
Entenda como é feito o transporte de granéis líquidos pelas ferrovias
No Brasil, os sistemas de transporte vêm buscando novas alternativas com o passar dos anos. Dessa vez, parece que as malhas ferroviárias voltaram a ganhar força dentro do cenário de logística no país. Assim, existe uma estimativa muito alta acerca do crescimento contínuo desse modelo de transporte, o transporte de granéis líquidos entra nessa porcentagem. Afinal, esta é uma das grandes carências vivenciadas pelo Brasil nos últimos anos.
As dificuldades enfrentadas nos sistemas de logística de transporte desfavorecem o aumento na produtividade e eficiência desenvolvidas dentro do país e, dessa forma, desaceleram o crescimento econômico em alguns setores.
De olho nas alterações dentro do mercado interno, o Governo Federal, em conjunto com o Ministério das Infraestruturas, está promovendo o incentivo aos altos investimentos dentro dos setores ferroviários pelo país. Em um projeto de lei intitulado Pró-Trilhos, o poder público visa disponibilizar ao setor privado incentivos para o investimento dentro da área. Dessa forma, as ferrovias voltam a ser reformadas ou construídas dentro do Brasil.
Juntamente com o setor ferroviário em ascensão dentro do país, cresce o investimento no transporte de granéis líquidos. A utilização da logística de transporte ferroviário, portanto, torna-se uma alternativa viável para este serviço. Alguns portos específicos do país já são exemplos de alto investimento no setor de granéis líquidos. Entre eles, os Portos de Paranaguá e Antonina, que começam a ver com bons olhos esse setor da economia e demonstram atenção dentro do mercado.
Sabendo da importância de um alto investimento em uma área que está em franca ascensão, a administração dos portos pretende aumentar a capacidade de tancagem dos locais em uma reforma pontual. Com isso, Paranaguá poderá ter uma capacidade estática de mais de 600.000 m³ nos próximos cinco anos. Além disso, o Porto também trabalha com a construção de um segundo pier de granel líquido na região.
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O que são granéis líquidos?

Ao introduzir o assunto, é fundamental, ter uma noção geral sobre o que são, de fato, granéis líquidos. É possível que, ao ouvir o termo “granel”, possa haver associação com o produto vendido de maneira livre, com o peso determinado pelo cliente. No âmbito da logística, esse termo também é perfeito para conseguir, em linhas gerais, definir o que são granéis.
Tratam-se, portanto, de produtos armazenados em grandes quantidades, por ser um meio onde é possível encontrar diferentes tipos de mercadorias, produtos, cargas e suprimentos, cada caso é bem específico. Inclusive, o tipo de carga é definido de acordo com o produto que deve ser transportado.
Ao todo, existem dois tipos de granéis que envolvem o segmento da logística. Os sólidos e os líquidos.
Os granéis líquidos são produtos de grandes quantidades que podem ser transportados em materiais específicos no sistema de logística. Exemplos comuns de granéis líquidos são etanol, gasolina, petróleo, óleos vegetais e até suco de laranja.
Para transportar granéis líquidos, existe um tipo específico de carga que é desenvolvido nesta modalidade, os tanques, que podem ser encontrados nas malhas rodoviárias e também ferroviárias. No entanto, nas ferrovias, existem especificidades para o transporte.
Particularidade no transporte pelas ferrovias

Dentro do sistema de malhas ferroviárias, é necessário algumas adaptações específicas para o transporte de granéis líquidos. No entanto, estas vêm se tornando cada vez mais comuns dentro do Brasil. Para esse sistema específico de cargas, o sistema ferroviário desenvolveu vagões apropriados. Dessa forma, conseguem estocar o produto de maneira efetiva e sem grandes problemas.
No meio rodoviário, pelos caminhões, as cargas de granéis líquidos são transportadas através de tanques. No sistema ferroviário, os vagões que trabalham com essa logística não são tão diferentes. Afinal, para transportar esse tipo de mercadoria é fundamental que exista uma maneira de estocá-los. Assim, os vagões são bem apropriados para esse caso específico de transporte pelo país.
Movimentação de granéis líquidos no Porto de Paranaguá
Com essa melhor compreensão do sistema de transporte que envolve os granéis líquidos pelo país, podemos retomar ao exemplo do Porto de Paranaguá, que vem investindo pesado nesse setor.
Com um desenvolvimento cada vez maior do transporte de granéis líquidos ao longo do Brasil, o Porto, localizado no estado do Paraná, se prepara para um futuro promissor dentro deste meio. Com uma nova capacidade estática para os próximos anos e a construção de um segundo píer de granéis líquidos dentro da sua base, o Porto de Paranaguá deve se tornar um grande exemplo da área em pouco tempo.
Os investimentos farão com que o Porto de Paranaguá aumente o seu calado, obtendo 13,5 metros operacionais, possibilitando a chegada de navios maiores à região portuária e contando com o investimento ainda maior de granéis líquidos.
Com a construção do novo pier, inclusive, Paranaguá deve ser, consequentemente, uma referência na logística portuária de granéis líquidos do Brasil em poucos anos. Dessa forma, vale ficar atento aos investimentos feitos nesta região.
Transporte de granéis líquidos pela Ferrovia Norte-Sul

Além do forte investimento do Porto de Paranaguá na logística de granéis líquidos, a Ferrovia Norte-Sul é também referência nesse transporte ao longo de toda a extensão territorial do país. Ao trabalhar com a movimentação desse tipo de carga pelas malhas ferroviárias que cruzam o território do Brasil, a Ferrovia Norte-Sul também espera altos investimentos dentro do setor nos próximos anos.
Compreender o mercado atual é o primeiro passo para entender que o setor de granéis líquidos vem crescendo no país de maneira exponencial. Portanto, alternativas para o trabalho da logística destes produtos é fundamental. Trabalhar com o setor ferroviário no interior do país é uma alternativa barata e mais eficiente para o desenvolvimento desta área.
Sabendo desse contexto, a administração da Ferrovia Norte-Sul trabalha forte para conseguir, ao longo do tempo, desenvolver um sistema que será referência na logística destes produtos dentro das malhas ferroviárias.
Conclusão
Fica claro, portanto, o crescimento nos investimentos que envolvem a logística de granéis líquidos no Brasil. Somado a isso, o setor ferroviário pode ser um forte aliado para a evolução dessa área, que irá beneficiar a economia brasileira futuramente.