
Metrologia e qualidade: variáveis importantes na produção de balanças ferroviárias
Em todos os âmbitos da vida na sociedade capitalista, metrologia e qualidade são um par que deve estar sempre presente nas empresas. Para um negócio evoluir e alcançar mais resultados, é preciso aliar as duas coisas. Na questão das balanças ferroviárias, a MASSA trabalha o máximo possível aliando metrologia e qualidade.
Como sabemos, o transporte ferroviário é o mais recomendável para o deslocamento em larga escala. Isso quer dizer que, tanto em termos financeiros quanto em termos logísticos, a qualidade do transporte ferroviário geralmente é a melhor quando comparado com outros modais. Até por isso, as malhas ferroviárias precisam contar com as famosas balanças ferroviárias.
Como o Brasil não conta com a malha ferroviária como principal meio de transporte de cargas, e infelizmente em muitas ferrovias ainda é utilizado balanças antigas, o que acaba tirando a precisão do produto final, no sentido de não garantir ao cliente o resultado 100% correto. Aí está o problema de não trabalhar com metrologia e qualidade.
Índice do Conteúdo
O que é a metrologia?

Esmiuçando um pouco mais o termo metrologia, podemos dizer que conceito básico do termo é a ciência da medição. Isto é, a ciência que estuda todos os aspectos teóricos e práticos relativos à medição. Em palavras mais simples, é o que lhe dá garantias a respeito do processo produtivo, seja no âmbito industrial, científico ou legal.
Primeiramente, precisamos entender um pouco mais sobre os termos envolvidos dentro do conceito, como grandeza e medição. A medição, no caso, seria o conjunto de análises que definem o valor de uma grandeza. Já esta última, seria algo que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado.
Por exemplo, quando levamos isso para o ambiente industrial, existem diversos hábitos que podem ser considerados medições. Isso significa que, dentro do processo produtivo, a medição seria a atividade mais corriqueira, visto que existe uma enorme gama de coisas que podem ser medidas. Para aliar metrologia e qualidade, então, é necessário comparar uma grandeza com outra, a fim de sempre buscar os melhores resultados.
Aliás, essa é uma das grandes vantagens de empresas que possuem produtos com métricas testadas e validadas. No caso das balanças ferroviárias da MASSA, existe a utilização do conceito de calibração de equipamentos, que nada mais seria do que a comparação entre instrumentos de medição, medindo os resultados e analisando cada uma das incertezas. Dessa forma, o que é apresentado ao cliente está metrologicamente comprovado.
Como a metrologia afeta a qualidade de uma balança ferroviária?
Mergulhando de vez no assunto das balanças ferroviárias, os processos metrológicos bem definidos são extremamente fundamentais na produção e utilização. Como dissemos acima, talvez o principal objetivo seja evitar erros, valores diferentes entre a quantidade do produto pago e recebido, falhas e em alguns casos acidentes.
Além disso, talvez o grande beneficiado não seja nem o cliente, mas sim o próprio dono da empresa. Afinal, comprar e vender com garantia do valor recebido e pago (utilizando a metrologia e qualidade) só aumenta a confiabilidade do cliente para com a empresa. Até por isso, a MASSA valoriza muito esse quesito.
Como funciona o sistema de calibração da MASSA?

Quando o assunto é calibração das balanças, a MASSA não deixa faltar nenhum detalhe, sempre preocupada com cumprir o programado com o cliente e melhorar ao máximo o processo de pesagem. A empresa utilizou a tecnologia e hoje em dia é possível calibrar as balanças via smartphone. Deixando até a calibração prática, rápida e eficiente.
De maneira geral, o sistema de calibração é todo padronizado. Isto é, assim como em balanças mais normais e usuais no nosso dia-a-dia, a calibração de balanças é feita através das células de carga instaladas nas estruturas ferroviárias. Dessa maneira, só é preciso realizar as assistências técnicas das balanças que o peso de sua mercadoria estará garantindo. Aliás, na MASSA você dispõe de suporte e de garantia estendida!
Metrologia e qualidade: Por que a balança ferroviária da MASSA é a melhor?

Especialista quando o assunto é balança ferroviária, a MASSA oferece três tipos de balanças para seus clientes {1% (SIMM S-10), 0,5% (SIMM S-05) e 0,2% (SIMM S-02)}. Isto é, dependendo do processo que o cliente detém e o produto que irá pesar, será indicada uma balança específica. Vale ressaltarmos também que, além de apresentar o peso individual do vagão e do trem, as balanças da MASSA também disponibilizam o peso por eixo, truque e a distribuição de carga por quadrantes.
Todos esses fatores contribuem para maior controle, permitindo o alinhamento entre metrologia e qualidade. Afinal, a medição de casa parte do trem permite ao operador ferroviário a identificação de qualquer problema, mantendo a balança sempre com a manutenção em dia.
Além de ser eficiente e precisa, as balanças ferroviárias da MASSA lhe garantem suporte, garantia estendida, instalação e projeto que varia de cliente para cliente. Vale lembrar também que elas possuem capacidade para pesar 160 toneladas.
Dito isso, podemos afirmar que a MASSA investe em metrologia e qualidade não só para garantir precisão, mas pela satisfação de entregar a maior precisão possível para seus clientes.
Conclusão
Portanto, se você está precisando de uma balança ferroviária e não sabia qual empresa aliava metrologia e qualidade, agora você já sabe que a MASSA é o lugar certo para a pesagem.
Além disso, como o país está estendendo aos poucos a sua malha ferroviária, a MASSA sabe da importância de usar o máximo de tecnologia nas balanças para acompanhar essa evolução. Ou seja, comercializar produtos de baixo nível não condiz com a história da empresa.
E ainda é uma empresa que está sempre desenvolvendo mais e mais tecnologia em suas balanças. Atualmente atende as maiores empresas do setor ferroviário do Brasil e algumas empresas internacionais!
Caso esteja interessado em saber mais detalhes, acesse o site e leia mais sobre nossas balanças dinâmicas ferroviárias!