Logística

Produção de fertilizantes brasileira e papel das ferrovias

O agronegócio é um dos principais pilares da economia brasileira. Somente no ano de 2021, esse setor foi responsável por cerca de 28% da produção nacional. Entre os principais produtos distribuídos estão a soja, o milho, o café, o feijão e a carne bovina. Um dos fatores que permite a alta produtividade e a qualidade desses produtos é o uso de insumos agrícolas, como os fertilizantes. Apesar da demanda cada vez maior, a atual produção de fertilizantes brasileira não é suficiente para atender as necessidades do agronegócio do país.

Por isso, grande parte desses insumos devem ser importados de outros países, como a Rússia, o Canadá e a China, por exemplo. Para entender melhor a produção de fertilizantes brasileira, como ela afeta o agronegócio e qual a função das ferrovias nesse processo, preparamos este artigo. Confira: 

Produção de fertilizantes brasileira

produção brasileira de fertilizantes

O fertilizante pode ser definido como qualquer substância mineral ou orgânica, natural ou sintética que é capaz de fornecer nutrientes vegetais. Entre os nutrientes mais importantes para o desenvolvimento saudável de plantas estão o nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, etc.

O uso adequado destes produtos pode influenciar consideravelmente no cultivo de diversas plantas, mesmo em situações em que o solo em questão não é ideal. É possível perceber essa transformação no Cerrado, que, naturalmente, possui um solo muito pobre em nutrientes, e, mesmo assim, passou a ser um dos locais de maior produção de soja do país.

Apesar de ser pequena, a produção de fertilizantes brasileira existe. O fertilizante mais produzido no Brasil é aquele feito à base de fósforo: cerca de 45% do consumo de fertilizantes fosfatados no país teve origem nacional. O fertilizante nitrogenado também é produzido no país, totalizando 26% do consumo nacional. Já a produção de insumos potássicos é bem menor: compondo apenas 6%.

Dito isso, a produção de fertilizantes brasileira é direcionada principalmente para as regiões de maior atuação do agronegócio do país, como o Mato Grosso, o Rio Grande do Sul e Paraná, por exemplo.

Demanda internacional

produção agropecuária

O Brasil, sendo uma potência agrícola, necessita de um grande volume de fertilizantes e outros insumos agrícolas para poder manter e melhorar a sua produtividade. Já que a produção de fertilizantes brasileira não é capaz de abastecer a crescente demanda, o caminho escolhido foi o da importação. 

Segundo um estudo realizado pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, mais de 80% dos fertilizantes consumidos no país são importados. No caso dos fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos, por exemplo, os países que mais exportaram para o Brasil foram a Rússia, o Canadá e a China.

O motivo que explica a liderança desses países na venda de fertilizantes são as suas grandes reservas minerais. O território russo, por exemplo, possui muitas reservas de gás natural, que pode ser utilizado para obter o nitrogênio. Por outro lado, o Canadá detém a maior reserva de potássio do mundo.

Dito isso, das 41,58 milhões de toneladas de fertilizantes importadas em 2021, 8 milhões foram para o Mato Grosso, tornando-o o maior consumidor do país. Isso acontece, pois a economia do estado matogrossense depende muito da sua produção agrícola, afinal, ele é o principal exportador de soja e de milho do Brasil.

O Rio Grande do Sul não fica muito atrás: no total, foram importados 6,6 milhões de toneladas de fertilizantes. Nesse caso, o principal destino dos insumos é a produção do complexo soja, o que inclui a soja em grão, o óleo e o farelo. Em 2021, as exportações do estado gaúcho registraram um crescimento considerável, rendendo US$ 15,3 bilhões, cerca de 52% a mais que os números do ano anterior.

Já o Paraná foi responsável por importar 5,4 milhões de toneladas no ano. Isso pode ser explicado pelo aumento de 17% da exportação de produtos agropecuários do estado, em relação ao ano anterior. Entre os principais itens comercializados pelo estado estão a soja em grãos, a carne de frango e o açúcar.

Papel das ferrovias neste contexto

transporte de fertilizantes

Pelo fato do Brasil possuir um território muito extenso, a existência de uma infraestrutura de transportes é um fator indispensável. Considerando que a maior parte dos fertilizantes utilizados no agronegócio brasileiro é de proveniência internacional, é muito importante que a malha ferroviária brasileira seja desenvolvida de modo que ela conecte as zonas produtoras do país às zonas portuárias.

Atualmente, as principais portas de entrada de fertilizantes no país são os portos de Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Santos (SP). Em 2018, eles foram responsáveis por 64% das importações dos produtos, o que totaliza mais de 16 milhões de toneladas. 

Depois de entrarem no território brasileiro, os fertilizantes e adubos devem ser transportados para as regiões de maior produção agrícola do país. Apesar do transporte rodoviário ser o modal mais utilizado no Brasil, os recentes investimentos em novas ferrovias sugerem uma mudança iminente nesse cenário e podem otimizar muito o escoamento de produtos e fertilizantes. 

Por exemplo, no começo de 2022, foi aprovada a construção de um novo trecho ferroviário no estado do Mato Grosso. Conectando os municípios de Água Boa e Lucas do Rio Verde, o novo ramal de 557 km promete agilizar consideravelmente os processos logísticos de distribuição de fertilizantes, afetando positivamente a produção de soja, milho e algodão característica do local.

Outro projeto recente que contribuiu muito para a distribuição de fertilizantes é a nova estrutura de carregamento implantada pela empresa de logística VLI. Esse novo sistema permite que os insumos desembarcados no Porto de Santos sejam transportados integralmente por ferrovias até o terminal de Uberaba (MG). Essa medida beneficiará o cultivo de produtos característicos do Triângulo Mineiro, como a cana de açúcar, o café, a soja e a laranja.

Conclusão: produção de fertilizantes

Foi possível perceber que os insumos agrícolas cumprem um papel muito importante no agronegócio brasileiro, que está em crescente expansão. No entanto, a produção de fertilizantes brasileira não consegue acompanhar o crescimento do setor agropecuário, por isso, são cada vez mais necessários os investimentos na infraestrutura de transportes, como a construção e modernização de ferrovias no país.

Fontes:

https://www.portaldbo.com.br/transporte-ferroviario-de-fertilizantes-cresce-129-entre-sp-e-mt

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