Balanças Ferroviárias, Pesagem Ferroviária

5 maiores erros na pesagem de vagões de carga

Qualquer operação, de diferentes setores, precisa ser assertiva para que o resultado final seja de qualidade. No caso das operações de pesagem dos vagões de carga, é fundamental que esse processo seja preciso, realizado pelos melhores equipamentos do mercado disponíveis para as empresas.

O processo de pesagem de vagões de carga, e propriamente das mercadorias presentes nos vagões, é essencial para que as empresas produtoras e também as compradoras estejam sempre alinhadas. 

Além disso, a pesagem é importante para determinar a presença dos trens nas ferrovias, já que existem normas que determinam a quantidade máxima do peso das cargas nas vias, evitando acidentes e garantindo o bom fluxo das linhas férreas.

Nesse sentido, o erro da pesagem, por diversos motivos, pode causar diversos prejuízos, tanto para as empresas produtoras, como para os compradores das mercadorias. Dessa maneira, o erro na pesagem pode custar caro, representando um número bastante significativo.

É fácil exemplificar uma situação em que isso acontece, mostrando como pode custar caro esse erro nas pesagens e o por que ele deve, necessariamente, ser evitado.

Pensamos no seguinte exemplo: cada vagão de um trem possui 100 toneladas de material. Durante a pesagem, ocorreu um erro de 2% na pesagem, significando um total de 2.000 kg. Se pegarmos um trem que possui 100 vagões, o que é bastante comum, é necessário multiplicar os 2.000 kg pela quantidade de vagões presente. O resultado total dessa conta seria de 200.000 kg, ou seja, 2 cargas de vagões de diferença.

Esse erro pode prejudicar os demais processos das empresas envolvidas, dificultar as relações comerciais entre esse setores e propriamente causar prejuízos, pois na prática, a produtora teria de repassar esses 2 vagões que ficaram faltando ou sobrando por conta da pesagem incorreta.

Para que fique mais claro como esses erros acontecem e o por que eles acabam sendo, infelizmente, bastante comuns, selecionamos os 5 maiores erros na pesagem de vagões de carga para que você fique por dentro de tudo.

Índice do Conteúdo

Moegas sujas

Moegas sujas

Você sabe o que é uma moega e para o que ele serve? Bom, uma moega pode ter várias aplicações, mas no descarregamento de grãos ela é uma parte fundamental do processo.

De modo geral, moegas são estruturas utilizadas para o descarregamento de grãos, como soja, milho, farelo de trigo, entre outros. O abastecimento dos grãos nas moegas é feito pelos caminhões, que são posicionados sob essas estruturas, elevados, e os grãos posicionados nas cargas são descarregados.

Como você pode ver mais detalhadamente no link a seguir, a má utilização, ou a limpeza incorreta das moegas, pode interferir diretamente na pesagem dos vagões de carga que são abastecidos com os grãos.

Isso acontece por que, durante o descarregamento, é possível que materiais fiquem presos nas grelhas da moega, interferindo diretamente nas pesagens seguintes, principalmente quando a técnica de pesagem requer a utilização das moegas sob as balanças estáticas.

Erro de tara

Erro de tara

A tara nada mais é do que a pesagem de “embalagens” sem conteúdos dentro. No setor ferroviário, quando falamos de pesagem de tara, estamos abordando a pesagem dos trens vagões de carga sem as mercadorias posicionadas.

A pesagem da tara é parte fundamental do processo, principalmente quando a balança ferroviária escolhida para a pesagem é a estática. Na pesagem de balanças estáticas, é pesado primeiramente a tara, e depois os vagões abastecidos.

Nesse sentido, a tara se refere a toda a composição dos vagões. Como ela tem participação importante no resultado final dessa pesagem, o erro da tara pode significar uma conta totalmente equivocada, implicando na pesagem incorreta dos vagões de carga de um trem ferroviário.

Desnivelamento de rodas dos vagões de carga

Desnivelamento de rodas dos vagões de carga

Nas ferrovias, é fundamental que não exista o desnível dos trilhos do trem, pois essa é uma das principais patologias ferroviárias. 

