Ferrovias

Trem de alta velocidade no Brasil: realidade ou futuro?

A tecnologia, nos últimos anos, tem atuado de diferentes maneiras e em setores distintos, incluindo o modal de transporte ferroviário. Os processos e serviços no geral são aprimorados com o implemento das tecnologias, e a pergunta que fica no ar e é bastante discutida no Brasil é: Trem de alta velocidade no Brasil: realidade ou futuro?

Bom, sabemos que a sociedade atual demanda rapidez e solidez nos serviços prestados por todos os segmentos, seja na produção, comércio ou transporte de cargas e de pessoas.

A população cada vez mais adquire veículos particulares para ter maior facilidade para se transportar pelas cidades, diminuindo o tempo de percurso. 

Na ausência de um veículo próprio, os serviços de transporte, como os de trem, são a solução mais viável, e é normal que a população clame por veículos mais rápidos, seguros e eficientes.

Nesse sentido, será que veremos em pouco tempo a implementação de trem de alta velocidade no Brasil, como já existe em diversas partes do mundo, ou esse projeto é apenas uma projeção para o futuro? Bom, é isso que veremos no artigo a seguir. 

Índice do Conteúdo

O que é o trem de alta velocidade?

trem de alta velocidade

Para contextualizar, é importante explicar sobre o que se trata o Trem de Alta Velocidade, também conhecido pela sigla TAV, e como ele funciona.

Como o próprio nome já indica, um TAV é um modelo de trem que busca ter uma velocidade muito maior do que os modelos de trens que estamos acostumados a acompanhar no nosso dia a dia e também nas malhas ferroviárias de cargas do país.

Essa alta velocidade é alcançada por uma série de questões, como o próprio funcionamento do trem, a montagem dos trilhos e os sistemas que são utilizados para garantir maior eficiência e potência para os veículos.

Em relação aos trilhos e a formação das vias, que fazem toda diferença, os trens que conhecemos tem de enfrentar continuamente curvas abruptas e manobras, que fazem com que os trens tenham de diminuir sua velocidade. Na projeção de implementação de trem de alta velocidade no brasil, a novidade e diferença é que os trilhos serão contínuos e retos, sem essa variação que faz com que a velocidade seja diminuída.

Além disso, as vias dos TAVS não possuem emendas, que são peças importantes para a composição das vias dos trens atuais, que são peças que atrapalham o fluxo contínuo dos trens.

O sistema para que os trens atinjam tal velocidade, e que são semelhantes aos utilizados por diferentes países do mundo, se baseia no uso  de sistema com rodas e trilhos de aço, com alimentação por energia elétrica. Entretanto, essa é apenas uma das opções de sistemas, e não existe garantia que ele será o escolhido para o trem de alta velocidade no Brasil. 

Além disso, a tecnologia do MagLev também é uma opção. Esse sistema faz com que os trens “levitem” através do uso de imãs, evitando o contato dos trens com os trilhos. Dessa maneira, sem o atrito, o trem é capaz de atingir grandes velocidades, muito maiores do que a que estamos acostumados, podendo chegar até chegando até 300.

Investimento exigido pelo projeto

trem em movimento

Sabemos que aqui no brasil as coisas demoram a acontecer. Projetos que são criados vire e mexe sofrem com paralisações por conta dos custos ou de desejos dos governos, que se modificam a cada 4 anos.

O projeto de implementação do trem de alta velocidade no Brasil possue um alto custo die investimento, sendo a obra mais cara do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo brasileiro.

O projeto de trem de alta velocidade no Brasil começou a ser pensado durante o governo Lula, em 2004, mas ainda muito timidamente. 

Em 2009, as discussões se intensificaram e o primeiro projeto, entre Campinas e Rio, passando por São Paulo, começou a ganhar corpo. Naquela época, a ideia era que o projeto estivesse pronto para receber a Copa do Mundo do Brasil em 2014.

Já em 2012, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estimava que um dos projetos, o TAV entre Campinas e Rio, com parada em São Paulo, já estaria em operação até 30 de junho de 2020, sendo a data limite do planejamento do governo.

