Balanças Ferroviárias

Balança Ferroviária: Quais os tipos e como escolher

O cenário da utilização da malha ferroviária no Brasil tem mudado nos últimos anos. Um fato que marca essa mudança é o anúncio do Ministério de Infraestrutura de um investimento de R$ 30 bilhões para ampliar essa estrutura. Dentro desse investimento, obviamente, uma parte dos recursos seriam destinados para a implementação de um maior número de balanças ferroviárias.  

Esse equipamento é de extrema importância quando falamos sobre o transporte de grandes cargas, pois sem uma verificação precisa do peso dos vagões pode ocorrer possíveis acidentes e outros problemas com a estrutura do trem. Além disso, as balanças ferroviárias comprovam que a quantidade exata do pedido está sendo transportada, evitando problemas com clientes que compraram a carga.

Sendo assim, surge a questão: quais tipos existem e como escolher a melhor balança ferroviária para implementar dentro da sua indústria? Para acabar com qualquer incerteza que possa existir sobre esse assunto, separamos para você os principais modelos que existem e a melhor maneira de você fazer escolha. 

Tipos de balança ferroviária 

A importância de existir uma malha ferroviária extensa e de qualidade no Brasil ficou ainda maior após a greve dos caminhoneiros em 2018, onde o país entrou em colapso com a pausa do transporte rodoviário. Essa situação pode ser melhor compreendida pela pesquisa da Fundação Dom Cabral, também de 2018, que revelou que a malha rodoviária é responsável pelo escoamento de 75% da produção no país, deixando para as ferrovias apenas 5,4%.

Diante desse cenário, assim como já mencionado, passou a se buscar um maior investimento nas ferrovias, aumentando também a necessidade da utilização das balanças ferroviárias. Com isso, chegou o momento de conhecer os principais modelos de balança ferroviária que existe no mercado. Veja abaixo:

Balança Estática

Balança Estática

O nome dessa balança já entrega muito sobre o seu funcionamento. Dessa forma, entenda que ao contar com uma balança estática será possível somente pesar os trens e qualquer outro ativo rodoviário quando eles estiverem parados. Ou seja, quando eles tiverem completamente estáticos sobre os trilhos de pesagem.

Com isso, nessa forma de pesagem, o valor final é obtido através da diferença de peso bruto apresentado, vagão mais a carga contida nele no momento, versus o peso da tara. Com uma balança estática somente é possível pesar um vagão por vez, sendo preciso mover o trem para frente ou para trás e pará-lo novamente para realizar um novo cálculo do peso.  

Assim, como se pode imaginar, para fazer a pesagem de todos os vagões de um trem é preciso de muito mais tempo, o que acaba afetando a dinamicidade e otimização de todo o processo de escoamento. Além desse fato, também ocorre um maior gasto energético para mover o trem, já que será preciso fazer constantemente o processo de “mover e parar” e é necessário mais mão-de-obra para realizar a pesagem.

Mesmo com esses contratempos que atrasam e, por consequência, encarecem o transporte, a escolha por algum modelo de balança estática também deve ser pautada pela presença de uma homologação junto ao INMETRO no produto. Este tipo de balança apresenta uma ótima precisão de pesagem, quando feita da forma correta, com vagão parado e desengatado, a escolha deste modelo se deve também quando existe alguma particularidade no leiaute de pátio, sende este pequeno ou com outras restrições para a pesagem dinâmica.  

Balança Ferroviária Dinâmica 

Considerados equipamentos mais modernos, as balanças dinâmicas possuem um modelo de funcionamento que auxilia na potencialização do escoamento da carga. Isso porque nesse caso, a pesagem dos vagões é feita com os ativos ferroviários em movimento, dentro de uma velocidade pré-determinada por cada desenvolvedor.

As balanças ferroviárias dinâmicas têm normalmente três modos construtivos, com a utilização de trilhos instrumentados, onde o próprio trilho é o elemento sensor (célula de carga), dormentes instrumentados quando os dormentes são os elementos sensores e há ainda as BFDs portáteis onde os sensores são fixados aos trilhos e podem ser facilmente retirados. Os três princípios de medição necessitam de um sistema moderno e eficaz de computação, pois a pesagem é sempre feita por eixo e o software de operação é responsável pela montagem dos pesos de vagões, locomotivas e totalizador do peso do trem.

Esse pode ser considerado um recurso de extremo valor em um mercado que exige cada vez mais um melhor aproveitamento do tempo disponível. Além disso, a pesagem em movimento se mostra indispensável quando consideramos um fluxo de vagões acima de 50 por dia.

Para exemplificar esse ganho operacional, imagine que a velocidade permitida para que ocorra a pesagem é de 10 km/h. Nesse cenário, pode se pensar na pesagem de algo em torno de 100 vagões em 10 minutos de funcionamento da balança ferroviária dinâmica. Mesmo quando existir a necessidade de desengatar os vagões esse equipamento também gera mais benefícios quando comparado com uma balança estática.    

Para garantir a máxima precisão possível da pesagem,  deve ser observado a qualidade dos trilhos, dormentes e lastro da via existente, bem como a possibilidade de construção de uma laje maciça de concreto para receber a balança para que atenda as necessidades de pesagem.  

Tecnologia nos trilhos

Tecnologia nos trilhos

O funcionamento das balanças dinâmicas conta com  presença de células de carga digitais, que estão presentes em cada trilho de pesagem, onde se é possível fazer o cálculo tanto de  cada eixo do vagão como dele como um todo. Sendo conectados diretamente com um sistema online, essas células transmitem as informações para uma sala de comando onde o operador recebe e indica os dados. 

Isso possibilita a identificação de possíveis riscos de acidente e também oferece a chance de reduzir os gastos com manutenção dos trens e vias, gerando uma diminuição de gastos. Sendo assim, essa é mais uma comprovação de como a tecnologia consegue afetar positivamente a indústria do transporte. 

Balança Ferroviária dinâmica x Balança Ferroviária estática 

Balança Ferroviária dinâmica x Balança Ferroviária estática

Para você compreender melhor a diferença entre as balanças dinâmica e estática, veja abaixo uma tabela comparativa entre as duas:

Balança DinâmicaBalança Estática
Velocidade da pesagem0 km/hAté 50 km/h
Gasto com mão-de-obra de operação
Baixo

Alto
Agilidade do escoamento da carga
Alta

Baixa
Precisão do equipamentoPrecisão máxima 0,1% para o peso total da composiçãoAlta precisão com modelos de próximos a 0,02%
Facilidade de manutençãomédiaalta
InstalaçãoPara modelo mais preciso (classe OIML 02) é necessária plataforma rígida em concreto, para as demais classe 0.5,  1.0 e 2.0, pode ser instalado diretamente no lastro de brita. É necessário obra civil para instalação em todos os casos.

Conclusão

Ao longo do artigo é possível perceber que na necessidade de uma balança ferroviária atualmente é mais recomendado contar com uma dinâmica em detrimento de uma estática, pois esse equipamento conta com uma tecnologia que auxilia mais a otimização dos processos dentro de uma indústria. Clique aqui e saiba mais.  

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