Balanças Ferroviárias

Conheça o software ferroviário que calibra balança ferroviária pelo celular

Atualmente, muitas inovações tecnológicas têm sido utilizadas para aprimorar as atividades do setor ferroviário, incluindo as diferentes etapas envolvidas neste tipo de transporte, como o carregamento e descarregamento de carga e a locomoção de trens. Por exemplo, é cada vez mais comum a utilização de software ferroviário para auxiliar na pesagem e calibração de balanças em serviços no modal ferroviário.

A boa notícia é que a pesagem não foi a única etapa do processo a ser contemplada por avanços da tecnologia. Os detectores de descarrilamento, por exemplo, são ferramentas essenciais para a segurança dos transportes, pelo fato de poderem alertar a central de gestão sobre qualquer atividade irregular. 

De modo parecido, a instalação de tags em vagões e locomotivas permite rastrear o deslocamento dos veículos, além de viabilizar o acesso remoto a muitos dados de cada unidade da frota, como o histórico de viagens e o registro de manutenção.

Principalmente quando estão aliadas a softwares e aplicativos especializados, tecnologias desses tipos são fundamentais para explorar o verdadeiro potencial do modal ferroviário. Entenda os motivos para isso na sequência!

Softwares ferroviários

software ferroviário que faz calibragens

Hoje em dia, a gestão dos processos ferroviários, mais do que nunca, pode ser aprimorada através do uso de sistemas computacionais, como é o caso do software ferroviário da MASSA, o SIMMSOFT 7. Para isso, programas e aplicativos como esse permitem a integração de muitas outras tecnologias envolvidas no transporte ferroviário.

Portanto, através de ferramentas de rastreamento de vagões, monitoramento de trilhos e de pesagem de trens, um software ferroviário é capaz de calcular e organizar diversas informações sobre o transporte de carga, como a velocidade dos trens, o gasto de combustível, a posição em tempo real dos veículos e o peso de vagões e cargas.

Por causa do acesso facilitado a esses dados, é possível desenvolver um plano logístico com decisões e soluções mais eficazes. Isso pode ser capaz de reduzir os custos de transporte, assim como o tempo das viagens. Sem contar que um plano logístico bem embasado é fundamental para diminuir o risco de acidentes durante as etapas do processo.

Agora que conhecemos os inúmeros benefícios que o uso de ferramentas digitais pode trazer ao gerenciamento ferroviário, vamos falar de um dos principais softwares ferroviários do mercado, o SIMMSOFT 7.

O software ferroviário da Massa

dados de um software ferroviário

A pesagem de vagões é uma das etapas mais importantes do processo ferroviário. É fundamental estar ciente do peso de cada vagão, afinal, cada trilho suporta um peso máximo que deve ser respeitado para evitar danos à estrutura. Além disso, a pesagem é uma indispensável medida de segurança, pois ela permite determinar o limite de velocidade a ser respeitado pela locomotiva, evitando acidentes e descarrilamentos.

De modo geral, esse procedimento pode ser realizado por dois tipos de balança: a estática e a dinâmica. A balança estática é a tecnologia mais antiga e ela recebe essa denominação, pois necessita que o veículo esteja parado para executar a medição. É muito comum encontrar equipamentos desse tipo em zonas de carregamento e descarregamento de vagões.

Por outro lado, a balança dinâmica oferece um modelo de pesagem mais moderno. O seu diferencial é que ela é capaz de medir o peso de veículos em movimento sem sacrificar a exatidão do cálculo. Realizar a pesagem dinâmica é uma boa maneira de economizar combustível, afinal, ela dispensa a necessidade de desengatar os vagões e manobrá-los.

Pensando especificamente na importância de uma pesagem precisa e ágil de vagões e cargas transportadas por trens, a MASSA desenvolveu o software ferroviário SIMMSOFT 7. Esse programa, que é baseado em Microsoft Windows, reúne todos os dados coletados pelas balanças dinâmicas e permite acompanhá-los em tempo real.

Portanto, através de uma interface amigável e auto explicativa, o usuário do SIMMSOFT 7 terá acesso a diversas estatísticas relacionadas a pesagem de vagões, que poderão ser usadas para identificar e solucionar problemas logísticos

Funcionalidades do SIMMSOFT 7

vagões de trem

Como foi dito no tópico anterior, o software ferroviário SIMMSOFT 7 permite consultar várias informações relacionadas ao peso das locomotivas. Vamos conhecer as principais.

Por exemplo, é possível examinar não só a massa individual de cada vagão, mas também o peso suportado por cada um dos eixos e truques. Isso possibilita analisar a distribuição da carga no interior dos vagões, além de servir para identificar riscos de acidentes e garantir que a via permanente não esteja sendo sobrecarregada.

Além disso, o SIMMSOFT 7 realiza a comunicação entre as balanças, o que contribui para a exatidão do cálculo das pesagens. Sem contar que o programa registra e arquiva todos os dados do transporte ferroviário, como, por exemplo, a média de carga transportada total e o desvio padrão, possibilitando a otimização dos processos.

SIMMSOFT 7 e a calibração por celular

vagões de trem sobre trilhos

Para que a pesagem cumpra todos os seus benefícios, é muito importante que a medição seja feita da maneira mais precisa possível. Isso ocorre porque os trens são responsáveis por transportar grandes volumes de carga. Ou seja, mesmo se a margem de erro na leitura for pequena, isso pode significar toneladas de diferença quando consideramos o peso total da locomotiva.

Dito isso, é muito comum que balanças ferroviárias fiquem descalibradas de tempos em tempos. Isso pode acontecer por causa de defeitos na via permanente ou simplesmente por causa do uso frequente. Por isso, é essencial calibrar as balanças regularmente para que a pesagem seja realizada com mais exatidão.

Entendendo essa necessidade, a MASSA adicionou à lista de funções do software ferroviário SIMMSOFT 7 a possibilidade de realizar a calibração facilmente pelo celular. Desse modo, através das leituras coletadas pelo software, o usuário poderá perceber quando alguma balança estiver mostrando dados incorretos e, imediatamente, regular o equipamento de forma remota e descomplicada.

Conclusão

Ficou claro que o uso de um software ferroviário como o SIMMSOFT 7 é uma estratégia muito eficiente para otimizar os processos relacionados ao transporte sobre trilhos. Se você tem interesse em ganhar vantagem no mercado e implementar essa tecnologia e outras da MASSA no seu serviços de transporte ferroviário, clique aqui e entre em contato conosco!

pt_BR
en_US es_ES pt_BR