
Descubra quanto pesa um metro de trilho de trem
Desde a implementação da primeira estrada de ferro no mundo, ocorrida na Inglaterra em 1825, as ferrovias passaram a ser construídas em todos os países e se tornaram uma importante estrutura para o desenvolvimento das nações, já que a construção das ferrovias possibilitou uma maior facilidade no transporte de cargas para o abastecimento dos portos. Mas, você sabe como é a composição das linhas ferroviárias? E quanto pesa um metro de trilho de trem?
Bom, independentemente da localidade, os principais componentes para a transportação de cargas nas linhas ferroviárias são os trens de carga e os trilhos ferroviários, que possibilitam que os trens se movimentem. O foco do nosso texto é falar sobre os trilhos, que são composições de aço laminado. Aqui no Brasil, o principal perfil dos trilhos é do tipo Vignole, e a caracterização dos tipos de um trilho depende exclusivamente de quanto pesa um metro de trilho de trem. A partir da metragem da extensão de uma peça do trilho numa linha é que são direcionadas as cargas que podem ser movimentadas na via específica.
No Brasil, basicamente existem alguns tipos de trilhos que são formados pela sigla TR, seguida da pesagem do metro do trilho. Damos um enfoque maior sobre os tipos de trilhos no texto disponível no link.
Essa categorização é uma forma de determinar a quantidade de carga aguentada pelas vias sem que haja o risco de acontecerem problemas estruturais, incluindo o descarrilamento. São diversos os desgastes que ocorrem nas vias e que poderiam ser ainda maiores se não houvesse o controle das cargas de acordo com a pesagem da peça do trilho. Portanto, entender quanto pesa um metro de trilho de trem é fundamental para os responsáveis pela linha, e é um entendimento bastante simples.
Índice do Conteúdo
Quanto pesa um metro de trilho de trem?

Conforme explicado, é possível perceber que cada tipo de trilho tem um peso específico e é aplicado de acordo com a necessidade da ferrovia. Dessa forma, para determinar quanto pesa um metro de trilho de trem, é preciso analisar o contexto em que ele está inserido e os materiais com os quais ele é produzido.
A quantidade de peso aguentado por uma via está totalmente ligada ao peso das cargas presentes nos vagões. Para cada eixo de um vagão, há uma determinada quantidade que pode ser suportada por um trilho. Há uma determinação prévia de quantas toneladas por eixo são permitidas, isso inclui as cargas presentes no vagão, bem como a composição estrutural do próprio.
A pesagem dos vagões é feita por balanças ferroviárias que estão posicionadas nos trilhos das vias ferroviárias, e medem a pesagem do vagão quando ele entra em contato com o equipamento. Existem dois tipos de balanças, em que a diferença está no modo em como elas agem. As balanças estáticas funcionam apenas com os trens parados e os vagões posicionados na extensão da balança. Já as balanças dinâmicas, que são as mais utilizada hoje em dia, permitem que a pesagem seja realizada mesmo que o trem esteja em movimento. Quando os trens passam por essas estruturas são enviados os dados para uma central de comando que determina se as pesagens estão de acordo com as suportadas por aquela via.
Especificação das pesagens

Antes de abordarmos diretamente quanto pesa um metro de trilho de trem, precisamos explicar para você como é a composição dessa estrutura. Os trilhos são formados por três pontos principais: os patins, que são a base da composição, a alma, que é a parte central e de conexão com a parte superior, e os boletos, que são a parte do trilho mais importante, já que entram em contato direto com a movimentação das rodas do trem.
A fabricação dos trilhos ferroviários é feita pelas indústrias das empresas detentoras das linhas que trabalham no ramo ferroviário. Dessa forma, é mais prático determinar o tipo de trilho que será construído para a via.
Como vimos, a pesagem do metro de uma peça de trilho é determinante para a classificação do tipo de trilho. Agora, passaremos pelas principais pesagens de trilhos encontradas no Brasil e abordaremos quais são suas principais utilidades.
TR 32 e TR 37

As siglas TR 32 e 37 determinam quanto pesa um metro de trilho de trem na via em que eles serão instalados. Dessa forma, a pesagem de um metro da barra desse tipo de trilho pesa 32 kg e 37 kg, respectivamente. Por serem trilhos de menor pesagem, naturalmente aguentam vagões com cargas menores. A determinação é que os TR 32 e TR 37 permitam que sejam movimentados vagões, nessa ordem, de 16 e 18 toneladas por eixo. Esse tipo de trilho é muito usual em transportes mais simples, como em pontes rolantes industriais e na movimentação de cargas nas mineradoras.
TR 45

Você sabe quanto pesa um metro de trilho de trem em uma via que tem um TR 45? Bom, continua valendo o mesmo preceito para todos os tipos de pesagem. A sigla TR 45 determina que o metro da barra do trilho deve pesar no máximo 45 kg. Esse tipo de trilho é regular no transporte de cargas usuais e comuns nas ferrovias, e permite que os vagões pesem até 20 toneladas por eixo.
TR 57 e TR 68


Essas são as pesagens mais padrões nos trilhos ferroviários brasileiros. A TR 57 mostra que o metro do trilho pesa 57 kg enquanto a TR 68 tem o seu metro pesando 68kg. As vias com esse tipo de trilho permitem que sejam movimentados vagões com 25 e 30 toneladas por eixo, respectivamente. Esses tipos de trilhos são bastante usuais e funcionais, já que como aguentam a maior pesagem possível para as cargas, não são construídos especificamentes para um tipo de transporte, o que torna as possibilidades bem amplas. São muito usados, por exemplo, nas ferrovias transportadoras de minérios, que transportam pesos mais elevados em relação aos outros tipos de produtos.
Conclusão
Percebemos ao longo da nossa discussão que a pesagem do metro do trilho é determinante para a construção em que ele será inserido. Dessa forma, é possível determinar o peso máximo dos vagões, garantindo a seguridade da composição e evitando que os trilhos sofram com maiores desgastes em suas estruturas.
Fontes: https://sites.google.com/site/geotecniaefundacaolan/137-trilhos-ferroviarios
https://www.brasilferroviario.com.br/trilho/
https://portogente.com.br/artigos/13531-as-capacidades-dos-vagoes-ferroviarios
Comments are closed.
1 comentários
Ótimo conteúdo, parabéns