Frete

Frete ferroviário: Entenda como funciona

Em atividades que envolvem transportes de cargas ou produtos em geral, é fundamental que a empresa responsável pelo transporte elabore uma tabela de frete. Por definição, frete seria exatamente a taxa referente ao transporte de mercadorias. Essa prática é indispensável no setor ferroviário, já que o principal objetivo desse segmento é a o transporte de mercadorias, abastecendo diversas cidades de diferentes estados e, principalmente, os portuários brasileiros.

O cálculo do frete de mercadorias do setor ferroviário é elaborado pelos setores de logística das empresas donas das concessões das linhas. Essa, inclusive, é uma das várias atribuições do ramo logístico dentro do setor. Para você entender melhor como funciona a logística das linhas ferroviárias, temos um conteúdo mais detalhado no assunto. 

Provavelmente você que está lendo já passou por uma situação em que uma compra que você efetuou pela internet indicava uma taxa referente ao frete da entrega. Pois bem, essa taxa é criada para que as empresas não sejam prejudicadas durante o percurso da viagem já que, sem essa cobrança, os custos de transporte, abastecimento do veículo (seja ele trem, carro, ônibus, moto ou caminhão) e demais taxas atribuídas à viagem se sobressaem em relação ao lucro obtido pelo pagamento da mercadoria, prejudicando as empresas transportadoras. 

Dessa forma, a cobrança do frete é necessária em todos os modais de transporte. Como o foco do nosso texto são as ferrovias, apresentaremos para você a importância dessa taxação no setor, bem como são efetuados os cálculos de cobrança, como essa cobrança de frete ferroviário é cobrada e muito mais. 

Frete ferroviário

Frete ferroviário

Existem algumas vantagens que fazem com que as empresas de logística prefiram investir no setor ferroviário do que em outros modais, como o rodoviário, que é o maior setor de transporte de cargas do país. Entre esses benefícios, estão inclusos: transportar um número maior de cargas em uma só viagem, a não existência de cobrança de pedágios, falta de congestionamento, entre outros.

Por conta dessas vantagens, os custos das viagens se tornam mais baratos e, consequentemente, os fretes são menores, até porque uma grande quantidade de toneladas são carregadas ao mesmo tempo, espalhadas em diversos vagões.

Mesmo que o frete ferroviário seja relativamente mais barato do que em outros setores, ainda sim é bastante importante a cobrança dessa taxa. Empresas logísticas buscam investir no setor ferroviário pelas razões mencionadas, mas nada disso seria realidade se não fosse cobrada essa taxa, pois acarretaria em prejuízos econômicos para as empresas investidoras.

Cálculo do frete ferroviário

Cálculo do frete ferroviário

Aqui no Brasil, os tipos de trilhos são divididos pela pesagem de uma peça de trilho pelo metro da composição. Fica mais claro quando vemos a tabela a seguir e realizamos sua leitura:

Como percebemos, cada trilho possui uma sigla específica. Por exemplo, a TR45 indica que o metro do trilho pesa em torno de 45 kg, e assim sucessivamente. Essa categorização permite o controle das cargas nas linhas ferroviárias, muito importante para que os trilhos e demais componentes das linhas não sofram com desgastes maiores do que os permitidos.

Esse controle tem total ligação com o cálculo do frete ferroviário, visto que um dos pontos para o cálculo do frete de uma viagem de transporte de cargas é efetuado pelo peso da mercadoria disposta nos vagões. Essa pesagem dos vagões e consequentemente das cargas, é efetuada por balanças ferroviárias, que estão espalhadas em pontos estratégicos das linhas, efetuando as pesagens com o auxílio de um sistema tecnológico computadorizado que emite os resultados para uma central de comando. De acordo com os resultados obtidos, auxilia na realização do cálculo, estipulando assim um determinado frete para a linha férrea. 

Além disso, outro fator importante para calcular o frete ferroviário é a quilometragem percorrida durante a viagem, medida entre as estações de embarque e desembarque da linha. No Brasil, esse cálculo é efetuado através da multiplicação da tabela de custo ferroviário pela pesagem ou volume das cargas, utilizando sempre a medida que tiver o maior valor.  

Os cálculos de fretes não podem exceder os valores estipulados pelas tabelas disponibilizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT). Mas, como as linhas ferroviárias, nos moldes atuais, são comandadas e organizadas por empresas de logística do setor privado, as taxas muitas vezes são cobradas de acordo com o que a empresa estipular. Isso vem gerando bastante controvérsia e, inclusive, pesquisadores estão percebendo que cálculos em determinadas regiões estão estipulando valores maiores do que o necessário.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-Log), que examinou cerca de 200 rotas ferroviárias no Estado do Paraná, responsáveis pela transportação de diversos itens importantes para economia do país, constatou que o frete ferroviário dessas linhas está extrapolando os valores necessários para a movimentação das cargas.

O método utilizado foi a montagem de um simulador, que utiliza valores fictícios necessários para o abatimento dos custos das viagens. Segundo a coordenadora do grupo, a economista Priscilla Biancarelli Nunes, foram constatados que os custos do frete ferroviário utilizados na área de estudo estavam 70% mais altos do que o que o simulador previa como necessário. Ainda segundo a pesquisadora, essa alta taxa pode fazer com que o setor perca competitividade, pois as empresas podem preferir os outros modais de transporte que estejam oferecendo menores gastos.

Conclusão

Assim como em qualquer atividade de transporte de produtos e cargas, vimos que a cobrança de frete ferroviário é fundamental para o abatimento dos custos das viagens e obtenção do lucro para a realização das movimentações. Existem diferenças claras dos fretes ferroviários com relação aos fretes calculados em outros modais de transporte, principalmente no setor rodoviário. Mas, podemos perceber que pesquisas apontam uma cobrança exagerada nos valores dos fretes, o que pode desencadear um efeito contrário ao desejado. Depois de um longo período de descaso em relação ao setor ferroviário, esse segmento finalmente volta a apresentar sobrevida, visto que novas empresas estão investindo nele. Dessa forma, é importante a realização da cobrança dos fretes, mas podemos concluir que essa vantagem tem que ser posta em prática, de forma a não criar problemas que podem ser prejudiciais para o setor futuramente. 

Fontes: https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,antt-divulga-tarifas-para-o-transporte-ferroviario,126082e

https://www.itransport.com.br/nova-tabela-de-fretes-minimos-aprenda-a-calcular-o-valor-do-frete/
https://institutobrasillogistico.com.br/custos-do-transporte-ferroviario/

https://canaldoservidor.infraestrutura.gov.br/curtas-do-mtpa/7153-antt-publica-tabela-de-frete.html

http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3386/5/PPE_v33_n01_Formacao.pdf

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