Balança Dinâmica

O que é balança dinâmica e como funciona

O trabalho com transporte de mercadorias em trens exige muita expertise dos trabalhadores, desde a escolha do vagão correto a ser utilizado até detalhes logísticos. Com isso, assim como em transportes rodoviários, por exemplo, também é preciso considerar o peso do que é transportado para não ocorrer problemas na viagem. Para fazer essa verificação pode ser utilizada uma balança dinâmica. Mas, o que é balança dinâmica?

Equipamento de precisão, esse tipo de balança consegue precisar com grande exatidão a carga de cada vagão, garantindo uma melhor acomodação dos materiais. Com isso, e também devido ao maior volume de carga transportada nas ferrovias nos últimos anos devido ao agronegócio, a demanda por balanças aumentou, tendo em 2018 um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior.

Diante desse cenário, quer saber de forma mais detalhada o que é balança dinâmica? Então siga com a leitura do artigo até o final e conheça de forma mais detalhada os atributos que fazem desse equipamento um item de extrema importância para as empresas que realizam transporte ferroviário.

Índice do Conteúdo

O que é balança dinâmica?

Balança Dinâmica

Assim como o nome já deixa claro e você podia estar imaginando, uma balança ferroviária dinâmica é aquela que realiza a pesagem do trem e seus vagões com ele em movimento. Ou seja, para que ocorra essa verificação, o trem precisa passar por cima de onde foi instalada a balança, obtém assim o valor da carga.

O valor obtido pode ser referente a carga que está depositada sobre cada eixo do vagão ou ainda sobre o valor total de cada vagão. No caso da necessidade de saber a carga total que está sendo transportada no momento, basta realizar a soma simples de todos os valores apontados pela balança.

Já em relação a parte estrutural do equipamento, os trilhos que são designados para a pesagem possuem aproximadamente 3,94 metros de comprimento, sendo instalados diretamente na via, não exigindo nenhuma obra adicional nas classes de precisão 1% e 0,5%. Enquanto isso, as células de carga da balança são especialmente robustas e integradas a esses trilhos de pesagem.

Para as classes mais precisas de 0,2%, é essencial a construção de uma infraestrutura de base rígida na região de instalação dos trilhos de pesagem. Essa plataforma civil garante maior estabilidade do vagão, no momento da pesagem, aumentando assim, as condições para uma pesagem com maior precisão.

Balança Ferroviária

Essa característica, em especial, consegue proporcionar uma maior rigidez ao equipamento, o que não é encontrado em modelos que se utilizam em células comuns. Dependendo da demanda e do modelo, a balança dinâmica também pode contar com um sistema de identificação do vagão, através da leitura do seu prefixo. Os mais comuns são sistemas de RFID e OCR-Ferroviário. 

Além disso, também podem ser encontrados modelos com sensores de presença, permitindo manobras tanto de frente como de ré para ser realizada a pesagem sem prejudicar a leitura. Essa tecnologia de sensores de roda está obsoleta. Atualmente a Massa Pesagem utiliza uma tecnologia que detecta o sentido da composição, contagem de eixos com avanços, paradas e recuos através da tecnologia de eletrônicas DUAL AD.

Tecnologia aplicada na pesagem dinâmica

Tecnologia aplicada na balança dinâmica

Para conseguir determinar o peso que está sob os trilhos de pesagem no momento exato da passagem do trem, a balança dinâmica conta com células de carga digitais que disponibilizam os dados da pesagem remotamente ao servidor que ele está conectado através de rede TCP/IP.

A partir dessa comunicação, no caso da balança dinâmica ferroviária da Massa Pesagem e Automação Industrial, empresa brasileira que atua no ramo de sistemas de pesagem desde 2004, será indicado para o operador do sistema os valores obtidos  através do software de operação SIMMSOFT (versão 7), baseado em plataforma Microsoft Windows™.

Por meio desse software é realizado o processamento de todos os dados e obtido os valores do peso individual do vagão e do trem, do o peso por eixo, truque e a distribuição de carga por quadrantes. Assim como já mencionado, com todas essas informações é possível prevenir a ocorrência de acidentes e também evitar a necessidade de um número tão alto de manutenções, que geram um gasto maior para a empresa.

Além desses dados, o sistema da Massa também disponibiliza a média transportada total e o desvio padrão, otimizando os processos e utilização desse meio modal de transporte tão importante e eficaz para grandes cargas e distâncias. 

Benefícios da balança dinâmica

Balança Dinâmica

Agora que você já viu de forma mais detalhada o que é balança dinâmica, chegou o momento de também entender quais são os benefícios efetivos que esse equipamento pode trazer para a sua empresa. Confira abaixo:

1 – Precisão

Precisão

As antigas balanças utilizadas para pesar comboios e vagões tornaram se obsoletas sem contar com a aplicação da tecnologia. Atualmente, não é mais possível ficar no campo da especulação, é preciso ter uma certeza praticamente exata para evitar prejuízos e acidentes.

Sendo assim, ao entender o que é balança dinâmica, se compreende que o equipamento confere a precisão necessária para esse tipo de serviço. Uma pesagem rápida e de confiança.

2 – Versatilidade

Versatilidade

Uma balança dinâmica consegue oferecer uma versatilidade que outras balanças comuns não conseguem. Esse equipamento pode operar de duas formas diferentes, sendo a primeira com a pesagem de tara e bruto realizadas por uma única balança ou de uma segunda forma sendo executada por duas balanças simultaneamente.

É indicado adotar a primeira configuração nos casos em que é preciso um controle da entrada ou saída de mercadorias em pátios ferroviários de siderúrgicas, portos, agronegócio ou ainda empresas de logística, por exemplo. Já a segunda maneira de utilização ganha mais sentido no caso do carregamento de minério no pátio de uma mineradora, ou em um terminal de transbordo de produtos à granel do agronegócio, que operam com carregamento por tulhas e/ou descarga por moegas, por exemplo.

Isso se deve ao fato dessa disposição do sistema permite o menor impacto possível na operação ao introduzir um processo da pesagem que não exige alterações significativas na linha produtiva, como manobras adicionais dos vagões.

3 – Otimização do tempo

Otimização do tempo

Outro ponto que ganha destaque ao se descobrir o que é balança dinâmica e a otimização dos processos proporcionada pelo equipamento. Sendo fácil instalação, não exigindo nenhum tipo de obra complexa, esse modelo de balança consegue ser colocado em operação rapidamente. 

Além disso, pelo fato de a pesagem não precisar ser parada, existe um ganho de tempo enorme para fazer a verificação de toda a carga e liberar o trem para realizar o transporte, por exemplo.

Conclusão

A partir da explicação sobre o que é balança dinâmica fica claro que esse modelo de equipamento é fundamental para que exista uma pesagem correta dos trens e, por consequência, uma menor chance de acontecer acidentes. A Massa Pesagem e Automação Industrial conta com 3 modelos diferentes de balança dinâmica. Clique aqui e saiba mais.

Gostou do nosso conteúdo? Então nos siga no Instagram que sempre avisamos quando um novo conteúdo nosso é postado.

pt_BR