Balança Dinâmica, Balança Estática, Balanças Ferroviárias

Balança Dinâmica ou Balança Estática, qual é a melhor?

Em um país como o Brasil, com proporções continentais, o transporte de cargas sempre será um tarefa complicada. Sendo assim, uma forma de facilitar esse tipo de serviço é através da malha ferroviária, onde se é possível transportar um maior volume de material de uma única vez em um trem. Mesmo assim, existe um limite máximo que pode ser levado, sendo necessário fazer a pesagem das cargas por meio de balança dinâmica ou balança estática.

Com isso, após um período de esquecimento, o cenário da utilização da malha ferroviária brasileira tem crescido, muito por conta da concessão de serviços à iniciativa privada. Uma consequência disso foi  a produção transportada ter subido em 195 % nos últimos 22 anos, saltando de 137 bilhões para 407 bilhões de TKU (Tonelada por Quilômetro Útil).

Além disso, a movimentação de carga cresceu 125% entre 1997 e 2018, saindo de 253 milhões para 569 milhões de TU (Tonelada Útil). E sabe como foi possível obter essas medidas? Através de uma pesagem eficiente da carga. Ou seja, por meio de uma balança ferroviária de qualidade.   

Dessa forma, qual balança é melhor para ser usada no seu negócio? Balança dinâmica ou balança estática?

Balança Estática

Balança Estática

Um primeiro modelo de balança ferroviária é denominada de estática. Esse nome se deve ao fato da necessidade desse equipamento de o ativo ferroviário ou trem esteja completamente parado e com os vagões devidamente desengatados para que seja realizado a pesagem, que nesse caso é feita pela diferença entre peso bruto versus peso de tara.

Ao se utilizar desse método de pesagem, em uma descarga de mercadoria, por exemplo, a balança poderá estar localizada embaixo de uma moega portuária, independente se for antes dela ou em linhas adjacentes. Enquanto isso, no caso do abastecimento de vagões, o equipamento precisa estar localizado abaixo de uma tulha de carregamento, depois ou em linhas adjacentes.

Para que a pesagem seja confiável, é de extrema importância que a balança usada possua homologação junto ao INMETRO. Caso ao contrário, pode ocorrer inúmeros erros de aferimento de carga, o que pode gerar em situações mais drásticas algum acidente durante o transporte.

Além disso, uma balança estática apresenta alguns pontos que acaba atrapalhando a sua utilização no dia a dia em um mercado cada vez mais competitivo. O primeiro deles é a questão da obrigatoriedade de fazer todo o processo parado, o que implica em um gasto de tempo maior para a liberação do escoamento dos produtos.

Esse processo também implica em um maior gasto energético e, por consequência, financeiro com o trem, uma vez que é preciso ficar andando e parando a todo momento.   

Balança Dinâmica

balança ferroviária

A balança dinâmica, ao contrário do que ocorre com a estática, não precisa que os vagões fiquem estacionados em cima dos trilhos de pesagem, sendo possível que eles passem em uma velocidade pré-determinada para que seja feita a pesagem.

Balança ferroviária Dinâmica

Esse equipamento se torna de grande valia no mercado pelo fato de oferecer uma pesagem muito mais rápida e eficiente quando em comparação com outros modelos. Esse modelo se torna ainda mais imprescindível quando se é levado em conta a necessidade de pesar mais de 30 vagões por dia.

Para você entender efetivamente como esse processo funciona, imagine que a velocidade máxima permitida para que ocorra a pesagem é de 15 km/h, sendo assim, é possível pesar algo em torno de 150 vagões em menos de 15 minutos. Esse é um ganho operacional gigantesco, ainda mais quando existir a necessidade de desengatar algum vagão.

É possível encontrar diferentes tipos desse equipamento no mercado, possuindo diferenças na classe de exatidão. Assim, existem empresas que oferecem modelos com classe de exatidão 1.0, 0.5 e 0.2, tanto para vagões quanto para composição.

Tecnologia de ponta

tecnologia de ponta

As balanças dinâmicas contam com a aplicação de tecnologia moderna para fazer o seu funcionamento. Devido a isso, esses sistemas de pesagem conseguem captar os pesos homologados para fins comerciais de carruagens individuais enquanto o comboio permanece engatado e se desloca sobre a balança a velocidades pré-determinadas.

Além disso, ao optar por esse modelo de equipamento, também existe a possibilidade de que ele funcione sem a presença de qualquer funcionário. Ou seja, a balança é totalmente automatizada, podendo ser customizada com itens acessórios de leitura automática de vagões, como RFID e OCR-Ferroviário, dependendo da necessidade da empresa.

Implementação de balança dinâmica ou balança estática

construção da balança ferroviária

Independente da escolha ser uma balança dinâmica ou balança estática é preciso entender sobre o processo de implantação do equipamento. Com isso, saiba desde já que no caso da balança dinâmica não é preciso uma obra muito complexa, com a criação de fossos ou fundações, o que torna o início da operação bem mais rápido, em comparação com a estática que necessita de obra civil (fosso).

Balança em construção

Assim, para colocar em operação uma balança dinâmica, após a escolha de um local que atenda aos requisitos pré-determinados pelo fabricante da balança, uma seção dos trilhos existentes é removida da via férrea e substituída pelos trilhos da balança. Em seguida, é feito o reposicionamento dos dormentes e adequação do lastro.

Com cada uma seguindo os seus requisitos de instalação, a balança dinâmica ou balança estática está pronta para ser calibrada e, em sequência, utilizada.

Construção da balança ferroviária
Construção da balança ferroviária

Qual é a melhor balança?

Ao fazer um comparativo para saber qual equipamento é melhor, a balança dinâmica ou balança estática, fica perceptível que a primeira opção, respectivamente, é a melhor que existe nesse momento. Devido a alta exigência do mercado atual, não se pode mais perder tempos com tarefas simples.

Por isso, ao contar com uma balança dinâmica ao invés de uma estática, a sua empresa ganha em velocidade, precisão e, por consequência, em lucratividade também. Assim, quanto maior for a sua demanda diária de pesagem, busque contar com uma balança dinâmica com a maior qualidade possível, como as da Massa Pesagem e Automação Industrial.

Conclusão

Em suma, ao longo do artigo, você pode perceber que no caso de dúvida sobre qual equipamento escolher, balança dinâmica ou balança estática, opte sempre pela balança dinâmica. Além disso, conte sempre com a parceria da Massa Pesagem e Automação Industrial para fazer a melhor escolha para o seu negócio.

Quer ficar sabendo quando tem conteúdo novo no Blog da Massa? Então nos siga no Facebook que sempre avisamos quando um conteúdo novo é postado.

pt_BR
en_US es_ES pt_BR