Pesagem Ferroviária

3 Tipos de processos de pesagem de vagões de trem

A pesagem de vagões de trem é um processo fundamental para o bom funcionamento das vias férreas. As empresas envolvidas nesse processo dependem dessa etapa para garantir que as cargas transportadas possam passar pelas vias e sem que ocorram perdas significativas.

Esses processos de pesagem podem ocorrer tanto no carregamento, como no descarregamento das cargas. Além disso, devida a ampla tecnologia implementada nas ferrovias brasileiras, essa etapa também pode ser executada com o trem em movimento, sem a necessidade de estacionar

Para obter os resultados mais assertivos possíveis, as pesagens ocorrem em balanças ferroviárias, estáticas ou dinâmicas, que são as mais utilizadas. As estáticas pesam os vagões de trem com o veículo estacionado e a dinâmica consegue executar a pesagem mesmo com o trem em movimento. 

Nesse artigo veremos exatamente como esses processos funcionam. Para isso, selecionamos 3 tipos de procedimentos de pesagem de vagões de trens que são muito utilizados nas ferrovias nacionais.

Carregamento de vagões de trem

moega de grãos

Para começar, temos o processo de pesagem durante o carregamento de vagões de trens. Essa etapa é uma das mais usuais nas vias férreas nacionais.

O carregamento dos vagões é a etapa em que os trens, que seguirão viagens até os destinos programados, têm seus vagões carregados com as cargas designadas. Essa etapa depende de qual tipo de carga será colocada nos vagões, visto que, cada produto possui uma característica específica que precisa ser levada em conta.

Em espaços como minas de carvão, agronegócio e fábricas, por exemplo, o carregamento é feito no ponto onde é realizada a produção. Esse processo se diferencia em cada tipo de produção, visto que, os commodities precisam ser carregados com instrumentos específicos para as suas características.

Já um outro modelo de carregamento, que é muito usual, ocorre nos terminais intermodais. Normalmente, os caminhões carregam as cargas até esses ambientes e lá esses itens são posicionados nos vagões dos trens.

Nesses ambientes, a pesagem dos vagões dos trens precisa ser executada seguindo um parâmetro bem específico. Para que a pesagem seja precisa, é necessário pesar os vagões em dois momentos.

Primeiramente, o vagão é pesado e vazio, obtendo assim o valor da tara dos vagões. Posteriormente o vagão é pesado novamente, já com as cargas posicionadas sobre eles. 

Dessa maneira, o resultado é obtido através da subtração do peso bruto (vagões com cargas) e o peso da tara (vagões vazios). A diferença entre eles é o resultado do peso líquido da composição. 

Descarregamento de vagões de trem

carregamento e descarregamento de vagões de trem

A segunda etapa para pesagem dos vagões de trem é realizada no fim do processo de transporte das cargas, ou seja, no descarregamento de vagões. Esse processo é o inverso do carregamento, já que as cargas devem ser retiradas dos vagões para seguirem seus destinos adequados.

Assim como no carregamento, e descarregamento dos vagões também se diferem dependendo da commodity que está sendo transportada.

Na mineração, por exemplo, o descarregamento funciona assim: os vagões de trem são virados de ponta cabeça por um virador de vagões, que é uma máquina bastante robusta. Dessa maneira, as cargas de minérios são depositadas na estrutura adequada para seguir viagem para os destinos planejados.

Esse processo de descarregamento de vagões de trem é bastante rápido e eficiente, demorando cerca de 30 segundos por vagão. Você pode conferir muito mais sobre essa etapa acessando o case de mineração que executamos.

Já o descarregamento no agronegócio é realizado de maneira distinta. Por conta dos tipos de vagões utilizados e dos insumos que estão sendo transportados, o descarregamento é feito em uma moega ferroviária.

As moegas são estruturas essenciais para a pesagem e descarregamento de grãos, já que são estruturas montadas para esse processo e que possuem uma balança estática posicionada sobre elas, permitindo que os vagões sejam pesados antes de serem descarregados.

As saídas para descarregamento dos vagões de trem ficam exatamente embaixo dos vagões. Esse processo é um pouco mais lento do que o da mineração, por exemplo, demorando entre 10 a 15 minutos para que todo o vagão seja esvaziado.

Diferença entre carregamento e descarregamentos e a balança utilizada

pesagem de vagões de trem

A pesagem dos vagões dos trens em uma balança estática, é necessário que durante o carregamento e o descarregamento precisam ser realizadas com os trens estacionados, tanto na moega, virador de vagões e a pesagem dos vagões vazios e cheios quando carregados.

Para isso, é obrigatório desengatar vagão por vagão para que os cálculos de pesagem sejam precisos. Esse processo de desengatar o vagão, utilizando a própria locomotiva ou um sistema de car puller (ou trator) para movimentar os vagões, engatar um vagão por vez e posicioná-lo sobre as balanças é muito demorado, atrapalhando a consistência das viagens.

Diferentemente disso, quando as empresas optam por utilizar balanças dinâmicas nas vias, não existe a necessidade de realizar todas essas etapas de desengate e engate dos vagões, posicionamento das estruturas uma a uma sobre as balanças ferroviárias.

Com a balança dinâmica o trem passa em velocidade e ela calcula rapidamente, com altíssima precisão, o peso de cada vagão, permitindo ou não que ele siga na via, verificando desperdícios durante os trajetos, etc.

Melhor modelo de processo

locomotiva amarela

Para entender qual é o melhor modelo de processo é preciso levar em conta dois aspectos principais: precisão e velocidade. Como dissemos, a utilização das balanças estáticas, muito presente no carregamento e descarregamento dos trens, impossibilita uma pesagem rápida e eficiente, apesar dos  resultados serem precisos.

Dessa forma, unindo esses dois aspectos, é garantido que as balanças dinâmicas oferecem o melhor modelo de processo para pesagem de vagões. Com as balanças dinâmicas as pesagem são executadas de maneira rápida, sem a necessidade de desengatar os vagões.

Além disso, por conta da tecnologia e dos sistemas utilizados na realização dos cálculos,as pesagens são realizadas com altissima precisão, ajudando as empresas nos processos de transporte a não sofrerem com perda de mercadorias e dificuldades em seguir suas viagens. 

Conclusão

Como vimos, existem diferentes tipos de processos de pesagem de vagões de trens, como no carregamento, descarregamento e com o trem em movimento. No cenário atual, a utilização da balança dinâmica aparece como a melhor solução para as pesagens, pois garante velocidade e precisão para essa etapa importante do funcionamento das vias. 

Fontes:

https://www.mrs.com.br/post-blog-inovacao/balanca-ferroviaria-dinamica/

https://www.mt.com/br/pt/home/products/Transport_and_Logistics_Solutions/rail_scales.html

pt_BR
en_US es_ES pt_BR