Ferrovias

Saiba quais são as principais ferrovias chinesas

Para os países mais desenvolvidos do mundo, o setor ferroviário tem um papel preponderante, tanto no transporte de cargas como de pessoas. A China, por exemplo, é um dos países que mais investe nesse setor, fazendo com que as ferrovias chinesas sejam referência para o resto do mundo.

A cada ano que passa a China aumenta ainda mais seus investimentos nesse segmento, aumentando a quilometragem das vias ferroviárias e aprimorando a tecnologia utilizada nas ferrovias e trens. Para se ter uma ideia, no ano de 2019 foram investidos 802,9 bilhões de yuans em ferrovias (cerca de 600 bilhões de reais). 

No ano seguinte, o Ministério do Transporte chinês anunciou que seriam investidos mais ou menos o mesmo montante para 2020, ampliando ainda mais os investimentos recentes feitos nas ferrovias chinesas.

Essas altas cifras mostram o quanto a China investe no setor, essencialmente nos últimos anos e décadas, visando aprimorar cada vez mais as ferrovias chinesas e tentando se aproximar dos Estados Unidos, que é o país com a maior frota ferroviária do mundo.

Índice do Conteúdo

Histórico das ferrovias chinesas

estrutura das ferrovias chinesas

A história das ferrovias chinesas é centenária. As primeiras ferrovias chinesas foram construídas por ingleses, apenas para demonstração, possuindo pouca quilometragem e sem muita utilização comercial.

Entretanto, rapidamente passaram a ser construídas ferrovias efetivas, as chamadas “railways” (estrada de ferro). 

A primeira ferrovia construída nesse modelo foi a Woosung Road, que possuía cerca de 14 km de extensão, mas que manteve operações apenas entre 1876 e 1877. A linha, construída pelo governo britânico, fazia o trajeto entre Xangai e Woosung.

Depois de abandonar o sistema ferroviário, desacreditado pela inatividade das ferrovias e por conta da derrota da China na Guerra Sino-Japonesa, a China voltou a permitir o investimento em ferrovias apenas em 1895, quando o governo liberou que países adquiriram concessões para novas ferrovias.

A primeira das ferrovias chinesas, construída pelo governo chinês, foi a ferrovia Beijing-Zhangjiakou, desenvolvida em 1905 por  Zhan Tianyou. 

A inauguração dessa histórica ferrovia foi 4 anos depois, em 1909. Essa é, até os dias atuais, uma das mais importantes vias férreas do país, atuando com trens de alta velocidade que chegam até 350 km/h.

Depois da construção da Beijing-Zhangjiakou, o investimento em ferrovias começou a crescer consideravelmente. Em 1911, por exemplo, o país já possuía cerca de 9000 km de extensão de vias férreas, representando quase um terço da quilometragem ferroviária do Brasil em 2021, por exemplo.

Com o avanço constante da tecnologia e o desenvolvimento econômico amplo do país asiátiico, a China possui, atualmente, uma das maiores frotas de ferrovias do mundo todo, ocupando o segundo lugar no ranking de maiores malhas ferroviárias com mais de 140 mil km de extensão.

Desses 124 mil km de extensão das ferrovias chinesas, mais de 30 mil km de trilhos foram construídos para trens de alta velocidade, com tecnologia em que a China se destaca em relação aos demais países. 

Esse número representa um alcance de cerca de 80% dos municípios chineses com mais de um milhão de habitantes.

Trens de alta velocidade

trens de alta velocidade

Como destacamos, os trens de alta velocidade são investimentos constantes nos últimos anos no país asiático. Visando aprimorar cada vez mais as viagens das ferrovias chinesas, o governo chinês investe pesado na construção dos famosos trens-bala, que podem chegar até 350 km/h de velocidade.

A meta estipulada pelo país era de construir, até o fim de 2020, 30 mil km de extensão de ferrovias com trens de alta velocidade. Esse número representa dois terços do total de ferrovias de alta velocidade no mundo todo, ou seja, tornando a China uma potência e referência quando se fala em alta velocidade nos trilhos.

Além de já possuir a melhor frota de trens de alta velocidade do mundo, as ferrovias chinesas ainda estão em constante aprimoramento e é muito possível que as ferrovias sejam ainda mais aprimoradas nos próximos anos. Em 2021, por exemplo, o governo chinês anunciou o lançamento do trem mais rápido do mundo, que pode chegar até 600 km/h.

Para conseguir atingir essa alta velocidade se diferenciam dos trens-balas tradicionais, que são conduzidos por ferrovias chinesas elétricas. Para chegar até 600 km/h, o novo trem bala chinês se utiliza tecnologia de levitação magnética, diminuindo o contato dos trens com os trilhos e dando a sensação de que o trem realmente está levitando. 

Esses trens de alta velocidade das ferrovias chinesas são responsáveis, atualmente, pelo transporte de pessoas e cargas por toda a extensão do país. Em 2019, por exemplo, a estimativa do governo chinês é que foram transportados  3,54 bilhões de passageiros no país somente nos trens-bala.

Já em relação às mercadorias, os números também são expressivos. Nesse mesmo ano foram transportadas 3,37 bilhões de toneladas de mercadorias, que variam o tipo, como carvão, petróleo, grãos, entre outros.

Projetos de expansão das ferrovias chinesas

ferrovia no tibet

Como já abordamos ao longo do artigo, as ferrovias chinesas já são bastante significativas e a China é um dos principais países quando se fala em malha ferroviária. Entretanto, o país continua aprimorando seus investimentos, visando a construção e montagem de novos projetos de integração entre as cidades e a construção de novos trens de alta velocidade.

O trem-bala anunciado em 2021, que chega até 600 km/h, é um dos exemplos de como a China busca expandir ainda mais seus projetos das ferrovias chinesas.

Ainda, de acordo com o programa de desenvolvimento ferroviário apresentado pela China Railway, o país deverá conectar todas as cidades chinesas com população acima de 500 mil até 2035. Toda essa conexão será feita com trens de alta velocidade. 

Com esse projeto, a ideia é que as ferrovias chinesas cheguem, até 2035, a 200 mil km de extensão, sendo 70 mil km com trens de alta velocidade. A ideia também é que todas as cidades com população acima de 200 mil pessoas sejam interligadas com ferrovias, independentemente se forem com trens-bala ou não.

Conclusão

Como vimos, as ferrovias chinesas são bastante significativas, não só para a China, mas como para o restante do mundo, servindo como referência tecnológica e de capacidade. São mais de 140 mil km de ferrovias espalhadas pela nação mais populosa do mundo, sendo mais de 30 mil com trens de alta velocidade. Nos próximos anos, a ideia do país é seguir aprimorando cada vez mais o setor, com investimentos bilionários. 

Fontes:

http://portuguese.xinhuanet.com/2019-01/03/c_137716594.htm

http://portuguese.people.com.cn/n3/2020/0103/c309806-9645866.html

http://portuguese.cri.cn/news/china/407/20200907/539327.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ferrovias_da_Rep%C3%BAblica_Popular_da_China

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44924348

https://www.mobilize.org.br/noticias/12149/na-china-ferrovia-centenaria-opera-com-trens-de-alta-velocidade.html

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