Logística

Agricultura e Agropecuária: Setores produtivos essenciais para a economia brasileira

Atualmente o país passa por uma crise geral em todos os seus setores, porém alguns que sempre foram carros-chefe na indústria brasileira também se encontram em situações difíceis, a agricultura e a agropecuária atualmente passam por uma crise de transporte. 

Segundo a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, as rodovias estão transportando 10% a menos de soja, um dado que cobre um período de dez anos (2010 até 2019). Isso tem ocorrido por conta de um escoamento da produção brasileira, que ultimamente tem sido obrigada a se adaptar para que consiga sobreviver.

Um exemplo disso é o aumento de transporte de soja pelas ferrovias, que de acordo com o mesmo estudo, aumentou 3,8%, que demonstra o setor ferroviário como uma alternativa disponível para esse escoamento. Em novembro de 2021, a Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil promoveu a live “Ferrovias: Por quais trilhos percorrem os produtos agropecuários brasileiros?”, um indício de que cada vez mais as ferrovias podem se tornar uma via definitiva de transporte de carga no Brasil.

Índice do Conteúdo

Agricultura e Agropecuária

Agricultura e Agropecuária

A agricultura e a agropecuária possuem algumas diferenças entre si que cabe notar aqui. Enquanto a agricultura, que é o cultivo de plantas e as técnicas que isso envolve para poder ser extraído alimentos, roupas e afins, a agropecuária é a combinação disso com o cultivo de gado, suínos, aves e outros animais. Ambos pertencem ao agronegócio, porém se diferenciam bastante na hora da organização.

Aqueles que pertencem ao agronegócio de forma geral, por exemplo, pertencem a distintas fases do setor industrial, pois estão tanto no setor primário de produção (agricultura e agropecuária) quanto no setor terciário de comercialização.

Principais tipos de agricultura

Principais tipos de agricultura

Existem alguns tipos de agricultura existentes. Dentre eles estão o familiar, que é um tipo de produção independente e que no Brasil serve de como expressivo fornecedor interno e comercial, que tem sido de grande importância para a integração de novas tecnologias como a agricultura sustentável, que produz com base em gerar impacto mínimo ou negativo no meio ambiente, a agricultura orgânica, que não utiliza agrotóxicos, a agricultura natural que utiliza de recursos da natureza e a permacultura, que envolve alterar permanentemente a ecologia de um local de acordo com a produção desejada.

No Brasil, as mais importantes são as duas primeiras, porém, várias podem ser integradas de acordo com um objetivo específico. Portanto, o que atualmente carrega mais interesse para o país, é a grande produção e a produção moderna, que podem englobar o mercado interno e externo e também associar diversos meios de distribuição como as ferrovias e diversos meios de produção como os métodos sustentáveis e orgânicos.

Portanto, apesar da produção familiar ser importante para o país, é interessante notar como métodos modernos podem se tornar expansivos e evoluir conforme o tempo, sendo capazes de integrar até mesmo, quem sabe no futuro, as produções independentes.

Cenário atual do mercado agrícola

Cenário atual do mercado agrícola

A agricultura e agropecuária passam também por outras coisas em comum. Um exemplo é a modernização no campo e o papel de certos setores tecnológicos nesse processo.

As máquinas nos campos, que estão presentes desde a segunda metade do século passado, podem englobar tanto os veículos utilizados no campo, como os transportes utilizados na distribuição.

O maior problema atualmente se encontra justamente na distribuição e escoamento da produção, pois apesar do setor de grãos, de café, de cana de açúcar estarem crescendo, o setor rodoviário está cada vez mais atingindo seu limite. A produção para o mercado externo também aumenta cada vez mais, tendo em vista que a agricultura e agropecuária brasileira sempre foram mais focadas na exportação. 

Porém, apesar dessa produção aumentar, não existe atualmente um meio de transporte que seja capaz de mover mais de 200 milhões de cabeças de gado (segundo maior número do mundo), ou o milho que o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, ou o café que o Brasil exporta 70% da produção nacional.

É por isso que as ferrovias são uma alternativa positiva para essa crise na agricultura e agropecuária brasileira. 

Principais produtos da agropecuária brasileira

Principais produtos da agropecuária brasileira

A agropecuária possui todos os commodities da agricultura e da pecuária combinados. Porém, dentro dela existem vários meios de cultura agropecuária. Existe a agropecuária extensiva, caracterizada pela produção familiar, baixa produtividade e ausência de tecnologia. 

E também a agropecuária intensiva, que possui alto uso de tecnologia, produzida em países e regiões desenvolvidas e com alto índice de produção.

A agropecuária intensiva talvez seja a resposta para agricultura e agropecuária brasileira, pois assim como foi visto anteriormente, ela é capaz de se integrar tanto a agricultura comercial, quanto a distribuição internacional. É um tipo de produção que envolve uma logística mais sofisticada e que demonstra como isso pode partir através da resolução da parte final do produto: sua distribuição. Que pode ocorrer através das ferrovias ou com as parcerias feitas com as companhias privadas.

Conclusão sobre agricultura e agropecuária

Em conclusão, percebe-se que no Brasil a situação se encontra no momento perfeito para o avanço dos setores, tanto os comerciais, quanto os agrícolas e os de transporte. Ao unir os três em uma solução que pode trazer uma mudança na infraestrutura brasileira, é possível ver um novo futuro para a agricultura e agropecuária dentro do país.

Fontes:

link1

Link 2

Link 3

Link4

Link 5

Link 6

Link 7

pt_BR