Logística, Mineração

5 Dificuldades no transporte de minério de ferro

A mineração é um dos principais modelos produtores do Brasil, principalmente a mineração de ferro. Entretanto, todo setor de produção do país precisa de bons meios de transporte para o escoamento dos insumos produzidos. Nesse sentido, é importante discutir o transporte de minério de ferro, que sofre com certas dificuldades logísticas.

De modo geral, o minério de ferro é o minério mais importante para a mineração nacional. A economia em torno desse tipo de produção é desenvolvida, principalmente, por meio de exportação. 

Para você ter uma ideia de quanto a produção da mineração é importante para o Brasil, é só observar o número do faturamento atingido pelo setor em 2020, de acordo com o próprio governo: R$ 209 bilhões. Esse número representa em torno de 2,5% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Ainda, é importante destacar o crescimento que o setor vem tendo nos últimos anos, especialmente na política de comércio exteriores. De 2019 para 2020, por exemplo, o aumento do saldo positivo foi mais de 30%, indo de US$25 bilhões para US$32 bilhões.

Nessa conta, o minério de ferro foi um dos que mais se destacou, crescendo em 16% de um ano para o outro.

Mas, para que os minérios cheguem até os portos e, consequentemente, aos parceiros econômicos do país, eles precisam passar por um longo trajeto, executado por diferentes tipos de modais de transporte de minério de ferro.

Atualmente, o transporte do minério de ferro é feito em diferentes modais, especialmente o rodoviário e ferroviário, que são os principais meios de transporte de mercadorias terrestres do país e do mundo.

Nesse quesito, o país ainda enfrenta sérias dificuldades para transformar o transporte de minério de ferro no mais eficaz possível, o que naturalmente faria com que a produção aumentasse e esses números, apresentados anteriormente, fossem ainda maiores.

Por isso, selecionamos as 5 principais dificuldades que o setor de transporte de minério de ferro enfrenta no Brasil, dificultando o crescimento e alavancamento da produção do setor.

Poucas ferrovias

Poucas ferrovias

A grande maioria das mineradoras competitivas do país, acreditam que o setor ferroviário é o mais adequado para a realização do transporte de minério de ferro.

É importante destacar que, para que esse processo de transporte de minério de ferro seja eficiente pelas ferrovias, elas precisam estar instaladas próximas às mineradoras, facilitando o carregamento.

Entretanto, existem poucas estradas de ferro no país que possuem esses requisitos, e que realizam esse transporte de cargas da mineração. 

O estado de Minas Gerais, por exemplo, que é a região que concentra o maior número de extração de minérios, incluindo os de ferro, possui apenas duas linhas ferroviárias percorrendo o seu território que fazem esse carregamento, a MRS Logística e a Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Além dessas duas ferrovias, apenas a Estrada de Ferro do Carajás, que atua na região Norte e Nordeste do país, tem suas atribuições voltadas para o transporte de minério de ferro.

Disparidade entre os setores

Disparidade entre os setores

Um dos motivos que justificam a falta de ferrovias para que o transporte de minério de ferro seja aprimorado, é a disparidade de investimentos entre os principais modais de transporte do país: ferroviário e rodoviário.

Enquanto o setor ferroviário, que atualmente possui cerca de 29 mil km de extensão, representando, de acordo com o Plano Nacional de Logística (2015-2035), cerca de 15% da movimentação de cargas no país, o setor rodoviário possui mais de 65% do total de mercadorias transportadas.

Isso se justifica pelos amplos investimentos que foram feitos no setor rodoviário nas últimas décadas, que cresceram consideravelmente a partir dos anos 60, quando as ferrovias ainda disputavam de igual para igual.

Mesmo que os caminhões ainda façam parte de certos processos de carregamento de minérios nos trens, essa disparidade dificulta o aprimoramento do transporte de minério de ferro no país, pois, para esse produto, o melhor meio é a ferrovia, visto que, por serem muito pesados, exigiria muitos caminhões para levar todas as cargas até os destinos programados.

Desafio logístico para o transporte de minério de ferro

Desafio logístico para o transporte do minério de ferro

O processo do transporte de minério de ferro no país pode acontecer de diferentes maneiras, passando, principalmente, por esses modais de transporte mencionados anteriormente.

