
Saiba quais são as 5 ferrovias mais perigosas do mundo
Algumas das ferrovias mais perigosas do mundo se encontram nos locais onde o trem, apesar de toda sua comodidade e sua segurança, possui dificuldades de prosseguir com facilidade, quando posto em relação aos trajetos mais comuns. Seja através de desfiladeiros, montanhas, inclinações, pontes de longo alcance, trajetos que atravessam o mar, existe sempre algo que é capaz de atrapalhar o trajeto do trem, especialmente considerando seu peso e esforço envolvido na construção da malha.
Nesse artigo veremos como as 5 ferrovias mais perigosas do mundo envolvem todos esses processos de adequação dos trilhos. Nenhum país, apesar de suas longas histórias com a ferrovia no passado, é capaz de se livrar de todos os empecilhos que podem ter em um percurso por causa da geografia.
Esses empecilhos podem ser superados pela tecnologia, transformando velhas passagens de trens de carga em passagens turísticas que adequam o peso ao trajeto perigoso. E às vezes, ao invés de estarem carregando minério de ferro, muitos desses trens passaram por uma remodelação para carregar pessoas.
Índice do Conteúdo
Chennai-Rameswaram

A trilha de Chennai-Rameswaram, situada na Índia, é uma das mais curtas dessa lista e por isso se encontra logo no começo. Apesar da longa história com trens, a Índia também possui um longo histórico com construções ousadas, feitas em regiões inóspitas e que são um tanto problemáticas quando vistas a longo prazo num esquema de uso constante. Felizmente, a trilha de Chennai-Rameswaram, apesar de fazer parte de uma das ferrovias mais perigosas do mundo, é uma trilha de pouco comprimento, chegando até 2 quilômetros de distância.
Com seu trajeto curto, a experiência pode acabar se tornando, como descrito anteriormente, uma grande oportunidade turística, passando pelo Sul da Índia conectando a ilha de Rameswaram, atravessando uma ponte no mar tão baixa que é impossível ver a ponte dentro do trem.
Uma experiência perigosa, mas incrível para o passageiro.
Trem das Nuvens

Saindo da água e indo até os céus se encontra na Argentina o Trem das Nuvens. Demorando mais de 20 anos para ser construído, essa que é uma das ferrovias mais perigosas do mundo, se encontra nas alturas com o fim de atravessar cursos montanhosos e problemáticos.
Também com o fator turístico em alta nesse trajeto, obviamente pelo seu aspecto único de ser encontrado tão alto, essa ferrovia é uma das mais perigosas do mundo devido o fato de que suas estruturas, apesar de não entrarem em contato com o terreno montanhoso, estão segurando o peso do trem em uma ponte suspensa por um longo trajeto. O ferro que foi usado para construí-la especificamente deve aguentar altas pressões, estando em uma altura tão fora do normal.
Com mais de 21 túneis e 13 pontes, esse percurso pode realmente chegar nas nuvens e surpreender os passageiros.
Nariz do Diabo: uma das ferrovias mais perigosas do mundo

Continuando na América Latina, um lugar que demonstra ser mais perigoso que o Trem das Nuvens, é o trem que passa pela Cordilheira dos Andes. Situado no Equador, esse trem que possui uma trajetória de mais de 2 quilômetros de altura, chega a contornar as montanhas e por isso possui seu nome sugestivo.
Quando se trata das ferrovias mais perigosas do mundo, essa também se destaca por, apesar de ser um trem turístico, assustar as pessoas pelo seu contorno montanhoso nos velhos vagões de trem que datam de décadas atrás. Somente para aqueles de coração não frágil, esse é um percurso que não será esquecido por aqueles que o tomarem.
Aso Minani

Saindo da América indo até o outro lado do planeta, mas continuando nos trajetos montanhosos, está a Aso Minani. Uma das ferrovias mais perigosas do mundo devido ao fato do Japão ser um país com forte história de vulcões. Apesar da região montanhosa também ser um fator de perigo que aumenta a situação, o risco maior quando dentro de um trem da Aso Minani é passar por um vulcão que já esteve ativo.
A fumaça que pode ser vista de dentro do trem assusta aos mais ignorantes a respeito da malha que percorre a montanha. Em algumas regiões até mesmo a grama queimada demonstra o perigo de uma das ferrovias mais perigosas do mundo.
Kuranda Scenic
Continuando no Oriente, mas agora no Sul do Mundo, a Austrália também possui uma das ferrovias mais perigosas do Mundo. Passando por mais de 93 curvas e 40 pontes, este percurso, que também está atrelado às montanhas, passa por inúmeros desfiladeiros e até mesmo cascatas!
O trem tem uma ida e volta longa quando consideradas as outras viagens aqui listadas, de mais de uma hora e meia, com uma longa história em suas mãos, que data do século XIX quando as primeiras ferrovias eram construídas em todo o mundo.
Conclusão: ferrovias mais perigosas do mundo
Como vimos, apesar das ferrovias mais perigosas do mundo estarem situadas em todo o planeta, isso não permite elas demonstrarem como o trem pode ainda ser um veículo seguro de transporte. Um transporte de pessoas que ainda pode ser associado ao caráter turístico da malha, e que pode aproveitar todo o país e suas belezas originais e naturais. Onde, apesar das ferrovias mais perigosas do mundo estarem situadas, está situada também a cultura de uma nação.
Fontes:
https://www.paraoscuriosos.com/a4851/as-9-vias-de-trem-mais-perigosas-do-mundo?page=7
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=10262#google_vignette