Logística

5 maiores dificuldades da gestão do agronegócio

O agronegócio é um dos principais modelos de produção do Brasil, sendo um forte produtor de insumos distribuídos por diversas regiões nacionais e também para a exportação. Entretanto, para que esse setor possa crescer ainda mais, é fundamental que as empresas melhorem sua gestão do agronegócio.

Ainda existe uma grande defasagem em questões de gestão de empresas nacionais, e o agronegócio não foge desse cenário.

Visando ajudar a melhorar esse cenário, selecionamos as 5 maiores dificuldades da gestão do agronegócio

Desperdício

pessoas trabalhando no campo

A qualidade do trabalho do agronegócio depende muito da comercialização de seus itens, como grãos, algodão, soja, açúcar, madeira, entre inúmeros insumos.

Só que, muitas vezes, acontece um desperdício considerável durante a cadeia produtiva, seja no cultivo, na colheita, na produção e no transporte desses itens.

Alguns dados importantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ajudam a corroborar esse raciocínio. Segundo a empresa, por exemplo, ainda nos campos de colheita alimentícia do agronegócio, 10% dos alimentos colhidos se perdem ainda mesmo no campo.

No transporte desses alimentos, esse número de insumos desperdiçados é ainda mais considerável. De acordo com a Embrapa, mais de 50%, ou seja, mais da metade dos alimentos que são transportados pelos trens ou caminhões, se perdem pelo caminho.

Esses números mostram como esse é um grande problema da gestão do agronegócio. Para superar essa dificuldade, é preciso mudar a forma como é feita a colheita e aprimorar o carregamento desses alimentos e outros insumos nos trens e caminhões.

Gestão do transporte

gestão do agronegócio - trem de carga

Um dos principais desafios do crescimento do agronegócio, e que com certeza envolve a gestão do agronegócio, é a organização dos modais de transporte para locomoção dos itens produzidos por esse setor.

Além do desperdício que ocorre durante o transporte de cargas do agronegócio, outro problema é a maneira com que as empresas envolvidas nesse processo utilizam os meios de transporte.

No Brasil, o setor rodoviário leva muita vantagem em relação aos demais quando tratamos de transporte de cargas. Entretanto, a infraestrutura logística desse setor é deficitário, especialmente para o transporte de insumos da agricultura e agropecuária.

A falta de pavimentação das estradas, por exemplo, contribui e muito para o desperdício de recursos produzidos. Conforme as estradas estão deficitárias, os caminhões têm dificuldades em seguir viagem de maneira tranquila, balançando muito e fazendo com que as cargas armazenadas sejam desperdiçadas pelo caminho.

Ao mesmo tempo, como os caminhões, muitas vezes, têm de percorrer longas distâncias para chegar a seus destinos programados, esse desperdício pode aumentar ainda mais.

Outro problema importante é em relação aos custos da logística de transporte das rodovias. Fretes, combustíveis, pedágios. Todos esses fatores fazem com que os custos de transporte sejam muito altos, o que acaba influenciando diretamente no orçamento das empresas do agronegócio.

Nesse sentido, uma das soluções seria o aprimoramento do setor ferroviário, que, além de ter um transporte mais controlado, sem tanto desperdício, tem custos menores de frete e combustível. Ainda, apenas 1 trem consegue fazer uma viagem carregando a mesma quantidade que mais de 100 caminhões, ajudando nesse corte de gastos.

Portanto, quando falamos em dificuldades da gestão do agronegócio, não podemos negar que a questão dos transportes, principalmente relacionado a logística e a infraestrutura dos modais utilizados atualmente, precisa ser aprimorada para que esse setor consiga crescer ainda mais.

Gestão de pessoas no agronegócio

gestão do agronegócio - lavradores trabalhando

Outro problema enfrentado na gestão do agronegócio, é a forma como as empresas de campo gerem os profissionais envolvidos na produção. 

É inegável que, cada vez mais, indústrias, mineração e também o agronegócio investe muito em aprimoramento de máquinas e produtos que fazem com que o alcance, a velocidade e a produção de modo geral possa ser aumentada.

