
Malha Ferroviária SP está em expansão?
O setor ferroviário tem uma longa, rica e importante história para a evolução e o crescimento do Brasil. São Paulo é o estado brasileiro mais desenvolvido atualmente, e esse desenvolvimento está diretamente ligado aos investimentos feitos em ferrovias, já que a segunda ferrovia inaugurada no país passava pelo estado, permitindo o transporte constante de cargas para o principal porto brasileiro, o porto de Santos.
Esta ferrovia é a São Paulo Railway (SPR), fundada efetivamente em 1867, interligando o terminal de Jundiaí até a cidade litorânea de Santos, passando por diversas outras cidades como a própria capital, as cidades do grande ABC e outros municípios litorâneos.. A implementação da SPR, conhecida também como Estrada Ferro-Santos, tinha como principal objetivo o escoamento do principal produto econômico na época, o café.
A época da construção da SPR era um momento conturbado do país, já que o Brasil passava por constantes mudanças nas leis sobre a escravatura, que culminariam poucos anos depois na abolição da escravidão. Após esse período, o Brasil implementou uma forte política de imigração, e São Paulo foi a região que mais recebeu imigrantes vindos da Europa e da Ásia. A produção cafeeira e o trabalho das ferrovias permitiram que inúmeros imigrantes tivessem onde trabalhar e, consequentemente, as ferrovias passaram a se desenvolver cada vez mais.
Atualmente, essa não é a única ferrovia que abrange o estado de São Paulo, mas ainda é uma das principais. Você sabe como estão a Estrada Ferro-Santos e as outras ferrovias que compõem a malha ferroviária SP? A partir de agora falaremos do momento atual das ferrovias paulistas, bem como faremos a sua comparação com outro setor de transporte importantíssimo para o país, o setor rodoviário.
Índice do Conteúdo
Estrada Ferro Santos atual

Como mencionamos, na época que foi construída e inaugurada, a Estrada Ferro-Santos tinha o café como principal carga transportada, já que esse produto era a base da economia do momento. Mas, naturalmente, isso foi se modificando, e essa malha ferroviária SP passou por um longo processo de divisão.
Na década de 90, o trecho da linha da Estrada Ferro-Santos passou por um processo de concessão e sofreu uma divisão. O trecho que engloba Rio Grande da Serra até Santos foi adquirido pela MRS Logística, importante investidora no setor ferroviário. Esse trecho da linha segue sendo utilizado para o transporte de cargas e abastecimento do portuário Santista. A outra parte do trecho é utilizada nos dias atuais por trens urbanos, ou seja, ela faz parte da composição de trens que transportam pessoas de um local para outro. Nesse caso, são as linhas 7 (Brás – Jundiaí) e 10 (Brás – Rio Grande da Serra), administradas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Segundo dados da própria MRS Logística, que possui mais de 1600 km de extensão de linhas ferroviárias no Brasil, o trecho que atualmente pertence à malha ferroviária SP ainda possui um grande contingente de cargas transportadas diariamente, apesar da pouca extensão. De acordo com a empresa, em 2016, mais de 32 milhões de toneladas de cargas como produtos agrícolas e siderúrgicos passaram por essa linha. Os investimentos nos últimos anos feitos pela companhia atingiram a marca de mais de 400 milhões de reais para a melhoria do trajeto e da infraestrutura.
Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)

A Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela empresa VLI Logística, que é a parte empresarial logística da multinacional Vale, é uma das maiores ferrovias brasileiras. Essa ferrovia passa por diversos estados, como Bahia, Sergipe, Goiás e todos os estados da região Sudeste, sendo a principal linha para integração dessas três regiões brasileiras.
Dos mais de 7000 km de extensão, uma parte dessa quilometragem passa por diversas cidades paulistas que compõem mais uma extensa área da malha ferroviária SP. Nessa linha são transportados diferentes itens de produção e consumo, como soja, minério de ferro, açúcar, milho e outros.
Malha Sul, Malha oeste e Malha Paulista

