Ferrovias

Inovações ferroviárias: saiba quais as tendências tecnológicas do setor

É possível observar uma série de avanços em relação à tecnologia em todos os setores da economia, seja na indústria, agronegócio, mineração, entre outros. Nos setores de infraestrutura, isso não é diferente. A tecnologia, especialmente a computacional, é fundamental para que inovações ferroviárias, por exemplo, sejam utilizadas no setor.

Como sabemos, o setor ferroviário é um importante modal de transporte no mundo todo, tanto para transporte de pessoas, como para a movimentação de cargas. Mesmo que aqui no Brasil a utilização desse setor não seja a ideal, ele segue desempenhando um papel importante para o transporte de mercadorias, abastecendo estados e municípios, mas principalmente os portos nacionais para a exportação.

Depois de um longo retrocesso em investimentos no setor ferroviário no século passado, os investimentos começaram a subir nos últimos anos. Mas, para que o setor se desenvolva cada vez mais e se mantenha importante para o Brasil, é fundamental o aprimoramento tecnológico.

Nesse sentido, existem algumas tecnologias que já são utilizadas e que foram desenvolvidas nas últimas décadas e que merecem destaque. Nesse artigo falaremos das principais inovações ferroviárias, explicando o que são, como funcionam e de que maneira elas ajudam a aprimorar ainda mais esse importante modal de transporte.

Balança Dinâmica

inovações tecnológicas - trem amarelo

Para começar, temos a balança dinâmica, que é um instrumento fundamental para a pesagem do trem em movimento nas malhas ferroviárias nacionais.

Em nosso blog você confere uma série de artigos explicando tudo sobre o funcionamento e a importância das balanças ferroviárias, especialmente as dinâmicas, que se sobressaem sobre os outros modelos justamente por permitir que a pesagem seja feita sem que o trem precise parar.

Esse modelo de funcionamento garante uma série de vantagens para as balanças dinâmicas, como rapidez no processo de pesagem, economia, aceleração no percurso dos trens ferroviários e diminuição na perda de cargas durante a pesagem.

As balanças dinâmicas se enquadram na categoria de inovações ferroviárias pois o seu funcionamento depende de tecnologias modernas e avançadas. 

Para que a pesagem seja feita de forma precisa, a balança dinâmica possui células de carga digitais, que são as principais responsáveis por disponibilizar os dados referente às pesagens a um servidor que permanece conectado a uma rede.

Através dessa interação entre esses dois elementos tecnológicos, o profissional responsável por registrar e observar as pesagens consegue obter valores precisos, fazendo com que as decisões seguintes sejam tomadas de maneira criteriosa e com base em uma pesagem bastante assertiva.

Detectores e sensoriamento inteligente

inovações ferroviárias - trilhos de trem

A segurança é um aspecto fundamental para que as vias ferroviárias possam funcionar. Sem projetos que aumentem a segurança do transporte de cargas dos trens e das pessoas envolvidas nos trajetos, seria muito mais recorrente o número de acidentes em linhas ferroviárias.

Nesse sentido, existem uma série de inovações ferroviárias que já são utilizadas, mas que precisam ser aprimoradas, e que ajudam a garantir trajetos mais seguros e confiáveis.

Os detectores de descarrilamento, por exemplo, são instrumentos com alta tecnologia envolvida. 

Esses detectores são posicionados nos trilhos de trem e se quebram ao serem atingidos por vagões descarrilados, acionando um alarme e alertando as pessoas que ficam com a responsabilidade de tomar as ações necessárias com rapidez e eficiência.

Outro tipo de sensor inteligente utilizado para aumentar a segurança e a qualidade dos trajetos nas vias ferroviárias são os leitores de tag. 

Esse dispositivo é posicionado nas locomotivas e nos vagões, possibilitando que uma central consiga observar toda a movimentação dos trens nas vias, entendendo onde eles estão e conseguindo identificar caso haja algum problema relevante durante o trajeto.

Inovações ferroviárias: novas fontes de energia

inovações ferroviárias - estação ferroviária

Outro aspecto importante das inovações ferroviárias, é em relação às novas fontes de energia que estão sendo utilizadas para que os trens possam funcionar, sendo esse um destaque fundamental para a qualificação do meio ambiente.

No momento atual já existem estudos, por exemplo, para que trens possam ser movidos a hidrogênio, podendo, inclusive, captar a energia necessária para o funcionamento com a própria movimentação do veículo.

Outra fonte de energia que pode ser utilizada é a cinética, capturada através de tecnologias instalados no próprio solo onde está montada a via férrea. 

A energia solar também pode ser captada e utilizada para que os trens não dependem mais dos combustíveis fósseis como fonte de energia. 

O sistema de energia solar já é muito utilizado em diferentes espaços e setores, permitindo que ocorra uma diminuição no consumo energético de fontes não naturais.

Essa diversificação da matriz energética pode ajudar a criar uma rede de movimentação mais sustentável, sendo esse um dos principais motivos para que se falam tanto que o setor ferroviário traria um ganho para a sustentabilidade importante em relação ao setor rodoviário, já que os caminhões seguem dependendo do combustível como álcool e gasolina para funcionar.

Com fontes naturais e renováveis, recursos importantes para o meio ambiente não são desperdiçados. Além disso, essas fontes energéticas que mencionamos diminuiriam a degradação ambiental pela movimentação dos trens, tornando esse aspecto menos impactante.

 Ferrovia inserida no meio digital

ferrovia inserida no meio digital

Você consegue imaginar um setor tão importante como o ferroviário não estar inserido nos meios digitais como todos os outros setores produtores fazem? É simplesmente inimaginável.

Atualmente, todos os segmentos importantes para a economia do Brasil, como a indústria, agronegócio, serviços,entre outros, estão se adaptando a essa necessidade de utilizar os meios digitais a seu favor. 

Em relação ao sistema ferroviário, o uso de softwares e sistemas computacionais já estão sendo utilizados, mas essas são inovações ferroviárias que ainda podem ser muito mais exploradas. 

Nas próprias balanças dinâmicas, que ganham cada vez mais força, a pesagem de cargas é possibilitada por decorrência de sistemas como esse.

Explorar a inteligência artificial dos computadores, softwares e sistemas computacionais possibilita uma série de vantagens e capacitação para o setor ferroviário, já que os processos se tornam mais precisos em diferentes etapas do transporte de cargas, como na pesagem, movimentação, carregamento e descarregamento.

Até mesmo para o planejamento logístico das empresas envolvidas nos transportes essas inovações ferroviárias digitais são fundamentais, visto que, as corporações envolvidas conseguem utilizar as ferramentas digitais para que as transações sejam melhores planejadas, organizadas e precisas, evitando perdas ao longo de várias etapas.

Conclusão sobre inovações ferroviárias

Como vimos, as inovações ferroviárias relacionadas à tecnologia são fundamentais para que o setor siga crescendo e qualificando suas operações. Diversos dispositivos e ferramentas já são utilizadas e possibilitaram uma melhora importante no funcionamento das vias, mas ainda existem ideias que estão sendo trabalhadas e estudadas para que as inovações sejam cada vez mais impactantes.

Fontes:

http://revistaepocanegocios.globo.com/caminhosparaofuturo/inovacoes-ferroviais/index.html

https://www.mrs.com.br/post-blog-mrs/alta-tecnologia-a-servico-da-seguranca-ferroviaria/

http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvmostrappga/paper/viewFile/4236/1354

https://www.mrs.com.br/post-blog-inovacao/detector-de-descarrilamento/

pt_BR
en_US es_ES pt_BR