Logística, Pesagem Ferroviária

Infraestrutura ferroviária: Quais são os desafios e as oportunidades

Quando falamos de infraestrutura de modo geral, estamos tratando um campo bastante complexo e amplo, que se refere a diversas questões, como infraestrutura econômica, de saneamento, energética, telecomunicações, turística, logística e de transporte. Nesse último caso, a infraestrutura de transporte se refere aos principais modais de transporte que compõem a movimentação de pessoas e cargas no país, incluindo, por exemplo, a infraestrutura ferroviária.

Você pode acessar o link a seguir e conferir melhor como é composta a infraestrutura logística de transporte, abordando diversos assuntos referentes a ela. 

Entretanto, no artigo a seguir, o foco será em cima da infraestrutura ferroviária, falando de aspectos de composição, história, formação e modelo de atuação nos dias de hoje. 

Índice do Conteúdo

Contextualização

Contextualização

O setor ferroviário foi, durante muito tempo, o principal modal de transporte de cargas do Brasil. 

Ainda na metade do século XIX, por volta de 1850, as primeiras ferrovias foram construídas, sendo, naquela época, o único modal de transporte vigente, permanecendo como a principal até meados de 1920.

Nesse período, a infraestrutura ferroviária era muito bem cuidada e trabalhada, recebendo incentivos e investimentos constantes para o crescimento e o fortalecimento do setor. Entretanto, conforme o setor rodoviário passou a ser inserido, as ferrovias perderam o espaço.

A crise do setor ferroviário se agravou ainda mais na década de 60, quando o governo estipulou um longo programa de incentivos às rodovias, buscando atrair indústrias automobilísticas para o país. 

Com isso, a infraestrutura ferroviária passou por um longo período de sucateamento, sem receber muitos investimentos importantes, totalmente em detrimento da ascensão do setor rodoviário.

Esse cenário só melhorou na década de 90, quando a regulamentação do segmento ferroviário mudou, e as empresas privadas passaram a concessionar as vias, aumentando os investimentos.

Dessa maneira, ainda existem muitas oportunidades e desafios que a infraestrutura ferroviária precisa enfrentar para recuperar um pouco do prestígio perdido, tentando diminuir a diferença entre esses setores de transportes de suma importância para a movimentação de cargas.

Por isso, selecionamos 3 desafios e 3 oportunidades da infraestrutura ferroviária, que mostraremos a seguir.

Principais oportunidades da Infraestrutura ferroviária

Principais oportunidades da Infraestrutura ferroviária

Para começar, falaremos das 3 principais oportunidades de crescimento e melhora da infraestrutura ferroviária.

Renovação das concessões

Concessões ferroviárias sobre Infraestrutura ferroviária

Conforme falamos, o setor ferroviário voltou a receber grandes investimentos nos últimos 20 anos, justamente pela mudança do modelo de concessões das vias ferroviárias.

Atualmente, todas as vias são concessionadas e controladas por empresas do setor de logística, como a Rumo Logística, a VLI Logística, MRS logística, entre outras.

Uma das grandes oportunidades que a infraestrutura ferroviária tem para continuar crescendo, é a renovação das linhas já existentes.

Isso é necessário, justamente por que as empresas que estão trabalhando com essas linhas ferroviárias, já conhecem os trajetos, sabem o que precisa ser feito para melhorar e tem potencial de investimento interessante, já que são empresas consolidadas nesse mercado.

Investimentos para expandir as malhas

Investimentos para expandir as malhas

Manter as linhas ferroviárias existentes e investir em infraestrutura ferroviária para que elas continuem atuando da maneira que atuam, ou seja, desempenhando um papel muito importante para o transporte de cargas e mercadorias para os municípios brasileiros e para os portos, é fundamental.

Entretanto, existem ainda diversas regiões que carecem da presença de malhas ferroviárias.

 Nesse sentido, o incentivo e cobrança para que aconteçam investimentos significativos para expandir as malhas já existentes, também é um caminho e uma oportunidade muito interessante.

Existem, inclusive, projetos governamentais que trabalham para que essas duas oportunidades citadas até agora, se complementam. 

Ou seja, conforme o governo brasileiro abre espaço para a renovação das concessões ferroviárias, ao mesmo tempo ele exige que as empresas busquem investir em novas linhas, justamente para contemplar uma quantidade maior de localidades e portos do Brasil.

Plano de Logística Nacional 

Plano de Logística Nacional para a Infraestrutura ferroviária

Outra oportunidade de crescimento importante, foi gerada juntamente com a criação do Plano de Logística Nacional, do governo federal. 