Para que todas as etapas sejam cumpridas da melhor maneira possível, incluindo valores, prazos, produtos, entre outros fatores, é fundamental que a logística das empresas envolvidas seja a melhor possível.

Nesse sentido, o Brasil é um país que possui diversos desafios logísticos, que precisam ser melhorados para que as transações se tornem mais eficientes.

Em relação ao transporte de minérios de ferro, a cadeia de produção das mineradoras envolve diversos processos, como a extração, armazenagem e propriamente o trajeto que esses produtos levam até chegar aos seus destinos.

Para que essa logística seja aprimorada, é fundamental que os setores envolvidos, bem como as instâncias públicas, invistam em soluções inovadoras, utilizando cada vez mais recursos tecnológicos, sistemas logísticos e softwares que tornem essas etapas mais eficazes e práticas. 

Infelizmente, o Brasil segue muito atrás nesse quesito, principalmente levando em consideração países mais desenvolvidos.

Falta de mão de obra qualificada

Falta de mão de obra qualificada

Tanto nas etapas de organização logística, ou seja, a parte de determinação para onde os minérios de ferro serão transportados, como serão feitos esses processos, no carregamento dos minérios, entre outras fases do processo, a mineração brasileira carece de mão de obra qualificada.

Essa é uma das grandes dificuldades do transporte de minérios de ferro no Brasil: sem mão de obra qualificada, ou seja, profissionais que sejam especializados em processos logísticos, o transporte é prejudicado e, consequentemente, a produção também sofre para crescer.

Exigência de mais sustentabilidade no transporte

Exigência de mais sustentabilidade no transporte

O tema da sustentabilidade está cada vez mais em vigor, e é fundamental que realmente esteja. A constante degradação do meio ambiente vem gerando inúmeros problemas para todos os países, população, fauna, flora, entre outros pontos importantes.

Nesse sentido, uma das maiores exigências que existem atualmente, é que as indústrias, mineração e agronegócio, possuem mais responsabilidades sustentável em relação ao transporte.

O setor produtivo, como esses mencionados, são os setores que mais devem trabalhar com esse conceito na ponta da língua daqui para frente, tendo em vista que, somente a produção desses segmentos já causam diversos danos ao meio ambiente.

Entretanto, essa é uma grande dificuldade em relação ao transporte de minérios de ferro, pois os produtores ainda não possuem soluções muito viáveis que sejam menos poluentes.

Veículos de transporte, especialmente os caminhões, são grandes poluidores, já que emitem altas quantidades de CO2 para o ar. Naturalmente, a utilização frequente deste setor já se torna problemática por esse ponto em específico.

A solução mais prática, seria através da movimentação dos trens, que também pode causar problemas para o meio ambiente, mas, em relação ao setor anterior, em menor quantidade, visto que, são necessárias menos viagens para que um estoque de produtos sejam transportados para o seu destino.

Porém, como vimos na segunda dificuldade apontada, não existe muito incentivo do governo, faltam ferrovias e qualidade no transporte das malhas já existentes.

Além disso, existe uma defasagem no investimento tecnológico para busca de novos transportes do setor, o que poderia trazer soluções variadas e novos meios de diminuir a poluição do transporte.

Dessa forma, outra solução, apontada por diversos estudos como a mais favorável, para englobar o transporte de minério de ferro e a sustentabilidade, seria utilizar o setor dutoviário, que atualmente ainda é bastante enfraquecido, representando apenas cerca de 4% das cargas transportadas.

Dessa maneira, esse é mais um ponto que reflete a falta de competitividade entre os setores de transporte e que seria fundamental que fosse modificado para que o transporte de minérios de ferro apresenta-se um equilíbrio sustentável mais favorável, indo de acordo com essas exigências.  

Conclusão sobre as dificuldade de transporte de minério de ferro

Podemos concluir com o artigo que o transporte de minério de ferro ainda sofre com diversas dificuldades para se tornar ainda mais qualificado e sustentável, potencializando a produção desse minério tão importante para a economia do país.

Fonte: https://atech.com.br/saiba-como-dar-mais-eficiencia-a-logistica-no-setor-minerador/

http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1013735_2012_cap_2.pdf

https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1066:catid=28&Itemid=23

https://www2.camara.leg.br/comunicacao/camara-noticias/camara-destaca/mineracao/os-desafios-da-mineracao-brasileira

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