
Quais são as empresas ferroviárias no Brasil?
Desde os primórdios das construções ferroviárias, o sistema de ferrovias é um dos principais meios de transporte para o abastecimento dos portos e das cidades espalhadas pelos estados brasileiros. As linhas ferroviárias ainda poderiam ser mais extensas mas, infelizmente, as vias férreas passaram por problemas difíceis, principalmente no final do século passado, em que as empresas passaram a investir mais no setor rodoviário e deixaram que muitas linhas ferroviárias, incluindo trilhos e trens, fossem abandonadas. Atualmente, o setor empresarial, em parceria com o Governo Federal, voltou a investir fortemente no setor ferroviário, na criação de novas linhas e, também, na revitalização das vias férreas em desuso. A importância do setor ferroviário paro o país começa a crescer expansivamente, principalmente pelos investimentos de Empresas ferroviárias.
Empresas ferroviárias nada mais são do que as empresas que detém a concessão de trechos de linhas ferroviárias. Algumas chegam a possuir a concessão de toda a extensão da via. Essas concessões ocorrem de algumas maneiras, sendo a principal por meio de leilões. Atualmente, há 15 ferrovias existentes no país que são administradas por diversas empresas ferroviárias.
O consórcio atribuído às empresas ferroviárias implica em uma série de fatores. As empresas se tornam responsáveis, através de um contrato de longa duração, pelo pagamento ao Governo Federal que investiu na linha. Durante esse período em que o contrato está vigente, as empresas têm total controle das ações que devem ser tomadas, realizam investimentos em materiais e infraestrutura para os trilhos e os trens, ficam encarregadas de executar as manutenções necessárias e entre outras obrigações.
A seguir, falaremos mais sobre as principais empresas ferroviárias que detêm o consórcio das ferrovias mais importantes do setor ferroviário brasileiro. São essas vias que passam por diversas cidades, em diferentes estados, e abastecem fundamentalmente os portuários nacionais.
Índice do Conteúdo
Empresas ferroviárias
MRS Logística

Começando o nosso levantamento das empresas ferroviárias nacionais, falaremos da MRS Logística, detentora da principal linha de abastecimento da região sudeste do país. A empresa foi fundada no ano de 1996, sendo uma companhia que realiza trabalhos logísticos em diversas regiões, embora a sua sede original seja no Rio de Janeiro (RJ).
Em relação à ferrovia direcionada pela MRS Logística, que leva o mesmo nome que a empresa, ela é considerada a principal ferrovia que tem como destino o porto de Santos, em São Paulo, e o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, além de alcançar o centro do estado de Minas Gerais.
Atualmente, a extensão da linha é de cerca de 1600 km de distância e os produtos transportados em maior quantidade são os minérios. Segundo dados obtidos com a empresa e, também, na Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), cerca de um terço de toda a produção nacional passa por essa linha. A frota presente na linha MRS logística ultrapassa a marca de 18 mil vagões, postos nos trens que transitam diariamente por essa via férrea.
Esses números dão a dimensão da importância dessa empresa ferroviária para o setor. Os portos de Santos e Itaguaí foram os portos que mais se movimentaram no ano de 2019, e estão entre os três mais movimentados nos meses de janeiro a março de 2020. Neste período, cerca de 44% de toda a movimentação portuária do país foi realizada nesses portos que são abastecidos pela ferrovia MRS Logística.
Vale

A empresa mineradora Vale é uma das empresas mais importantes no mercado logístico brasileiro. Atuando em diversas áreas, ela tem um alto investimento no setor ferroviário. A Vale tem presença efetiva tanto nas ferrovias de transporte de cargas e produtos, como nos trens de passageiros, movimentando cerca de 350 mil pessoas diariamente, segundo dados da ANTF.
A ferrovia que carrega junto de si o nome da Vale é a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Essa ferrovia, como o próprio nome já diz, tem o deslocamento centrado nas direções de Vitória, no Espírito Santo, e se estende por uma parte de Minas Gerais.
Apesar de ser controlada por uma das principais empresas do setor, essa ferrovia não é tão extensa em relação às outras. A EFVM tem cerca de 905 km de extensão e percorre um bom traçado do Vale do Rio Doce, importante vale para o abastecimento e transporte de produtos.
Os dados descritos no Programa de Parceria de Investimentos do Governo Federal apontam que os principais produtos movimentados nessa ferrovia são minérios de ferro, siderúrgicos, carvão e celulose.
VLI Logística

Outra importante empresa ferroviária do setor logístico Brasileiro é a VLI Logística S/A. Ela é uma empresa recente, fundada apenas em 2010, mas já tem uma grande relevância em diversos setores, principalmente no setor ferroviário. A ferrovia concessionada por essa empresa leva o nome de Ferrovia Centro Atlântica S/A (FCA) e é a maior ferrovia em extensão no setor ferroviário Brasileiro, com mais de 7000 km de extensão.
A FCA engloba uma série de estados, passando por uma grande quantidade de cidades Brasil adentro. Estados como Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Sergipe, Espírito Santo, Bahia e São Paulo são abastecidas por essa imensa linha férrea.
De acordo com a ANTF, o plano da VLI logística é ampliar ainda mais os investimentos já existentes em sua linha. A empresa ferroviária tem um planejamento de injeção de 9 bilhões de reais para aprimoramento e expansão da linha férrea, investimento nos trilhos e nos trens que circulam pela ferrovia.
Rumo

A empresa Rumo foi fundada em 2008, e desde 2015 passou a investir pesado em ações no setor ferroviário. Desde então, foi adquirindo concessões de linhas já existente, e se tornou a empresa com o maior número de linhas e extensão de ferrovias no Brasil, se tornando a principal empresa de logística do ramo.
As linhas comandadas pela empresa tem cerca de 14 mil km de malha ferroviária, passando por todos os estados da região sul e região centro-oeste, além de São Paulo e Minas Gerais. Como você pode observar no mapa a seguir, a empresa controla uma grande quantidade de vias, como a Malha Norte, Malha Sul, Malha Paulista e a Malha central. A coloração azul em linha reta representa as ferrovias que a rumo possuem. Já as linhas pontilhadas compreendem os projetos em andamento da empresa. Você também pode observar no mapa as demais empresas e linhas ferroviárias existentes no país.

Conclusão sobre quais são as empresas ferroviárias
A variedade de ferrovias brasileiras abastecidas pelos investimentos de empresas ferroviárias vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Conhecemos ao longo do artigo as principais empresas do setor ferroviário, e para conhecer mais sobre os novos investimentos que estão sendo feitos é só acessar o link do nosso site .
Fontes complementares:
https://www.mrs.com.br/empresa/ferrovia-frota/
https://webportos.labtrans.ufsc.br/Brasil/Movimentacao
https://www.suapesquisa.com/economia/principais_ferrovias_brasil.htm+
http://www.vli-logistica.com.br/conheca-a-vli/ferrovias/ferrovia-centro-atlantica-fca/