Ferrovias

Ferrovia do Pantanal: uma solução para o escoamento agrícola

O Brasil está passando por uma nova fase na sua estrutura ferroviária – várias obras que estavam paradas foram retomadas ou finalizadas e outras foram aprovadas e iniciadas. Desse modo temos muitas linhas ferroviárias atualmente sendo construídas, como a Ferrovia Norte-Sul que tem intenção de ligar o estado do Pará ao Rio Grande do Sul, a Ferrovia Nova Transnordestina que ligará o Ceará ao Pernambuco e agora, recém aprovada, começará a construção da ferrovia do pantanal, que pretende ligar o município de Panorama, em São Paulo, até o de Porto Murtinho em Mato Grosso do Sul, às margens do Rio Paraguai.

A Ferrovia do Pantanal tem como objetivo – além de trazer vários benefícios para a região, como a criação de empregos e o fomento dos comércios locais – favorecer e facilitar a distribuição e o escoamento de produtos agrícolas produzidos nesta região, portanto, esses trens terão como carga principal: soja, milho e açúcar. Todavia, a abrangência será ainda maior, possibilitando o transporte de vários tipos de produtos, entre eles: minério, carne, celulose e outros grãos. 

Projeto da Ferrovia do Pantanal

ferrovia pantanal para transporte agrícola

O projeto da ferrovia pretende chegar na região trazendo várias melhorias em todas as áreas. De acordo com o Ministério da Infraestrutura (Minfra), estima-se que pelo menos 30.000 vagas de emprego serão criadas com a construção e a implementação das linhas ferroviárias já autorizadas na região, além de tudo, toda a movimentação causada por todo o processo de construção irá fomentar e aquecer de maneira considerada o comércio e a economia local.

“Temos a perspectiva sobre a geração de emprego direto e indireto, podendo superar mais de 30 mil vagas. Este é o grande ponto de desenvolvimento e geração de emprego que as ferrovias poderão trazer ao Estado”, depoimento dado pelo Jaime Verruck, titular da Semagro.Ainda visando os benefícios da construção da ferrovia do pantanal, Verruck acrescenta a respeito do investimento feito no projeto, “São praticamente R$1 bilhão, somente no trecho de Três Lagoas a Aparecida do Taboado. Já nos 345 km do trecho sul-mato-grossense da Nova Ferroeste, que vai de Maracaju até Mundo Novo, são mais de R$ 4 bilhões, totalizando assim, R$ 5 bilhões a serem investidos nos próximos anos em Mato Grosso do Sul”.

Essa obra é uma parceria Público-Privada, onde várias empresas estarão envolvidas no setor de investimento e na construção dessas malhas ferroviárias da ferrovia do pantanal: Eldorado Brasil Celulose, MRS e Suzano, por exemplo, são alguns nomes de empresas que investiram no projeto. 

Essas ferrovias, que deverão começar sua construção até 2024, trarão, ainda, muitas inovações tecnológicas, que ajudarão a facilitar ainda mais a organização, distribuição e escoamento dos produtos agrícolas e minerais que serão transportados por esses trens. Funções na parte da automação dos trens, como balanças dinâmicas, como as nossas da MASSA, que facilitam a pesagem de grãos no vagão. Mudanças como essas irão otimizar e facilitar todo o processo, além de baratear o transporte. 

Como é feito o transporte atualmente

planície alagada

Hoje, o transporte de todas essas cargas presentes na região é feito, em sua maior parte, através de rodovias e outra parte por ferrovias, que chegam até os portos. 

Contudo, esse sistema rodoviário está se mostrando completamente ultrapassado e sua dependência já se mostrou diversas vezes perigosa. A linha ferroviária não depende somente de combustíveis fósseis para se locomover, causando um impacto ambiental muito menor e menos nocivo que qualquer meio de transporte rodoviário. 

Além desse, outros problemas, que podem ser resolvidos com a construção da ferrovia do pantanal, ainda rodeiam o atual sistema de transporte vigente. O tempo gasto na estrada é muito superior ao gasto nos trilhos, mas não só isso, o custo também acaba sendo mais alto. Com a construção da nova ferrovia, estima-se que o custo do transporte de grãos da região da ferrovia do pantanal cairá em até 30 por cento, de acordo com especialistas ouvidos pelo G1 na matéria que pode ser encontrada aqui.

Produção do Mato Grosso do Sul

plantação de soja

Localizado na região centro-oeste do território brasileiro, o estado do Mato Grosso do Sul possui uma área de extensão equivalente à Alemanha, com uma população de mais de dois milhões de habitantes, é um estado que baseia sua economia quase que totalmente na produção rural, onde inclui agricultura de extrativismo, pecuária e extração mineral. 

Com isso, devido a sua localização, onde faz fronteira com estados considerados grandes centros consumidores, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, sua indústria rural atende uma demanda de nível e números consideráveis, onde exige uma eficiência tanto na produção quanto na distribuição dos produtos agrícolas. 

Portanto, a Ferrovia do Pantanal chega com força para fomentar o desenvolvimento de toda a área que será ocupada por ela. Sem exceções, a malha ferroviária, quando implantada, trará benefícios rápidos e práticos no processo de escoamento de produtos agrícolas, como a soja, milho e o açúcar.

Como já citado, especialistas estimam uma redução de 30 por cento no valor do transporte através dessas ferrovias, em relação ao feito atualmente pelas rodovias. Com o custo do transporte sendo reduzido, por conseguinte, o valor final do produto cairá também, acarretando um efeito cascata de benefícios. 

Já passou da hora do país optar por meios mais eficientes, sustentáveis e rápidos para resolver problemas que há anos nos afrontam. Com o novo marco ferroviário brasileiro, agora conseguimos ter um norte para poder implementar um sistema ferroviário eficiente e útil e que atenderá cada vez mais áreas desse país continental que é o Brasil. 

As linhas que estão sendo aprovadas e construídas ao redor do território brasileiro tem como objetivo tornar mais acessível, tanto o transporte, como o próprio produto transportado. O tempo ganho com o transporte ferroviário é de extrema importância para a continuidade e a estabilidade da produção em larga escala de todos os tipos de produtos agrícolas. 

Sendo mais um desses projetos, as ferrovias que estão sendo construídas na região do pantanal, no estado de Mato Grosso do Sul, virão para auxiliar no processo de modernização do nosso transporte nacional. 

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