Balanças Ferroviárias

Como pesar um trem? Entenda agora

Assim como qualquer outro item que é utilizada para transporte, como os caminhões, por exemplo, os trens também precisam passar por uma pesagem para garantir que não exista carga em excesso. Pesar um trem assegura que os parâmetros máximos e mínimos permitidos estão sendo seguidos, evitando que ocorra qualquer dano estrutural ao próprio ativo ferroviário e a malha ferroviária como um todo.  

Além disso, realizar uma pesagem com precisão certifica para todas as partes, empresa vendedora e compradora, que a quantidade correta de carga está sendo transportada. Dessa forma, assim como você pode estar imaginando e ocorre em diversas áreas, existem diferentes tecnologias que podem ser utilizadas para fazer o aferimento do peso de um trem. 

Assim, quer conhecer as principais formas existentes de se pesar um trem? É muito fácil. Veja esse artigo até o seu final e saiba as formas que existem no mercado de fazer o cálculo do peso de um trem e também os principais modelos de balança ferroviária que existem disponíveis no mercado.  

Tipos de balança para pesar um trem

Tipos de balança para trem

Normalmente, qual equipamento é utilizado para fazer uma pesagem? Se você imaginou uma balança logo de cara saiba que está certo. Esse é o equipamento mais usual quando se precisa realizar uma pesagem e, não seria diferente quando tratamos de trens. Desta maneira, conheça agora os 4 principais tipos de balança ferroviária que existe:  

Balança Estática

Um primeiro modelo de balança ferroviária existente utilizado para pesar um trem é a chamada balança estática. Esse equipamento exige que o trem esteja parado sobre os trilhos de pesagem, o que pode afetar diretamente na velocidade de escoamento de uma produção, acarretando, por consequência, em maiores gastos para a empresa.  

A pesagem estática consome tempo e recursos devido à necessidade de manobras de vagões para pesagens individuais no terminal, é normalmente utilizada para terminais de carga ou descarga de vagões com um fluxo baixo diário, ou ainda em terminais com pouco espaço. A balança estática é formada por três módulos principais, uma plataforma rígida que pode ser construída em metal ou concreto, que deve ter o tamanho do vagão a ser pesado, um conjunto sensor de células de carga e um conjunto indicador de peso. A pesagem ocorre vagão a vagão de forma estática sendo o vagão a ser pesado desengatado da composição, o que consome bastante tempo, por outro lado resulta em uma pesagem muito precisa. 

Balança Dinâmica

Balança Dinâmica

Um segundo modelo de balança ferroviária muito utilizado pela sua capacidade de otimizar o processo de pesagem é a denominada dinâmica. Através dessa balança não é mais necessário que o ativo ferroviário esteja parado para se realizar o cálculo do seu peso, bastando que ele passe por cima dos trilhos de pesagem em uma velocidade pré determinada para que ocorra a aferição.

Sendo assim, ao contrário do modelo estático, essa versão de balança, por exemplo, promove um menor gasto energético, uma vez que não se torna mais necessário fazer o movimento com o trem de “anda e para”. No mercado podem ser encontrados modelos com  Classe de Exatidão de 1.0, 0.5 ou 0.2, por exemplo. 

Balança de Fluxo

Balança de Fluxo

Em comparação com os outros dois modelos apresentados até aqui, a balança de fluxo possui uma forma de atuação diferente. Nesse caso, ao invés de ocorrer a pesagem da carga já colocada nos vagões, seja de forma estática ou dinâmica, acontece o cálculo direto do peso do produto que será ou foi transportado. 

Isso é possível através de um fluxo contínuo da carga que passa pela balança, onde a mesma gera um peso final, sem a necessidade direta da pesagem dos caminhões e vagões. Durante o seu funcionamento, esse equipamento fica acoplada à tulha ou moega portuária, dependendo do local que está sendo feita a pesagem.  

Balança por Batelada

Balança por Batelada

Um quarto modelo de balança ferroviária existente é a balança por batelada, que de forma sucinta, se utiliza de um processo cíclico e com pesagem por amostras com tamanhos iguais e com frequência pré-determinada para definir o peso da carga. Ou seja, pode ser definido o processo de batelada como aquele em que funciona as funções de transferência de material ou processamento de material são cíclicas com resultados repetíveis.  

Assim como no caso da balança de fluxo, esse equipamento também deve ser acoplado à tulha ou moega portuária para que possa funcionar. Caso não exista uma instalação correta é possível que ocorra erro no aferimento dos pesos.  

Como pesar um trem? 

Como pesar um trem?

Após a apresentação dos principais modelos de balança ferroviária que existem, fica claro que por meio das balanças dinâmicas e estáticas que existe uma precisão maior ao seu pesar um trem. Dessa forma, para até ajudar a entender como esses modelos conseguem de fato pesar um trem, veja abaixo: 

Pesar um trem por uma Balança Dinâmica 

Pesagem através de uma Balança Dinâmica

Como mencionado anteriormente, uma balança dinâmica funciona a partir de um sistema que permite que o trem passe sobre os trilhos de pesagem instalados na malha ferroviária em um determinado velocidade e seja pesado. Esse aferimento do peso conta com um sistema avançado que é conectado automaticamente com uma central de operação, para onde todas as informações são direcionadas.

Desta maneira, com a análise de um operador especializado no sistema, é constatado o peso sobre os eixos dos vagões ou vagões inteiros, sendo possível também determinar o valor total bruto e líquido transportado. 

Para tanto, durante um processo de descarga, por exemplo, a balança pode ficar antes da moega  ou em linhas adjacentes. Enquanto isso, no processo de carregamento, o mais indicado é que ela esteja , depois ou em linhas adjacentes dos vagões. Para terminais com grande fluxo de vagões a instalação mais comum é a de duas balanças dinâmicas, uma balança antes do processo (carga ou descarga), pesando a tara dos vagões ou o bruto, dependendo da operação, e uma após o processo, também para pesagem de bruto ou tara dependendo do processo.

De qualquer forma, a dinamicidade e rapidez durante a pesagem é a principal marca desse tipo de balança, o que garante o controle de um bem muito precioso no meio industrial, o tempo. Assim, para se ter uma ideia, dependendo do modelo escolhido, pode ser realizado a pesagem de até 100 vagões em 10 minutos.  

Pesagem através de uma Balança Estática 

Necessitando que o trem esteja completamente imóvel para que seja realizada a pesagem, a balança estática possui como posicionamentos básicos os mesmos de uma balança dinâmica. No entanto, ao contrário desse outro modelo, a balança estática se mostra ultrapassada dentro do cenário industrial atual, pois exige um gasto maior de tempo e dinheiro, sendo indicada apenas em operações específicas.

Mesmo assim, no caso de uma demanda pequena de vagões diários, esse pode ser um modelo adotado, já que também consegue oferecer com certa precisão a carga que existe em cada vagão. 

Conclusão

Em suma, pesar um trem pode ser um processo complicado se não forem utilizadas as técnicas e a balança correta para a demanda. No entanto, realizar a pesagem de um trem se mostra fundamental para garantir que toda a estrutura ferroviária se mantenha intacta e não ocorra a necessidade se fazer manutenções ou ajustes, levando a um gasto ainda maior.  
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