Balança Estática

O que é uma balança estática e como funciona

Uma das tarefas mais importantes e ao mesmo tempo complexas de se realizar no meio ferroviário é a pesagem de trens e vagões de carga. Com isso, por conta dessa necessidade, surgiram diversas formas de se realizar esse aferimento, se utilizando assim, como em qualquer outra área, de uma balança. Um desses modelos é a chamada balança estática.  

Como você pode deduzir a partir da nomenclatura utilizada no seu nome, uma balança estática realiza o processo de pesagem a partir do momento que o ativo ferroviário esteja completamente imóvel. A aferição nesses casos ocorre por diferença de peso bruto versus peso de tara.

Para que tenham o seu funcionamento de forma garantida, é necessário que esse modelo de equipamento de pesagem possua homologação junto ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Além disso, também é preciso que ele esteja localizado em posições específicas dependendo da atividade que será realizada. 

Sendo assim, no momento do carregamento de vagões, por exemplo, a balança deve estar posicionada abaixo, depois ou em linhas adjacentes dos silos de carregamento. Já na descarga, antes ou em linhas adjacentes ou ainda juntamente com a moega. Diante desse cenário, quer saber mais sobre esse modelo de balança? Então siga com a leitura e conheça mais sobre a balança estática, as vantagens e desvantagens do equipamento convencional e uma nova tecnologia que vem sendo usada na pesagem ferroviária.  

Índice do Conteúdo

Benefícios da balança estática

Quando se pensa em uma balança ferroviária estática, a primeira coisa que deve ser associada a esse equipamento é o seu potencial de precisão. Diferente do que ocorre normalmente com a balança dinâmica, esse modelo de balança garante uma  exatidão maior do peso que está sendo carregado.

Ou seja, quando se precisa de maior garantia da carga que está sendo transportada, como na caso do transporte de ouro ou pedras preciosas, por exemplo, se usa a balança estática como uma forma de auxiliar nesse processo. Assim, a maior confiabilidade nesse ponto joga a favor da utilização das balanças estáticas.

Além disso, outro fator que é benéfico em relação a esse tipo de balança é a questão da sua manutenção. Por ser um equipamento que já é utilizado a muitos anos no setor ferroviário, existem diversas empresas que realizam o processo de manutenção, seja preventiva ou corretiva. Dessa forma, esse serviço se torna mais econômico e fácil de se achar, o que já não ocorre com as balanças dinâmicas, que exigem um maior grau de especialização.  

Desvantagens  da balança estática

Desvantagens  da balança estática

Tendo base em uma tecnologia que já não condiz com a dinâmica do mercado atual, as balanças estáticas apresentam muitas desvantagens. Listamos abaixo algumas delas. Veja: 

Necessidade de obra civil 

Necessidade de obra civil balança estática

O primeiro fato que prejudica a utilização das balanças estáticas é logo de cara a sua forma de instalação. Para que seja possível colocar uma balança desse modelo em funcionamento será necessário a realização de uma obra civil, fosso, que exige um trabalho maior e também mais tempo necessário para fazer a implantação.

Assim, a construção de uma balança ferroviária estática é realizada com um fosso e a utilização de células de cargas embutidas para aplicação estática. Essas células de carga sustentam uma plataforma móvel, de onde será possível medir o peso do ativo ferroviário que estiver na plataforma. Para ficar claro, a instalação das balanças estáticas passam por cinco pontos centrais: 

  • Estacas/blocos de fundação; 
  • Fosso; 
  • Plataforma superior móvel; 
  • Células de carga; 
  • Dispositivo indicador.

Menor otimização da pesagem

Menor otimização da pesagem balança estática

Outro problema a ser considerado quando tratamos de balança ferroviária estática é o fato de existir uma menor fluidez no processo de pesagem dos ativos ferroviários, uma vez que  é preciso que o vagão, por exemplo, esteja totalmente parado sob a balança e necessáriamente deve estar desengatado dos demais vagões. Assim, é preciso demandar mais tempo para fazer esse processo.

Além disso, como mencionado no tópico anterior, pelo processo de implantação do sistema ser mais lento, a operação de pesagem demora mais para ser colocada em prática, prejudicando a liberação de uma carga, por exemplo.    

Maior gasto energético e desgaste

Maior gasto energético e desgaste

Pela necessidade de pesar o ativo ferroviário completamente parado e desengatado, esse modelo de balança acaba gerando a ocorrência de um maior gasto energético. Isso porque para que seja efetuada a medição será preciso o desacoplamento do veículo que sucede o ativo que será pesado na composição férrea, gerando a necessidade de manobras e movimentos extras.

Além desse fato, essa maior movimentação sobre a balança acaba causando um grande desgaste de toda a estrutura, que precisa passar por revisões com maior frequência para evitar a perda de precisão, problema esse, que em casos mais graves, pode gerar o transporte de peso em excesso e, por consequência, a danificação da estrutura da malha ferroviária e do próprio ativo usado. 

Gerenciamento de tráfego 

Gerenciamento de tráfego

Por conta de o processo de pesagem estático demandar um maior tempo e exigir a realização de diversas manobras para que aconteça, se torna mais difícil também realizar o gerenciamento de tráfego da malha ferroviária. Com isso, todo o processo fica prejudicado, sendo preciso ter uma atenção extrema e maior cuidado para garantir a segurança de todos. 

Nova tecnologia de pesagem 

Nova tecnologia de pesagem

Em contraposição a utilização da balança estática, passou a ser muito comum o uso das chamadas balanças dinâmicas. Isso tem ocorrido porque ao contrário do que ocorre com a estática, uma balança dinâmica não necessita que o ativo esteja parado nem tampouco desengatado para a pesagem, permitindo que ele passe em uma velocidade limitada pelos trilhos de pesagem.

Dessa forma, não é mais preciso fazer manobras ou qualquer outra ação para que ocorra a pesagem. Basta que os vagões passem e pronto, será realizada a pesagem. Esse fato é de extrema importância dentro de um mercado cada vez mais competitivo, onde cada vez mais tempo tem significado dinheiro.  

Com diferentes classes de exatidão, as balanças podem, variando de modelo para modelo, chegar a pesar o ativo ferroviário a 15 km/h. Esse fato se torna uma vantagem operacional imensa perante a concorrência, ainda mais quando existir a necessidade de desengatar algum vagão.

A Massa Pesagem e Automação Industrial pode te ajudar com uma balança dinâmica. Com mais de 15 anos de experiência nesse setor, a Massa é a empresa certa para acabar com os problemas da sua empresa com pesagem ferroviária. Clique aqui e saiba mais. 

Conclusão da balança estática

Uma balança estática, apesar de também poder ser eficiente na pesagem ferroviária, dependendo das suas condições de conservação, não condiz mais com a dinâmica industrial contemporânea. Já existem alternativas que conseguem auxiliar um negócio de forma muito melhor. Clique aqui e confira mais.    
Quer ficar por dentro dos nossos conteúdos? Então siga a Massa nas redes sociais, pois sempre avisamos quando novos conteúdos são postados.

pt_BR