Ferrovias, Malha ferroviária

Ferrovias no Brasil: Conheça as principais em 2020

A história das ferrovias no Brasil têm início em meados do século XIX, quando ainda éramos uma colônia de Portugal. Com o passar dos anos e o desenvolvimento das tecnologias relacionadas à implantação das linhas férreas, esse modal teve o seu auge em solo tupiniquim entre os anos de 1870 e 1930, graças à grande expansão da produção cafeeira que necessitava de escoamento.

No entanto, após esse período e com os governos dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek, as ferrovias acabaram sendo deixadas de lado, não possuindo tanto desenvolvimento como em outros países. Os Estados Unidos, por exemplo, atualmente, já possuem mais de 293,564 mil quilômetros de ferrovias. Muito desse grande crescimento se deve a desregulação radical da atividade no país na década de 1980.

Para diversos especialistas, o Brasil também pode aprender lições com esse processo ocorrido nos EUA e também aumentar a sua malha ferroviária. Em todo caso, o nosso país já apresenta mais de 30 mil quilômetros de ferrovias e algumas delas possuem extrema importância dentro do sistema de escoamento de carga brasileiro. 

Assim, siga com a leitura e conheça as principais ferrovias no Brasil e, de quebra, também conheça mais sobre o cenário atual dos investimentos e resultados do setor. Boa leitura

Cenário atual das ferrovias no Brasil 

Cenário atual das ferrovias no Brasil

Nas últimas duas décadas, quando existiu um forte investimento privado no desenvolvimento das ferrovias do país, o transporte ferroviário brasileiro apresentou uma grande evolução nos seus números. Para se ter uma ideia, em relação a 1997, quando as concessões de linhas começavam a funcionar, o volume transportado aumentou 125%, saltando de 253 milhões de toneladas úteis na década de 1990 para 569 milhões de toneladas úteis em 2018.

Além disso, o setor também viu a sua eficiência durante esse período, o que pode ser notado pela alta da produção ferroviária, que é medida pelo índice que indica o número de toneladas de carga movimentada a cada quilômetro, o chamado TKU (Toneladas por quilômetro útil). Em 2018, esse número chegou a casa dos 407 bilhões de TKU, tendo um aumento de 8,5% em relação a 2017 e de 125% em comparação com o início das concessões. 

Investimentos nas ferrovias no Brasil

Com as concessões das ferrovias no Brasil, vieram os investimentos em massa. Desde 1997 já foram investidos mais de R$ 107 bilhões, atualizando os valores com base no IPCA de 2018. Em grande parte, esse valor foi destinado, principalmente, para a melhoria e na recuperação da malha, aquisição e desenvolvimento de novas tecnologias e qualificação das operações.

Além disso, também houve um grande investimento na compra e reforma de material rodante. Nesse caso, a malha ferroviária passou a ter 3.515 locomotivas em 2018, quando em 1997 contava com  1.154. Já em relação aos vagões, no mesmo período, o crescimento foi de 159%, passando 43.816 para 113.680

Principais ferrovias no Brasil 

Fizemos uma relação com linhas férreas que são ou serão mais importante para o escoamento da produção brasileira. Sendo assim, estamos considerando ferrovias já prontas e as que ainda estão em fase de construção, mas que terão papel importante. Veja abaixo: 

Ferrovia Nova Transnordestina

Ferrovia Nova Transnordestina

Ferrovia ainda em desenvolvimento, a Nova Transnordestina, quando concluída fará a ligação entre o porto de Pecém (Ceará) e o porto de Suape (Pernambuco), passando pelo cerrado do estado do Piauí. Considerando toda a sua extensão, a linha férrea terá 1.728 km de trilhos cortando o nordeste brasileiro. 

O projeto da ferrovia foi desenvolvido para ser implementado em bitola mista, permitindo que ocorra a integração da alta capacidade da bitola larga e a ligação com as outras ferrovias regionais com a bitola métrica. A Nova Transnordestina busca aumentar a competitividade da produção agrícola e mineral da região Nordeste, fazendo uso de uma logística eficiente. 

Ferrovia Norte-Sul

FERROVIA NORTE SUL

Projetada para ser uma das mais importantes ferrovias no Brasil, a EF-151, ferrovia Norte-Sul, é uma linha férrea longitudinal em bitola larga. Ainda possui apenas 1.200 km de trecho finalizado de um total de 4.155 km que será construído ligando o estado do Pará a região Sul, mais precisamente Rio Grande do Sul. 

Sendo assim, quando estiver completamente finalizada, a ferrovia cortará os estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conectando os extremos do país. O seu projeto possibilitará a conexão das principais regiões produtoras do país com os portos de forma mais simplificada. 

Estrada de Ferro Vitória a Minas

Estrada de Ferro Vitória a Minas

Estrada de ferro que faz a ligação entre a grande Vitória no Espírito Santo a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Ferrovia Vitória a Minas nasceu ainda no final do século XIX, tendo na época, o objetivo de realizar o transporte de passageiros e o escoamento da produção de café do Vale do Rio Doce e Espírito Santo. 

