Ferrovias, Logística

Estações ferroviárias de Minas Gerais: Conheça as mais antigas!

Em Minas Gerais as ferrovias carregam uma história longa. As estações ferroviárias de  Minas Gerais não só estão entre algumas das mais antigas do país, como também carregam em sua história representações marcantes de sua época.

A primeira ferrovia do estado fazia parte da Estrada de Ferro Central do Brasil, construída entre 1855 e 1858, fazia parte de uma longa malha que cobria três estados além de Minas, o Rio de Janeiro e São Paulo. Em Minas, a trilha seguia pelo vale do rio das Velhas até o rio São Francisco, unindo o sul ao norte.

Sendo uma das mais antigas e importantes ferrovias do Brasil, tendo passado por uma alteração de nome durante a passagem do país para a república, a Estrada de Ferro ainda é a espinha dorsal de quase todas as estações ferroviárias de Minas Gerais e ainda carrega sua importância até hoje, devido às várias bifurcações feitas em sua estrutura durante a história.

Índice do Conteúdo

Estações ferroviárias de Minas Gerais

Estação de Ribeirão Vermelho

Estação de Ribeirão Vermelho

Pertencente ao trecho da linha Antônio Carlos – Paraopeba, no ramal do Ribeirão Vermelho, a Estação de Ribeirão Vermelho é a primeira de dez, criada originalmente em adjacência à Estrada de Ferro Oeste originalmente em 1888. Esta estação transportou seus últimos passageiros em agosto de 1996. Próximo a ela se encontra a ponte rodoferroviária do Rio Grande. Seu prédio se mantém conservado apesar do abandono governamental.

Estação de São João del-Rei

Estação de São João del-Rei estações ferroviárias de minas gerais

A Estação de São João del-Rei, ou a Estação de Chagas Dória, é uma estação de trem que se encontra no município de São João del-Rei. Também pertencente à linha Antônio Carlos – Paraopeba é uma estação do Ramal Águas Santas, tombado pela União como patrimônio histórico.

Na época com uma grande demanda, a estação e o ramal Águas Santas se caracterizaram por ser uma das mais populares estações ferroviárias de Minas Gerais. Chegando a ser ampliada de ano a ano, primeiro em 1910 com a ampliação das paradas, e depois em 1911 com a inauguração de um novo prédio. Era uma das estações mais ocupadas do estado.

Estação de Tiradentes

Estação de Tiradentes

Já a estação Tiradentes, que também era da linha Antônio Carlos – Paraopeba e do Ramal de Águas Santas, foi tombada pelo próprio município de Tiradentes. Sendo uma cidade com importante relação histórica com o país, naturalmente sua estação é uma das mais importantes estações ferroviárias de Minas Gerais. 

Com o trem passando por todo o município, era a principal para aquele ramal/linha. Foi construída em 1880.

Estações da Estrada de Ferro Vitória a Minas

Algumas das maiores estações ferroviárias de Minas Gerais estão presentes na Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Sua história começou em 1904, tendo o primeiro trecho construído em meio de um interesse privado da Companhia Vale do Rio Doce, para transportar culturas pelo Rio Doce. Mais tarde, em 1910, ingleses compraram e utilizaram implementos elétricos para poder transportar minérios de Itabira. Porém, a tecnologia elétrica nunca foi implementada realmente, e após alguns anos, o setor passou a ser comandado pela Cia Vale do Rio Doce novamente, que inclusive possui um museu instalado no antigo prédio da Estação Pedro Nolasco.

É a ferrovia mais rentável do estado e do país, e uma das únicas que ainda acomodam passageiros, sendo isso algo muito raro entre as estações existentes no país.

Dentre as suas estações constam: a Estação do Calado, uma das três maiores estações da Estrada de Ferro Vitória Minas, que teve seu prédio demolido para a construção de uma estação rodoviária; a Estação Dois Irmãos que funciona e transporta passageiros no município de Barão de Cocais; a Estação Governador Valadares, que também funciona transportando passageiros no município de Governador Valadares; a Estação Flexal, situada em Cariacica; a Estação Intendente Câmara, inaugurada em 1950, que também transporta passageiros no município de Ipatinga; a Estação Mário Carvalho, que transporta cargas e passageiros no município de Timóteo; e a Estação Pedra Mole, que atualmente não funciona mais, apesar de já ter transportado passageiros no município de Ipatinga.

Conclusão sobre as estações ferroviárias de minas gerais

A história das estações ferroviárias de Minas Gerais é longa e complexa. Ela abrange outros estados além do mineiro, faz parte da história principal de ferrovias no país, e também demonstra como está o estado das estações e ferrovias abandonadas pelo governo.

Chegando a ter estações tombadas municipalmente e até mesmo pela União, as estações ferroviárias de Minas Gerais são algumas das únicas do país que até hoje conseguem relativizar o passado, de maneira que ele continue fazendo parte da história das pessoas, e até mesmo em percursos existentes e funcionais demonstrar como as pessoas conseguem usufruir dele.

Com o rumo que as antigas ferrovias estão tomando, nas mãos de interesses financeiros desenfreados, resta esperar que as estações ferroviárias de Minas Gerais permaneçam em seu estado de património cultural.

Fontes:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/index_mg.htm

https://www.mg.gov.br/conteudo/conheca-minas/turismo/estacao-ferroviaria

http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Patrimonio_Ferroviario_MG.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Esta%C3%A7%C3%B5es_da_Estrada_de_Ferro_Vit%C3%B3ria_a_Minas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Chagas_D%C3%B3ria

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_de_Ribeir%C3%A3o_Vermelho

pt_BR