Balança Dinâmica

3 motivos para realizar a pesagem do trem em movimento

A pesagem do trem em movimento é uma tarefa que faz parte da rotina do transporte ferroviário, pois determina se o veículo está atendendo às normas de segurança para poder circular, levando em conta o impacto que o peso em excesso pode ter sobre a vida útil dos trilhos e das rodas.

Além disso, a pesagem pode reduzir custos, quando utilizada em situações inversas a esta já mencionada. Transportar exige um custo com mão de obra, reparos, combustível e, por isso, não vale a pena colocar um trem em movimento para transportar menos do que a sua capacidade.

Existem tipos diferentes de pesagem, com sistemas diferentes e cada uma possui características específicas, determinantes para os engenheiros que projetam um sistema de transporte por linha férrea.

As mais comuns no mercado de transporte ferroviário são a balança de fluxo, balança estática, balança por batelada e, por fim, a balança que é tema deste artigo, a dinâmica. Logo, nos aprofundaremos nos 3 motivos para realizar a pesagem do trem em movimento, incluindo um motivo bônus.

Otimização do processo de pesagem do trem

trem em movimento - operadores em estação ferroviária

No setor de transportes, seja ele rodoviário ou ferroviário, uma das prioridades é a velocidade com que tal transporte é realizado. Por isso, o investimento em tecnologias e estratégias para reduzir o tempo com que uma máquina percorre altas distâncias tem crescido e gerado ótimos resultados.

Todos os processos que antecedem o transporte são projetados para ter eficiência e velocidade, desde a manutenção, até a pesagem dos vagões. 

Antes, para preservar o estado dos vagões e garantir que eles não oferecessem risco, era feita a pesagem estática de cada um deles. Esta pesagem consistia em desacoplar o conjunto e pesar cada uma das suas partes individualmente.

Apesar da precisão, a pesagem estática envolvia muito tempo para ser feita e processada com precisão, o que tem um custo alto para um setor que é conhecido pela velocidade.

Por isso e pensando em uma solução, foi desenvolvida a balança dinâmica, que consegue pesar o trem em movimento e garantir a otimização dos processos logísticos que envolvem o transporte ferroviário.

Uma balança dinâmica pode pesar o conjunto com a velocidade de até 10Km/h, com a eficiência de até 99,8% na pesagem de um vagão. Outra característica é a sua flexibilidade, que permite a pesagem individual do vagão, pesagem individual do trem, pesagem do peso por eixo, pesagem por truque e pesagem por distribuição de cargas por quadrante. 

Segurança

trem em movimento - operário com capacete

Para garantir a segurança dos operadores, manutentores e outros profissionais que estão ligados ao transporte férreo, os trens devem operar de acordo com normas de segurança e atender especificações técnicas para garantir o controle do seu funcionamento.

Por isso, o peso com que estas máquinas poderosas operam é um fator que não deixa de ser considerado, visto a sua durabilidade, a qualidade das suas peças e os riscos que um mau funcionamento pode oferecer aos operadores.

A vantagem de uma pesagem dinâmica, ou seja, com trem em movimento, é que não há necessidade de incluir operadores na atividade, o que permite manutenções sem a NR33, a norma que regulamenta espaços confinados e exige uma série de medidas para proteger o operário que realiza reparos, manutenções e outras atividades.

Se um trem em movimento sem carga já é pesado e provoca desgastes nos trilhos e nas rodas, com carga excessiva ou sobrepeso, pode encurtar a sua vida útil de maneira não prevista, o que pode ser pior ainda.

É essencial que a manutenção deste maquinário consiga mensurar a sua capacidade física. Caso os trilhos começam a se deformar antes da previsão estipulada pelos seus fabricantes, cabe aos manutentores encontrarem estas falhas e intervirem antes que acidentes possam acontecer.

Para este tipo de situação que as balanças dinâmicas foram projetadas, calcular o peso dos vagões e do seu conjunto antes que possam resultar em desgastes excessivos, encurtamento da vida útil e acidentes.

Economia de combustível com pesagem do trem em movimento

barris de combustível

A quantidade de combustível que um trem necessita para se deslocar é grande, devido ao seu peso. Por isso, todos os processos que envolvem a sua circulação são planejados ao ponto de reduzir custos e otimizar a sua performance.

Isto quer dizer que quanto menos combustível for usado para que esta máquina opere, melhor. Fazer a pesagem estática de um trem não implica apenas em pará-lo, mas manobrá-lo também.

Pode não parecer, mas por se tratarem de procedimentos rotineiros, as pesagens acontecem com muita frequência e, no caso da estática, demandam mais combustível por conta das manobras.

Investir em um sistema de pesagem que opere com o trem em movimento não gera economia apenas por evitar o sobrepeso, mas também, por não precisar de manobras para pontos onde os vagões são desacoplados e para os locais de pesagem.  

MOTIVO BÔNUS: Diminuição do número de operadores

operador de manutenção trabalhando

Como mencionamos anteriormente, a pesagem dinâmica não necessita de muitos operadores para ser realizada.

Mesmo que ainda sejam necessários, os operários têm uma demanda de tarefas reduzidas em relação à pesagem. Como não há segurança em realizá-la com os funcionários dentro do trem em movimento, o processo é feito com os vagões conectados.

Para a pesagem dinâmica a Massa utiliza o software SIMMSOFT, que tem a capacidade de pesar o trem em movimento, com todas as suas partes e ainda isolá-las com eficiência, rejeitando qualquer intervenção humana para diferenciar vagões com cargas diferentes, ou o seu conjunto.

Conclusão sobre a pesagem do trem em movimento

Até aqui, diferenciamos a pesagem estática da pesagem dinâmica e os benefícios da segunda.

Projetada para melhorar a eficiência do transporte férreo, a pesagem dinâmica otimiza a logística, visto que facilita o trabalho sem que as partes que compõem o trem precisem ser desmontadas.

Em lugares onde a locomoção de trens é alta, não há tempo para interromper os trens e manobrá-los, um a um, com vagões separados.

Além da dinamicidade, esta ferramenta pode reduzir os custos referente ao uso de combustíveis, para todas as paradas e mão de obra, muitas vezes necessária para desacoplar e acoplar os vagões antes que possam circular novamente. 

Fontes:

https://www.mrs.com.br/post-blog-inovacao/balanca-ferroviaria-dinamica/

https://www.mt.com/br/pt/home/products/Transport_and_Logistics_Solutions/rail_scales.html

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