Esse desnível pode gerar fraturas nos trilhos e também descarrilamento dos trens, o que pode acabar prejudicando totalmente uma operação de transporte, além de consistir em um acidente perigoso para os maquinistas.

Mas, além do desnível dos trilhos, o desnivelamento de rodas também pode causar problemas no andamento dos processos de transporte, justamente porque ele acaba interferindo na pesagem dos vagões de carga, sendo um dos principais erros de pesagens ferroviárias.

Pesar vagões engatados em balança estática

Pesar vagões engatados em balança estática

Outro erro importante que acontece na pesagem estática de vagões de carga, é quando esse processo é feito com os vagões engatados. 

O erro de  pesagem de vagões de carga engatados só acontece nas balanças estáticas, justamente por serem as balanças que exigem que os trens estacionem para que as cargas sejam pesadas, o vagão que está sendo pesado deve estar livre da influência de outros vagões..

Além de aumentar o tempo útil do processo de pesagem, dificultando a agilização do processo e diminuindo a efetividade, diversos erros podem acontecer quando os vagões são pesados dessa forma.

No link aqui, você vê a explicação completa de todos os erros possíveis, de forma prática e simples como e por que eles ocorrem.

Mas, de modo geral, são alguns pontos principais que prejudicam a confiabilidade da pesagem de vagões engatados como a diferença dos tipos e características dimensionais dos engates dos vagões, que pode fazer com que o engate deslize ou trave, pesagem indevidas de um eixo ou truque do trem, características do desnivelamento do solo onde a balança está posicionada, que interfere no seu posicionamento, entre outras coisas. 

Manutenção e escolha correta da balança

Manutenção e escolha correta da balança

Esses e outros erros que são comuns na pesagem de vagões de carga poderiam ser totalmente evitados, de maneira simples e prática. 

Primeiramente, uma manutenção adequada nas balanças utilizadas, bem como nas vias em que elas são posicionadas e nos trens que percorrem sobre ela, interferia diretamente na qualidade e assertividade da pesagem, pois evitaria, por exemplo, o desnivelamento das rodas do trem.

Além disso, a limpeza correta das moegas, eliminando os grãos que ficaram presos às grelhas, também seria uma forma interessante de impedir que aconteça o erro na pesagem dos vagões de carga de maneira tão significativa.

Por fim, outro erro que é bastante comum nas vias férreas, é a escolha por balanças que não apresentam a qualidade necessária para fazer a pesagem de forma segura e confiável, obtendo dados precisos que evitam prejuízos desnecessários.

Nesse sentido, a Balança da Massa é uma das poucas balanças do mercado que possui essa qualidade necessária para evitar os erros, mesmo na pesagem de vagões engatados, por exemplo, sem que haja interferência na metragem. Além disso, a balança da MASSA Automação e Pesagem suja menos as moegas que as demais, evitando mais um erro comum na pesagem de vagões.

Conclusão sobre 5 maiores erros na pesagem de vagões de carga

Evitar erros na pesagem de vagões é fundamental para garantir um processo de transporte de cargas de qualidade e dentro dos conformes. O erro na pesagem pode custar caro, gerando prejuízos em ambas as partes envolvidas, tanto as empresas produtoras como as compradoras. Por isso, é importante entender quais são os principais erros, buscando soluções para evitá-los. Como vimos, existem alguns erros que são comuns, mas que podem ser facilmente superados, basta fazer as escolhas certas de equipamentos e realizando a manutenção correta dos instrumentos utilizados durante esse processo. 

Fontes: https://massa.ind.br/balanca-dinamica-ou-balanca-estatica/
https://www.infovarejo.com.br/problemas-pesagem-de-produtos/
https://massa.ind.br/patologias-e-problemas-nas-ferrovias/
https://massa.ind.br/como-pesar-um-trem/

http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10018484.pdf
https://blog.knwaagen.com.br/erros-de-pesagem/

https://www.instagram.com/p/CMS1NZCH_3h/

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