Logística

A importância da ferrovia na exportação agropecuária brasileira

A agropecuária é uma das principais bases da economia do Brasil. Na verdade, o termo reúne duas atividades econômicas fundamentais: o cultivo de plantas e a criação de animais. Ambas são especialmente importantes para a economia, pois se enquadram no setor primário, isto é, permitem a produção de matérias-primas e de recursos direcionados ao consumo humano. Apesar desses produtos primários poderem ser destinados ao abastecimento do mercado interno, a exportação agropecuária brasileira é um dos protagonistas do desenvolvimento econômico do país.

Atualmente, com os avanços tecnológicos cada vez mais frequentes na produção agropecuária, o setor tem crescido consideravelmente. Para entender melhor a importância da atividade agropecuária brasileira, assim como o seu papel no mercado internacional, preparamos um artigo com tudo sobre o assunto.

Principais produtos da agropecuária brasileira 

homem no meio de uma lavoura

Antes de entender como é realizada a exportação agropecuária brasileira, vamos conhecer quais são os principais produtos gerados por essa atividade econômica.

A soja é o carro-chefe do agronegócio brasileiro. Segundo uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) a safra de 2021 atingiu a marca de 136 milhões de toneladas, rendendo cerca de US$ 44,5 bilhões. É válido lembrar que a produção de soja não se resume apenas ao grão, mas também engloba o farelo e o óleo.

Outro produto agrícola fundamental para a balança comercial nacional é o café. Entre janeiro e setembro de 2021, foram mais de 29 milhões de sacas de 60kg comercializadas, gerando uma receita de US$ 4,17 bilhões.

Apesar da diminuição na produção do milho, por causa das secas, ainda foram exportadas cerca de 20 milhões de toneladas durante a safra do ano de 2021, rendendo US$ 7,34 bilhões.

Pensando especificamente no lado da pecuária, a carne bovina atingiu o recorde de US$ 7,4 bilhões em vendas, sendo que, no início de 2022, o Brasil exportava por volta de 7 mil toneladas por dia. Uma das razões para o aumento foi o fato de a China ter voltado a comprar carne bovina do Brasil.

Já a carne de frango foi o 7º produto mais exportado pelo país em 2021, totalizando 4,2 milhões de toneladas, o que rendeu por volta de US$ 6,4 bilhões para o Brasil.

Tipos de sistemas agropecuários

produção brasileira de alimentos

No Brasil, há produtores na área de agropecuária de diversos portes, por isso, essa atividade pode ser realizada através de três tipos de sistemas: a extensiva, a intensiva e a intensiva com mão de obra. 

Primeiramente, a agropecuária extensiva é aquela exercida por produtores familiares, sendo que a tecnologia é pouco utilizada ou quase inexistente. Nessa modalidade, a produção é baixa e a mão de obra é, em sua maioria, familiar. Esse é um sistema mais antigo e utiliza técnicas mais tradicionais, sendo que o principal destino dos produtos é o abastecimento regional. 

Por outro lado, a agropecuária intensiva tem índices maiores de produtividade e substitui grande parte da mão de obra humana por recursos tecnológicos, como máquinas agrárias, fertilizantes, agrotóxicos e o confinamento de gado. Esse sistema, por ter uma maior capacidade de produção, se dedica à exportação agropecuária brasileira.

Por fim, a agropecuária intensiva com mão de obra é um tipo de meio termo entre as duas anteriores. Nesse caso, a mão de obra humana é o principal, porém, ela também pode utilizar alguns recursos tecnológicos para impulsionar a produção.

A importância da atividade agropecuária no Brasil

importância das ferrovias na exportação agropecuária

Como foi dito na introdução, a agropecuária é um dos alicerces da balança comercial do país. Segundo um estudo realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a parcela ocupada pela agropecuária no PIB nacional em 2021 é de 28%, o que revela um aumento em comparação ao valor atingido em 2020, de 26,6%.

No ano de 2021, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) chegou à marca de R$ 1,129 trilhão, o que revela um aumento de 10% do valor arrecadado no ano anterior. A agricultura constitui a maior parte, com 68%, somando R$ 768,4 bilhões. Enquanto a pecuária compõe o restante do valor, rendendo R$ 360,8 bilhões.

O ranking do VBP entre as regiões fica da seguinte maneira, da maior produtora para a menor: Região Centro-Oeste com R$ 365,8 bilhões; Região Sul com R$ 314 bilhões; Região Sudeste com R$ 261,9 bilhões; Região Nordeste com R$ 100,1 bilhões e a Região Norte com R$ 72,8 bilhões.

Sobre os principais alvos da exportação agropecuária brasileira, a China fica em primeiro lugar com 32,4%. A União Européia é o segundo maior comprador, com 15%, e, em terceiro lugar, os Estados Unidos, com 7%.

A estimativa para o ano de 2022 é otimista. Segundo o levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Mapa, o VBP esperado é de R$ 1,162 trilhão, o que mostraria um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. 

O papel das ferrovias na exportação agropecuária brasileira

exportação agropecuária brasileira

Segundo um estudo realizado conjuntamente pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as ferrovias têm ganhado cada vez mais espaço na exportação agropecuária brasileira. Por exemplo, o transporte rodoviário de soja caiu de 74,7% para 67,4% entre 2010 e 2019. Enquanto o modal ferroviário cresceu de 20,2% para 24% no mesmo período.

Como vimos no tópico anterior, a maior parte da produção agropecuária do país está situada no Centro-Oeste. Isso aliado ao fato de que a maioria das exportações é realizada através dos portos banhados pelo Oceano Atlântico – como o Porto de Santos, por exemplo – indica que existe um longo caminho a ser percorrido pelos produtos do setor.

Dito isso, as ferrovias administradas pela Rumo Logística, que ligam áreas produtoras do Mato Grosso até o Porto de Santos, são uma das malhas mais utilizadas para a exportação de produtos agropecuários, como a soja, o milho e o algodão, principalmente.

Além da Rumo, a malha operada pela MRS Logística também é uma das principais no escoamento de milho e café, por conectar os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Conclusão

Os investimentos recentes por iniciativa privada para a construção e expansão da malha ferroviária têm mostrado que o modal ferroviário está nos interesses do agronegócio. Foi possível concluir que a exportação agropecuária brasileira continua sendo um dos alicerces da economia do país e pode ganhar ainda mais força com a diminuição da dependência do modal rodoviário.

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