Essas três linhas ferroviárias fecham a malha ferroviária SP e todas são comandadas pela mesma companhia, a empresa Rumo. A Rumo Logística é a principal empresa do ramo ferroviário, contendo a maior extensão de quilometragem de linhas ferroviárias do país, presentes essencialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. No total, são mais de 28 mil vagões presentes nos trens pertencentes a essa imensa empresa do setor ferroviário.
Dos mais de 14mil km de extensão, cerca de 14% de toda a linha pertence a malha ferroviária SP. O principal objetivo da linha é abastecer os portuários Santistas, locais de intensa exportação de produtos extraídos e cultivados nas terras brasileiras. Os itens mais movimentados nas malhas paulistas em 2018, segundo informações do Programa de Parceria de Investimento, foram milho, soja, açúcar, farelo de soja e óleo diesel. Ainda de acordo com informações do programa do Governo Federal, a previsão de investimentos para os próximos anos é de cerca de R$ 6 bilhões, visando a melhoria da malha, infraestrutura e ampliação da quilometragem.
Comparação: rodovias e malha ferroviária SP

Comparar os setores ferroviário e rodoviário não é uma tarefa simples. São vários os fatores que envolvem essa comparação, benefícios de um lado e desvantagens do outro. O certo é que esses são, atualmente, os principais meios de transporte, tanto de cargas como de pessoas.
O setor ferroviário se inseriu primeiro no contexto histórico do Brasil, principalmente com linhas como a Estrada Ferro-Santos, pertencente à malha ferroviária SP e contextualizada na introdução do nosso texto. Mas, durante um longo período do século passado, os investimentos nas linhas ferroviárias diminuíram muito, fazendo, inclusive, com que muitas vias fossem abandonadas. Em contrapartida, os governos federal, estadual e municipal passaram a investir fortemente na construção e expansão das linhas rodoviárias.
O setor rodoviário possibilita não só o amplo transporte de cargas entre regiões, mas também a locomoção de pessoas em seus veículos utilitários para cidades diversas, conectadas por extensas rodovias por todo país. Só no Estado de São Paulo, estado mais populoso e desenvolvido do país, de acordo com dados da Secretaria de Logística e Transporte do Governo do Estado, são cerca de 35 mil km de extensão de linha rodoviária, muito superior à quilometragem da malha ferroviária SP. Ainda de acordo com a Secretaria, cerca de 90% de todo o transporte de cargas realizado no estado é feito por esse setor, ou seja, uma diferença de nove vezes a mais do que a movimentação por setores ferroviários e outros meios de transporte.
Conclusão da malha ferroviária SP
Pudemos conhecer ao longo do texto as principais companhias ferroviárias que compõem a malha ferroviária SP. Foi possível notar que na comparação com o setor rodoviário, infelizmente as ferrovias foram deixadas de lado e substituídas ao longo do último século, fazendo com que o setor rodoviário ainda prevaleça na movimentação de cargas no estado de São Paulo. Mas, esse cenário pode mudar no médio a longo prazo, já que as empresas que obtiveram as concessões nos últimos anos, juntamente com os governos federal e estadual, prometem e estimam um forte investimento na ampliação de linhas e na melhoria da infraestrutura nas ferrovias, e portanto a malha ferroviária SP está sim em expansão.
Fique por dentro sobre o setor ferroviário no nosso Blog!
Fontes complementares aos textos de apoio
https://www.infraestrutura.gov.br/component/content/article/63-bit/5122-bitpublic.html#aet
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2007/03/30/ferrovias-versus-rodovias
https://www.bloglogistica.com.br/mercado/infografico-a-malha-ferroviaria-brasileira/
http://pt.rumolog.com/conteudo_pti.asp?idioma=0&tipo=27307&conta=45
http://portal-hml.antt.gov.br/ferrovias/arquivos/America_Latina_Logistica_Malha_Paulista_SA.html
https://www.ppi.gov.br/rumo-malha-paulista-sa
https://www.ppi.gov.br/fca-ferrovia-centro-atlantica-sa
https://www.vli-logistica.com.br/conheca-a-vli/ferrovias/ferrovia-centro-atlantica-fca/