Agropecuária

Transporte de soja e os modais mais usados no seu escoamento

Atualmente o transporte de soja é uma das maiores preocupações do Brasil. Chegando a ser comparado com ao transporte de soja dos Estados Unidos, e com a oportunidade de ultrapassá-lo, o transporte de soja no Brasil já chegou a mais de 8 milhões de toneladas exportadas a cada Março/Abril, período na qual a colheita é mais forte, concentrando a maior parte de sua produção em um período curto para transporte.

Esses números demonstram como a soja faz parte de um grande esquema de produção de grãos, fortíssimo no Brasil, capaz de aumentar cada vez mais sua importância no ramo da exportação, a longo prazo é capaz de sustentar grande parte do agronegócio brasileiro.

Índice do Conteúdo

Produção da soja no Brasil

grãos de soja

Os principais estados que produzem soja são: a região Centro-Oeste, com o Paraná em segundo lugar, sendo a conexão desses estados de extrema importância para o escoamento da produção. São Estados que transportam mais de três quartos de sua produção para exportação, e que agora começam a sofrer com a logística que não conseguem acompanhar o volume de vendas que existe.

Se não forem tomadas iniciativas agora, o transporte de soja no Brasil poderá sofrer as consequências de emperrar seu desempenho por falta de uma remodelação do sistema de corredores de exportação já conhecidos no país.  

Cuidados no transporte da soja

semente de soja

Um dos maiores problemas no transporte da soja está relacionado a preservação da carga enquanto ela é transportada. Se tratando de grãos, que são commodities que exigem uma armazenagem limpa e sem umidade, é preciso se preocupar com os containers, vagões, caminhões e principalmente com as moegas. As moegas é uma das maiores dificuldades do transporte de grão no Brasil, temos um conteúdo só disso no nosso blog, leia aqui.

A higienização e a umidade controlada ajudam a evitar pragas e perda de produto durante o processo. Às vezes, uma boa alternativa é escolher trajeto que não seja tão longo e que não exija tantas trocas de modais durante o trajeto. Pois um dos maiores problemas no transporte de soja está associado à troca de modais, porque normalmente inclui passar por moegas. Por ser um produto de grande volume, peso e perecível a melhor maneira de ser transportado é através de ferrovias. 

Como é feita a armazenagem antes do transporte

silos para armazenagem de grãos

A armazenagem de soja no Brasil normalmente é feita por silos, assim como os Estados Unidos, a diferença vital do Brasil é o fato de que a armazenagem é feita por terceiros e não pelos próprios fazendeiros.

Nos Estados Unidos, com o manuseio feito pelos próprios fazendeiros do uso de silos metálicos capazes de guardar o grão por tempo longo o suficiente para que seja controlado o transporte devido, é essencial essa forma de uso independente dos silos.

Pois, com o silo sendo uma das mais importantes ferramentas de armazenamento, é importante que este também esteja no controle de quem vende e distribui a soja, para que se tenha um melhor cuidado com o produto.

Ferrovias e o transporte de soja

ferrovias para transporte de soja

Em 2021, o percentual de soja escoada pelas ferrovias foi de 46,4%, 4% a mais do que o ano de 2020. O motivo está altamente associado à construção de novas ferrovias nas regiões de alta exportação do commodity, como no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Conectando os estados mais importantes que produzem a soja, e também conectando países como o Paraguai e a Argentina, é importantíssimo atualmente para a distribuição de soja, olhar para o setor ferroviário. Pois, no mundo contemporâneo, a logística demonstrou que o transporte de soja ao recorrer às ferrovias será capaz de aumentar os lucros e a produção de maneiras nunca antes vistas.

Demais modais usados no transporte de soja

Dentre os modais utilizados no transporte de soja estão os três principais no Brasil. O hidroviário, através dos portos, o rodoviário que está atingindo seu limite logístico, e o ferroviário que está nos trilhos para se tornar o principal meio do ramo.

Como visto anteriormente, solucionar os gargalos e os problemas que envolvem os corredores de exportação é importantíssimo para o escoamento adequado no Brasil. O transporte de soja, então, só será possível no futuro, com o alinhamento perfeito entre os portos, as rodovias e as ferrovias. Pois, através das rodovias, será criado uma nova maneira de transporte de soja no país.

Entretanto com o novo marco legal pode-se se esperar grandes planos de novas ferrovias para ajudar o escoamento de soja e diminuir ainda mais a dependência desse setor em outros modais.

Conclusão

Em conclusão, o importante da situação do transporte de soja no Brasil se encontra em como abrir novos corredores através das ferrovias, possibilitando finalmente uma abertura no gargalo rodoviário, criado pelo aumento contínuo de produção de grãos no país.

Somente um país que se transforma e desenvolve será capaz de arcar com as responsabilidades de ultrapassar o maior produtor de soja no mundo, mostrando a verdadeira capacidade do Brasil no mercado do agronegócio internacional, e o que ainda não foi explorado no nosso território fértil e apto para novos desafios.

Fontes:

http://www.fecilcam.br/anais/ix_eepa/data/uploads/2-logistica/2-01.pdf

https://www.cobli.co/blog/transporte-de-graos/

https://www.cmegroup.com/pt/education/learn-about-trading/introduction-to-grains-and-oilseeds/soybean-production-use-and-transportation.html

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