A linha também já foi utilizada para fazer o transporte do minério de ferro extraído nas cidades mineiras para os complexos portuários capixabas. Com uma grande utilização, passaram a surgir cidades no entorno da ferrovia, como o município de Coronel Fabriciano, por exemplo.   

Ferrovia do Pantanal

Ferrovia do Pantanal

Em fase de construção em uma região com grande produção agrícola, a Ferrovia do Pantanal ligará o município de Panorama, no interior de São Paulo, a Porto Murtinho (MS), às margens do Rio Paraguai. Quando terminada as obras, a linha contará com 734 km de extensão.

As principais cargas transportadas por essa estrutura ferroviária serão, notadamente, soja, milho e açúcar.   

Estrada de Ferro Carajás

ferrovias no brasil Estrada de Ferro Carajás

Maior ferrovia de transporte de passageiros em atividade no Brasil, a Estrada de Ferro Carajás (EF-315) faz a ligação entre os municípios de São Luís no Maranhão e Parauapebas no Pará. Mesmo com os problemas enfrentados em viagens de longa distância, o sistema chega a transportar cerca de 1500 usuários por dia. 

Além disso, pelos trilhos da EF-315 também passam cargas minerais extraídas das minas da Serra dos Carajás, que posteriormente são levadas até os portos da Baía de São Marcos no Maranhão para exportação. Por ano, chega a ser transportado mais de 120 milhões de toneladas de carga.  

Outras importantes ferrovias no Brasil

Também merecem ser mencionadas nessa relação as seguintes ferrovias:

Malhas norte e sul da Rumo

As malhas norte e sul da Rumo, em seu trajeto, saem de de Rondonópolis, MT, em direção para o porto de Santos, também conectando um polo produtor de commodities a um ponto de distribuição da carga, tanto para o mercado externo como para o consumo nacional em outras localidades.

FIOL 

Ferrovia transversal brasileira em construção, a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), quando concluída, fará a integração entre o estado do Mato Grosso e o da Bahia, desembocando na cidade de Ilhéus, litoral sul do estado nordestino. Assim, a previsão é que a ferrovia construída em bitola larga 1.527 quilômetros de extensão

MRS

Interligando os 3 estados que concentram quase que metade do PIB do país, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a MRS, Malha Regional Sudeste, transporta quase 20% de tudo que é exportado no Brasil, sendo extremamente estratégica e importante por essa questão. 

Conclusão

Como é possível perceber ao longo do artigo, nos últimos anos têm aumentado a utilização das ferrovias no Brasil, tornando esse modal ainda mais importante para o escoamento da produção brasileira, seja para o mercado nacional ou internacional. Se interessou pelo assunto? Então, clique aqui e saiba mais sobre o setor ferroviário no Brasil. 
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6 comentários

  1. Angela Maria de FREITAS SILVA
    3 de setembro de 2020 at 01:34

    Que maravilha ver a volta das ferrovias no Brasil. Agora sim o país vá crescer

  2. ernesto
    17 de novembro de 2020 at 12:52

    a integração do transporte é fundamental para o crescimento do pais, com a extensão do mar e rios podemos ter uma logística muito mais economia.
    outro dia vi uma reportagem de caminhoneiros, que falavam em transporte de santos a fortaleza, na minha opinião e loucura, pois com containers em navios seria bem mais em conta, nao tenho saudades de Getúlio Vargas nem Juscelino, permitiram este desastre, e os demais fecharam os olhos.

  3. José Roberto dos Santos
    23 de novembro de 2020 at 18:25

    Trabalhei na MRS onde aposentei e, posso afirmar que ela ainda vai crescer muito no interior, onde transporta soja, milho, açúcar, para o porto de Santos.
    Executa tambem transporte de contêineres, atravessando a grande São Paulo, indo até Jundiaí.
    De Jundiaí, faz intercâmbio com outra ferrovia, tracionando vagões vazios oriundos da descarga de Santos para
    o interior paulista.
    José Roberto

  4. Pascoalina
    3 de março de 2021 at 00:51

    Meus parabéns pelo desenvolvimento das linhas férreas no Brasil para escoamento de produtos, mas seria muito bom as de passageiros também que avançasse para todo território Brasileiro , interestaduais e intermunicipais uma abrangência bem maior , como seria tão prazeiroso as viagens em nosso querido Brasil

  5. Daniel Costa
    16 de março de 2021 at 02:26

    Seria interessante fazer uma matéria com datas. Assim teríamos uma ideia melhor do andamento dessas obras

  6. GENI ROSANGELA DE SOUZA SANTOS
    11 de maio de 2021 at 14:53

    Poderiam fazer trem para passageiro, viagens como na Europa tbm, seria um sonho.

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