Ferrovias

Malha ferroviária Rio de Janeiro: Conheça as vias e suas concessões

O setor ferroviário é um dos principais meios de abastecimento dos portos brasileiros. Segundo dados do Plano Nacional de Viação, em 2017 já haviam cerca de 30 mil km de vias férreas espalhadas por diversas regiões do país. Na época, as cargas movimentadas nas linhas atingiram mais de 500 milhões de toneladas. As linhas ferroviárias são construídas e concedidas através de um sistema concessionário. Ou seja, o governo investe na construção e faz o leilão da concessão da via para uma empresa privada, que assina um contrato periódico para realizar o pagamento do investimento durante esse período, recebendo o direito ao lucro excedido com as atividades ferroviárias.  

Nesse artigo falaremos da malha ferroviária Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro está entre os estados mais desenvolvidos do Brasil. Muitos setores econômicos atuam com força nesse estado graças a sua importância econômica. Como o estado é litorâneo, as ações portuárias são, por consequência, extremamente relevantes. Para que haja o abastecimento do porto e, também, o transporte de cargas e produtos que chegam nessa região, é essencial a presença da malha ferroviária Rio de Janeiro, que passa pelo estado. Atualmente são duas as concessões e as linhas presentes no estado, a MRS Logística, que liga o porto de Itaguaí a São Paulo e Minas Gerais, e a  Ferrovia Centro-Atlântica, que faz a ligação do porto de Itaguaí a diversos estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Goiás, Bahia e São Paulo.

Para saber mais detalhes sobre a malha ferroviária Rio de Janeiro, quais produtos são movimentados, a quantidade de cargas, as extensões das linhas e ainda conhecer um pouco sobre o principal porto do estado do Rio de Janeiro, é só continuar conosco. Confira!

Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)

Malha ferroviária Rio de Janeiro Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)

A Ferrovia Centro-Atlântica é uma malha ferroviária construída e erguida pelo programa de desestatização, ocorrido em 1996, que visava a transferência do poder do setor público para o setor privado em algumas áreas geridas pelo Estado. Desde então, a FCA passou por diversas modificações, já que os contratos de concessões são periódicos. Atualmente, ela é concessionada pela VLI Multimodal S/A, e tem cerca de 7.220 quilômetros de extensão, sendo uma das maiores e, também, uma das mais importantes malha ferroviária Rio de Janeiro. A gama de produtos transportadas é variada. Segundo dados do Programa de Parceria de Investimentos do Governo Federal, foram transportados mais de 27 mil toneladas de itens como: soja, minério de ferro, bauxita, milho, açúcar, entre outras commodities. A linha abrange em torno de 300 municípios nos estados já mencionados.

MRS Logística

MRS Logística
Fonte: MRS Logística

Já a malha ferroviária Rio de Janeiro controlada pela MRS Logística, opera na Região Sudeste do país e tem como principais destinos os portuários de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e a região central de Minas Gerais, como a cidade de Belo Horizonte. Essa via férrea tem em torno de 1.643 km de extensão e é um projeto que continua em constante evolução para expandir ainda mais a sua linha. Segundo o site da empresa MRS logística, a companhia possui cerca de 16% da extensão ferroviária presente no país, com mais de 28 mil vagões operando nessas regiões. Ainda segundo dados divulgados pela empresa, as cargas que são transportadas são as mais diversas, como containers, minérios, bauxita, produtos agrícolas, blocos de concreto, entre outros. 

Porto de Itaguaí

Porto de itaguaí

A cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro, é um município litorâneo e que conta com um dos principais portos exportadores de produtos, principalmente do minério ferro. O Porto de Itaguaí exporta diariamente grandes quantidades de mineiros para os países vizinhos. Essa exportação só é permitida por conta da malha ferroviária Rio de Janeiro, que permite o deslocamento das cargas entre as regiões que compõem o percurso dos trilhos. De acordo com o site oficial do governo do estado do Rio de Janeiro, que trabalha com dados sobre os portos do estado, a capacidade de movimentação do porto de Itaguaí é de 3.542.738 toneladas. Dados da Web Porto apontaram que o porto de Itaguaí foi o terceiro que mais movimentou cargas de janeiro até março de 2020, representando quase 10% da movimentação total portuária do país. A informação representa um decréscimo em relação ao mesmo período do ano passado, em que os números apontavam movimentações superiores a 14%.

O volume total de cargas movimentadas nos portos Brasileiros atingiu cerca de 84,21 milhões de toneladas. Apesar de diminuir o volume da movimentação, o porto de Itaguaí movimentou cerca de 8 milhões de produtos nos primeiros quatro meses do ano, sendo que um dos principais pontos de abastecimento segue ocorrendo através da malha ferroviária Rio de Janeiro, por meio da MRS Logística. 

Novo Projeto

novo projeto Malha ferroviária Rio de Janeiro

Está em andamento, desde meados de 2015, a construção de uma nova malha ferroviária Rio de Janeiro, que irá interligar o estado do Rio com o Espírito Santo. Essa linha ferroviária é chamada de EF-118 e, atualmente, está com o contrato estendido até 2027, sendo concessionada pela empresa Vale.

Esse projeto visa o abastecimento de cidades como a Baixada Fluminense, Nova Iguaçu, Macaé e outras cidades do estado do Rio e terá o destino final em Vitória (ES), passando por diversos municípios do estado, como Anchieta, Cariacica, Marataízes, Guarapari e muito mais.

A dimensão dessa malha ferroviária, segundo o projeto apresentado pelo Governo Federal, é de cerca de 572 km de extensão, com um investimento em torno de R$ 7,8 bilhões. Atualmente, a maior malha ferroviária Rio de Janeiro, que engloba também o estado do Espírito Santo, está sob os comandos  da VLI Multimodal S/A e é a Ferrovia Centro-Atlântico.

Conclusão

Como percebemos ao longo do artigo, apesar da extensão do Rio de Janeiro não ser das maiores em relação a outros estados do país, a importância econômica que esse estado tem para o Brasil faz com que seja necessária a presença de uma vasta extensão de linhas ferroviárias. Por isso, o governo investiu muito nos últimos anos na construção de malha ferroviária Rio de Janeiro, e continua a investir para que cada vez mais os portuários dessa região sejam abastecidos de maneira eficiente.
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Fontes extras:

https://portocentral.com.br/pb/midia/presidente-da-aval-a-nova-ferrovia-ef-118/

https://tribunaonline.com.br/ferrovia-vai-criar-mil-empregos-e-atrair-empresas-para-dez-cidades

https://webportos.labtrans.ufsc.br/Brasil/Movimentacao

https://www.infraestrutura.gov.br/images/SNP/planejamento_portuario/planos_mestres/sumario_executivo/se13.pdf

https://www.mrs.com.br/empresa/quem-somos/#:~:text=Quase%2020%25%20de%20tudo%20o,carv%C3%A3o%20e%20min%C3%A9rio%20de%20ferro.

https://portocentral.com.br/pb/governo-federal-anuncia-a-construcao-da-ferrovia-vitoria-rio/

https://www.epl.gov.br/ferrovia-rio-de-janeiro-ndash;-espirito-santo
https://viatrolebus.com.br/2020/04/vitoria-rio-de-janeiro-ferrovia/

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