
Ferrovia Norte Sul: Saiba tudo sobre o projeto!
Projetada para ser a principal ferrovia do país, integrando as regiões extremas do país (norte até sul), a Ferrovia Norte Sul ainda está em projeção. A ideia da criação dessa ferrovia surgiu no ano de 1985, no governo do até então presidente José Sarney. Em suas primeiras previsões, a estimativa era de que a ferrovia comportasse cerca de 1550 km de extensão, sendo que seu trajeto englobaria diversas cidades e estados, tendo como ponto de partida a cidade de Açailândia (MA) e chegada em Anápolis (GO).
Desde o início do projeto, diversas revisões e novas projeções foram traçadas, mas a decisão da construção da Ferrovia Norte Sul sempre foi mantida, mesmo com as mudanças políticas constantes do país. As primeiras obras realizadas para a construção dessa ferrovia foram iniciadas dois anos após a criação do projeto, em 1987. A conclusão das primeiras obras foram efetuadas apenas nove anos depois, em 1996, quando a ferrovia passou a efetuar suas primeiras operações.
Índice do Conteúdo
Divisão da ferrovia norte sul

Como é uma das principais ferrovias do país, se não a principal, a extensão da Ferrovia Norte Sul, já construída e também a parte em projeção, é dividida em diversos trechos, administrados por diferentes empresas logísticas que obtiveram as subconcessões de partes da linhas por leilões efetuados ao longo dos anos.
Segundo dados da empresa VALEC, uma das principais empresas estatais que trabalha na construção de ferrovias e elaboração de projetos ferroviários, a extensão total da Ferrovia Norte Sul pode ser dividida em sete trechos, sendo que apenas dois deles estão em operação no momento. Outra parte da linha está com quase a totalidade das obras concluídas, enquanto que quatro delas passam pelas fases de estudo e planejamento. A seguir mostraremos para vocês quais são os principais pontos da divisão, por quem eles são administrados, quais os investimentos e muito mais.
Trecho Açailândia (MA) – Porto Nacional (TO)

O trecho do extremo norte do país da Ferrovia Norte Sul é também chamado de Tramo Norte. Ele faz parte de uma divisão específica onde existem três tramos principais, sendo esse um deles.
O trecho Açailândia (MA) – Porto Nacional (TO) é a primeira parte dessa ferrovia que teve sua subconcessão concedida através de um leilão realizado em 2007. Ele também é o primeiro trecho em operação da Ferrovia Norte Sul que segue funcionando e operando até os dias de hoje.
Atualmente, essa parte da ferrovia possui cerca de 720 km e passa por diversas cidade dos estados do Mato Grosso e Tocantins. Na época do leilão, o trecho Açailândia – Porto Nacional ainda não havia sido totalmente concluído, o que foi acontecendo ao longo dos anos. Nesse ano, a empresa VALE S.A arrematou o leilão da subconcessão da via por R$ 1,478 bilhão, sendo que posteriormente ela criaria um setor específico para a administração da via, a chamada Ferrovia Norte Sul S.A, controlada pelo setor de logística da empresa, a VLI (Valor Logístico Integrado).
Tramo Central e Tramo Sul