Esse plano visa implementar mudanças na logística de infraestrutura do transporte brasileiro, incluindo a infraestrutura ferroviária.

O Plano prevê um aumento considerável da participação do setor ferroviário no transporte de cargas brasileiro, que atualmente é relativamente baixo, principalmente se comparado ao setor ferroviário.

Entre as principais diretrizes do plano, está a identificação e a proposta de novas soluções para o crescimento da infraestrutura dos transportes de cargas, redução dos custos e maior qualidade na movimentação das mercadorias, visando a diminuição da emissão de poluentes.

Principais desafios da Infraestrutura ferroviária

Ainda que existam boas oportunidades de crescimento, principalmente com a participação efetiva do governo federal, ainda existem longos desafios que precisam ser enfrentados para atingir o patamar desejado. São diversos, mas selecionamos os 3 que consideramos principais nesse sentido, confira.

Melhor aproveitamento das frotas

Melhor aproveitamento das frotas

Um dos grandes desafios que a infraestrutura ferroviária precisa superar, é em relação à composição das malhas existentes. 

Segundo dados do diretor-executivo da DB International Brasil, Peter Mirow, apenas um terço, dos 29 mil km de malha ferroviária, são utilizados.

Esse número, consideravelmente baixo, é reflexo das condições que a infraestrutura das linhas ferroviárias do Brasil se encontram. 

Como dissemos, o longo processo de sucateamento fez com que as linhas fossem abandonadas. 

Sem receber incentivos durante muito tempo, a estrutura dos trilhos e dos trens de diversas linhas foram prejudicadas, dificultando a utilização desses trechos.

Transformação das ferrovias

Transformação das ferrovias

Atualmente, a grande maioria da frota ferroviária, do transporte de cargas, são movidos a diesel. Infelizmente, isso dificulta a entrada dos trens de cargas em diversas regiões, pois a emissão de poluentes é consideravelmente alta.

Por isso, uma transformação das ferrovias, no sentido de modificar o funcionamento dos trens, passando a utilizar a energia elétrica como principal combustível, é uma solução importante para o crescimento da infraestrutura ferroviária.

Essa transformação é vantajosa justamente pela sustentabilidade, pois a emissão de poluentes diminuiria de forma considerável.

Diferença para as rodovias

Diferença para as rodovias

Por fim, o principal para a melhora da infraestrutura ferroviária e do setor ferroviário como um todo, seria explorar mais a competitividade dos modais de transporte de carga do país.

Atualmente, mais de 60% das cargas transportadas passam pelas rodovias, enquanto apenas em torno de 20% viajam pelo setor ferroviário. 

Essa diferença, bastante grande, faz com que exista uma dependência do setor rodoviário, brecando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária.

Com o crescimento dos investimentos nas ferrovias, ampliação das malhas existentes, criação de novas linhas, melhorias para os trilhos e para os trens, a infraestrutura ferroviária podia se transformar e se colocar em outro patamar.

Conclusão sobre a Infraestrutura ferroviária

Certamente, o setor ferroviária tem muita importância para a capacidade de transporte de cargas do Brasil, assim como é nos países mais desenvolvidos do mundo. Entretanto, nesses países, a participação da ferrovia é ainda maior, pois ela apresenta algumas vantagens em relação às rodovias. Aqui, no Brasil, ainda existem muitos desafios que precisam ser enfrentados para que as ferrovias tenham o patamar necessário e, por isso, é muito importante aproveitar as oportunidades de crescimento, tanto a curto, como a longo prazo. 

Fontes: 

https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/1981/2/Situa%C3%A7%C3%A3o%20atual%20e%20perspectivas%20da%20infraestrutura%20de%20transportes.._A_P.pdf

https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/635/3/20822795_Lucas%20Pinto.pdf

https://portogente.com.br/portopedia/112739-ferrovias-importancia-para-o-transporte-de-carga

http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/infraestrutura/

https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/2544/2/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf

https://abifer.org.br/artigo-ferrovias-oportunidade-para-avancar/

https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/artigo_panorama_do_transporte_ferroviario_no_brasil_-_desafios_e_oportunidades5.pdf

https://www.fiesp.com.br/noticias/potencial-do-crescimento-do-setor-ferroviario-no-brasil-debatido-em-seminario/

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/sem-categoria/oportunidade-mercado-aquecido-no-setor-ferroviario/

https://tvefamosos.uol.com.br/bbb/

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