O grande problema para a implementação do projeto foi justamente os custos. Quando o projeto foi pensado em 2009, a estimativa é que os custos totais fossem de 15 bilhões de dólares, representando mais de 75 bilhões de reais na cotação atual.

Com esse alto custo, alinhado às recessões e crises econômicas constantes que o Brasil enfrenta, o projeto de trem de alta velocidade no Brasil deixou de ser prioridade e até hoje não saiu do papel.

Perspectiva de implantação do trem de alta velocidade no Brasil

trem de alta velocidade no brasil

Os principais desafios enfrentados para a implementação dos projetos de TAV no Brasil são justamente os custos e a falta de prioridade. Com o dólar batendo recorde e as grandes crises enfrentadas pelo governo decorrente da pandemia do Coronavírus em 2020 e 2021, essa ideia não se apresenta como muito viável nos dias atuais.

Para que possa ser implementada, é necessário que novas rodas de investimentos, essencialmente da iniciativa privada, ganhe corpo. os desafios encontrados até o momento, porque ainda não foi executado e novidades nas novas rodadas de investimentos, possíveis empresas que assumiriam as obras e novas datas.

Durante muito tempo, a ideia deixou de ser totalmente prioritária e perdeu fôlego. Entretanto, em 2019, uma possibilidade de investimento vindos da China ajudou o projeto a ser relembrado pelo governo atual. Entretanto, o projeto não foi levado para frente por falta de concretização de parcerias e incentivos.

Dessa maneira o futuro do trem de alta velocidade no Brasil segue sendo uma incógnita. Durante o governo Bolsonaro, o ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas já afirmou que o andamento do projeto depende única e exclusivamente de um aporte financeiro vindo da iniciativa privada e que o governo não tratará esse projeto como prioridade.

Com isso, ainda poderemos ver esse debate ressurgir nos próximos anos e décadas. Sem saber como o Brasil se adequará financeiramente para dar continuidade a esse plano, não é possível afirmar em quanto tempo os projetos serão finalizados e se serão.  

Linhas planejadas

Para finalizar, vale destacar alguns pontos importantes dos projetos de trem de alta velocidade no Brasil. Esse serviço, planejado desde 2009 pelo Governo Federal, designado para a EPL (Empresa de Planejamento e Logística), tinha a ideia de montagem de 4 linhas principais de trem de alta velocidade.

Todas as linhas de alta velocidade teriam a função de interligar cidades próximas e importantes de diferentes estados Brasileiros. Os 4 projetos são:

  • TAV Rio-São Paulo;
  • TAV Brasília-Goiânia;
  • TAV Belo Horizonte-Curitiba;
  • TAV Campinas-Triângulo Mineiro.

Cada um dos trens de alta velocidade no Brasil ligariam essas cidades, e passariam por outros municípios. No trajeto Rio-São Paulo, por exemplo, o destino final seria a cidade de Campinas, apenas passando pela capital paulista, possuindo cerca de 998,1 km de extensão.

Todos os projetos estão paralisados e sem previsão para continuidade. Enquanto isso, é importante acompanhar as próximas resoluções das instâncias governamentais, especialmente do Ministério de Infraestrutura do País para saber se as linhas serão efetivamente construídas ou não. 

Conclusão

Como vimos, o projeto de implementação de trens de alta velocidade no Brasil ainda sofre com problemas. Apesar de já ter começado a ser planejado anos atrás, a falta de investimento e o alto custo para implementação das tecnologias nas linhas dificultou que os projetos tivessem sequência e, até o momento, não existe uma perspectiva concreta de que eles possam ser concluídos. 

Fontes:

https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-82-trem-de-alta-velocidade-novas-informacoes-para-debater-o-projeto

https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-82-trem-de-alta-velocidade-novas-informacoes-para-debater-o-projeto

https://www.epl.gov.br/1506

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZKKD2/1/esplogisticaestrategsisttransportes_flavioluciocarvalho_monografia.pdf

https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n153216/empresa-hyperloop-quer-criar-trem-bala-rio-de-janeiro-sao-paulo.html

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