Como dissemos, a divisão da via tem como os principais alicerces três tramos. O tramo central e o tramo sul da Ferrovia Norte Sul englobam um longo trajeto da via, com cerca de 1.537 km de extensão, com a divisão feita da seguinte maneira: Tramo Central – Porto Nacional (TO) até Anápolis (GO), com 855 km de extensão e Tramo Sul – Ouro Verde de Goiás (GO) – Estrela d’Oeste (SP), com 682 km de extensão.
Ambos os trechos foram concedidos à empresa RUMO em um leilão histórico ocorrido no ano de 2019, primeiro leilão da linha em 10 anos, desde o ocorrido em 2007 quando a VALE arrematou o tramo norte da Ferrovia Norte Sul. A RUMO logística é atualmente a principal empresa investidora em ferrovias, com cerca de 13 mil km de extensão de linha ferroviária, pouco menos da metade da totalidade de toda a malha ferroviária brasileira, que atualmente possui uma quilometragem na casa dos 29 mil km.
O leilão ocorrido no ano passado foi uma disputa entre a empresa e a VLI logística, sendo o lance vitorioso no valor de R$ 2,719 bilhões. Essa concessão é muito importante para a empresa, já que permitirá uma série de conexões com outras linhas com concessões possuídas pela RUMO.
O Tramo Central da linha, que abrange a cidade de Porto Nacional (TO) e finaliza o trecho em Anápolis (GO), tem toda sua extensão concluída e em funcionamento, e é responsável pela transportação de pequenos volumes de cargas, de acordo com a Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal. Já o tramo sul, até o momento da obtenção da concessão, possuía cerca de 95% das obras concluídas, não estando em atividade ainda.
Segundo a PPI do governo, a concessão foi cedida pelos próximos 30 anos para a empresa RUMO, e a projeção é de que até o ano de 2050 sejam movimentadas cerca de 22 milhões de cargas dentro da linha, com um investimento previsto na casa dos R$2,724 bilhões. Todo esse trajeto é fundamental para a expansão do traslado e para maiores possibilidades de escoamentos de produtos, principalmente agrícolas, para diversas regiões do país. O trecho sul que tem como trajeto principal as cidades de Goiás (GO) até Estrela d’Oeste (SP) é de suma importância para a empresa, em especial porque a linha que sai da cidade paulistana e chega até o portuário Santista também é de domínio da empresa RUMO.
Demais trechos da ferrovia norte sul

Para finalizar essa composição, existem mais quatro trechos principais, sendo que todos ainda estão em fases de estudo e planejamento. São esses os trechos:
- Barcarena (PA) – Açailândia (MA), 477 km de extensão;
- Estrela d’Oeste (SP) – Panorama (SP), 264 km de extensão;
- Panorama (SP) – Chapecó (SC), 950,8 km de extensão;
- Chapecó (SC) – Rio Grande (RS), 832,9 km de extensão.
Investimentos da ferrovia norte sul

A tabela que mostraremos a seguir, elaborada pelo Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), baseados Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), pode elucidar você sobre os valores dos investimentos realizados na Ferrovia Norte Sul nos últimos anos. Confira:

Balanças Ferroviárias na Via
Assim como em qualquer linha ferroviária, é fundamental a presença de balanças ferroviárias para a medição do peso dos vagões, verificando se a pesagem é adequada para os padrões do trilho da ferrovia. Justamente por isso, a empresa MASSA já tem posicionada a sua balança ferroviária na Ferrovia Norte Sul, mais precisamente na cidade de Goiás, em um dos trechos mais importantes da via. Essa é uma balança de movimento, ou seja, permite que a pesagem dos vagões e do trem seja feita mesmo com ele em movimento, com eficácia de 99.8%. Ainda na Norte sul temos BFDs instaladas no pátio de transbordo de Porto Franco e também em Açailândia.
Conclusão
Ao longo do artigo abordamos pontos importantes sobre os trechos e também um pouco da história da Ferrovia Norte Sul. Essa ferrovia foi projetada para ser a principal ferrovia brasileira, conectando extremos do país e interligando outras diversas ferrovias existentes. Percebemos que, justamente pela sua importância, a ferrovia segue em constante evolução e aumento da projeção, para que ela alcance cada vez mais estados e cidades brasileiras, conectando e transportando cargas fundamentais para o abastecimento dessas regiões e dos portos brasileiros.
Fontes: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2018/08/01/o-caro-inacabado.htm
http://pt.rumolog.com/conteudo_pti.asp?idioma=0&tipo=43399&conta=45
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5 comentários
O trecho até Barcarena será de extrema importância para a região. Temos aqui em operação vários portos com alcance internacional e o fluxo de transporte de cargas por rodovias é muito grande, inclusive provocando problemas seríssimos em nossa região, já que não temos infraestrutura suficiente para recebermos o fluxo de carretas que aqui chegam. Nossas vias de acesso à cidade de Barcarena e mesmo no entorno, estão permanentemente destruídas pelo peso das carretas e a manutenção é incipiente. Portanto, o transporte de carga por trem iria beneficiar muito nossa qualidade de vida.
Uma obra muito importante para o brasil
Obra muito importante para o desenvolvimento do Brasil
Os governantes dos anos 90 a 2000 foram os destruidores da RFFSA
De grande valia essa malha ferroviária, Parabéns aos envolvidos apesar da demora