Malha ferroviária

Quais os principais problemas de trem na indústria?

A história da utilização de ferrovias no Brasil é longa, tendo os primeiros registros em meados do século XIX. No entanto, com o passar dos anos esse modelo de transporte foi sendo deixado de lado, preterido por outros modos de transporte. Com isso, devido à precarização, passaram a surgir diversos problemas de trem durante o transporte. 

Em contraposição ao cenário, nos últimos anos, a iniciativa privada passou a investir pesado nesse setor, chegando a marca de 50 bilhões de reais na criação de novas ferrovias, expansão de trechos e melhorias. No entanto, toda a estrutura ferroviária ainda precisa evoluir muito para ter uma utilização satisfatória em um país que apresenta dimensões continentais.

Por isso, siga com a leitura deste artigo e conheça quais os principais problemas de trem que afetam diretamente a indústria brasileira. Além disso, descubra mais detalhadamente como foi o processo de abandono do sistema ferroviário no país.

Quando as ferrovias foram esquecidas no Brasil?

Quando as ferrovias foram esquecidas no Brasil?

O quadro de sucateamento das ferrovias brasileiras começou a se aflorar ainda no governo do presidente Washington Luís, entre 1926 e 1930. Ele foi um governante muito ligado ao aspecto do desenvolvimento rodoviário, sendo que muitos historiadores atribuem a ele a frase “governar é abrir estradas”. Um dos marcos do seu mandato foi a construção da rodovia Rio-São Paulo.

Os governos seguintes, de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, mantiveram a mesma política. JK chegou a estimular as montadoras de automóveis como força motriz do crescimento do parque industrial brasileiro. Durante a ditadura militar, que perdurou no Brasil entre 1964 a 1985, os militares fizeram uso de uma lei de 1955 que buscava a “erradicação de ramais antieconômicos” para eliminar linhas sem demanda de passageiros ou carga.

Problemas de trem na indústria

Problemas de trem na indústria

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a história das ferrovias no Brasil e como elas acabaram sendo deixadas em segundo plano em relação ao desenvolvimento rodoviário, chegou o momento de conhecer como esse e outros fatores acabam acarretando problemas de trem na indústria. 

Confira abaixo 5 problemas muitas vezes enfrentados pelas indústrias que necessitam e usam trens para o transporte de cargas e mercadorias:

1 – Falta de malha ferroviária 

Falta de malha ferroviária

Uma das mais graves complicações atuais da malha ferroviária brasileira é a falta de extensão de trilhos. Com um investimento modesto e muitas vezes equivocado ao longo dos últimos anos, muitos locais que necessitariam de uma ferrovia para o escoamento de uma produção não possuem, tendo que sempre optar pela malha rodoviária.

Além desse ponto, uma parte significativa da malha ferroviária já instalada apresenta problemas que dificultam ou impedem a sua utilização. Isso é o que demonstra o estudo  “Transporte ferroviário: colocando a competitividade nos trilhos” realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Segundo esse levantamento, 30% da extensão de trilhos ferroviários do país estão inutilizados e 23% estão sem condições operacionais. Para os especialistas que desenvolveram essa pesquisa, também possui grande parte nesse problema os contratos de concessão das malhas ferroviárias firmados na década de 1990. 

2 – Problemas na pesagem da carga 

Problemas na pesagem da carga

Um problema de trem muito usual no meio das indústrias é relacionado a pesagem dos trens, tanto no momento da carga como na descarga. Isso porque ao não fazer uma aferição adequada do peso que será transportado, corre-se o risco de ocorrer tanto danos na própria estrutura do trem e vagões como na malha ferroviária. 

Sendo assim, para evitar a ocorrência de transtornos desse tipo, o ideal é contar com um equipamento moderno de pesagem que garante alta precisão, como as balanças  de pesagem em movimento da Massa Pesagem e Automação Industrial. Com modelos com classe de exatidão que variam de 0.2% a 1%, permitem um grande ganho operacional, podendo ser instaladas próxima a áreas de carregamento e descarregamento de vagões preparadas para manobras de parada, avanços e retornos sobre a balança durante a pesagem, tornando o processo de pesagem dos vagões transparente a operação ferroviária. .

Esse aspecto é extremamente valioso quando se possui um fluxo de vagões acima de 30 por dia. Ficar preso a tecnologias antiquadas para o desenvolvimento atual do mercado, como balanças estáticas, por exemplo, pode significar grandes perdas para a sua indústria, principalmente no campo econômico. 

3 – Pouco incentivo governamental para solucionar os problemas de trem

Pouco incentivo governamental

Assim como já mencionado, mas que é importante de ser frisado, muitos problemas de trem na indústria que ocorrem hoje em dia existem por conta da falta de incentivo governamental no passado e no presente, apesar das recentes iniciativas de se melhorar esse cenário. Assim, para se ter uma ideia do que ocorre hoje, 65% do transporte de cargas no país é feito por caminhões, mesmo que a capacidade dos trens seja três vezes superior, por cada vagão. 

Diante desse quadro, a região Centro-Oeste se apresenta como a que mais necessita de malha ferroviária hoje, para conseguir escoar  sua produção agrícola e mineral para a região Norte do Brasil. Uma carência latente também diz respeito a capacidade de atendimento de alguns portos das regiões Sul e Sudeste.

4 – Rotas inflexíveis

Rotas inflexíveis

No passado, muitos trilhos ferroviários foram pensados e desenvolvidos para transitarem por áreas urbanas, devido ao transporte de passageiros. No entanto, no cenário atual onde quase não existe essa necessidade, surge um grande problema para o transporte de carga que afeta todo o sistema de transporte. 

Além desse fato, o alto número de passagem de níveis, quando ocorre o cruzamento de uma ferrovia com uma rodovia, acaba elevando o número de acidentes, prejudicando o transporte.

5 – Dependência de outros meio de transportes

caminhão

A partir dos dados já apresentados até aqui e também a ocorrência da greve dos caminhoneiros em 2018, fica clara a dependência do Brasil do transporte rodoviário, expondo as indústrias a terem que optar por esse serviço sem terem outra opção viável.   

Conclusão dos problemas de trem

De uma forma geral, os problemas de trem enfrentados pelas indústrias no mercado decorrem de uma falta de investimento na infraestrutura ferroviária que ocorre a muito tempo no país. Sendo assim, para solucionar esses problemas de trem será preciso um trabalho focado, além de recursos em abundância.

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