de passageiros e escoamento de cargas da região. Entretanto, ela foi mais uma das diversas ferrovias brasileiras que sofreram com a precarização e falta de investimentos para continuarem operando e, por isso, está abandonada nos dias atuais. Mas, além da Estrada de Ferro Central do Piauí, existem utras ferrovias e também projetos de linhas ferroviárias no estado do Piauí, como a Ferrovia Transnordestina e projetos de linhas para ligar o Piauí ao Pernambuco, beneficiado pelo Marco Legal das Ferrovias. 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrovia_Teresina-Parna%C3%ADba

https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548772006_eb8af61538f3813bfa480c1db50f505e.pdf

http://www.belgianclub.com.br/pt-br/ef/estrada-de-ferro-central-do-piau%C3%AD

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Central_do_Piau%C3%AD

https://www.suape.pe.gov.br/pt/noticias/1584-ministerio-da-infraestrutura-autoriza-bemisa-a-construir-ferrovia-ligando-piaui-ao-porto-de-suape

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