Mas, ao mesmo tempo que os recursos nessa área aumentam, os recursos destinados aos profissionais que atuam nos campos do agronegócio diminuem, muitas vezes “esquecidos”, e esse é um dos grandes problemas da gestão do agronegócio.

Enquanto ainda não existem robôs que realizam todas as atividades, como propriamente o manuseio das máquinas, esses setores dependem do trabalho ativo de profissionais de diversas áreas, seja na elaboração de projetos, no planejamento, no desenvolvimento de tecnologias e propriamente nas ações realizadas nos campos, como na plantação e no cultivo.

Por isso, para melhorar a gestão do agronegócio, é fundamental que as empresas percebam que, investir em recursos para aprimoramento do conhecimento desses profissionais, pagamento de salários mais altos para incentivar a qualidade, exigência de especialização para o trabalho prático, entre outras ideias, é uma das soluções mais importantes para o crescimento desses negócios.

Gestão de armazenamento e estoque

silos de armazenagem

Qualquer setor de produção precisa ter um bom controle dos itens que são produzidos, armazenados e estocados.

Nos campos do agronegócio, que podem sofrer com longos períodos de estiagem, que prejudicam o crescimento de grãos e do plantio da agricultura, ter um bom controle do armazenamento e estoque dos itens produzidos, é fundamental.

O armazenamento adequado dos insumos produzidos, por exemplo, ajuda a evitar prejuízos e perda desses itens. Muitas das empresas que não armazenam adequadamente seus itens, utilizando os tanques e silos da maneira desejada, podem deixar os produtos estragarem e isso pode, ao mesmo tempo, afetar toda uma leva.

Já o estoque, é muito importante para que as empresas consigam se programar para entregar as levas dentro de um cronograma bem definido. Caso haja algum problema com alguma leva que foi entregue, tendo produtos estocados, você consegue repor e entregar para os compradores sem que haja problemas na confiabilidade entre as partes.

O grande problema é que, muitos agricultores, grandes e pequenos, têm dificuldade em organizar o estoque e armazenar os produtos que são colhidos e produzidos nos campos, influenciando diretamente nas entregas, na perda de recursos e na dificuldade de aprimorar a gestão do agronegócio.

Falta de um software de gestão

homem no tablet

Possuir um software de gestão empresarial (ERP), vem se tornando fundamental para que as empresas, de todos os ramos, qualifiquem cada vez mais suas práticas, tanto na parte de organização, como nos processos de vendas.

Infelizmente, esse é um recurso que está em desenvolvimento na gestão do agronegócio, visto que, as práticas desse setor são diferentes de outros tipos de empresas mais “convencionais”, que são onde os softwares já são desenvolvidos e aprimorados há mais tempo. 

Um sistema de gestão do agronegócio ajuda empresas desse segmento de diferentes maneiras, como na melhora da organização da produção, registro das colheitas, itens armazenados e estocados, parte financeira, contabilidade, entre outros.

Sem um software de gestão do agronegócio, as empresas acabam ficando muito atrasadas, têm maiores dificuldades em organizar e administrar suas práticas, potencializa o desperdício de recursos e sofre para crescer e aumentar sua produção. 

Conclusão sobre gestão do agronegócio

A gestão do agronegócio envolve uma série de processos, desde o planejamento, criação de projetos, contratação de profissionais, investimento em tecnologia, utilização dos transportes, armazenamento e estoque de produtos, entre outros aspectos.

Apesar de o agronegócio ser, atualmente, um dos principais setores produtivos do Brasil, ajudando e muito no crescimento econômico nacional, esse setor ainda enfrenta sérias dificuldades em desenvolver ações que aprimorem a gestão de seus negócios, o que poderia tornar esse segmento ainda mais importante.

Fontes:

http://www.pioneersementes.com.br/blog/182/os-4-maiores-desafios-da-gestao-de-pessoas-no-meio-rural

https://www.mega.com.br/blog/conheca-os-5-principais-desafios-do-agronegocio-no-brasil-hoje-5520/

https://blog.simova.com.br/7-problemas-mais-comuns-na-gestao-em-campo/

pt_BR
en_US es_ES pt_BR