
Produção de carvão mineral no Brasil: atividade que mais usou os trilhos em 2021
A extração de carvão no Brasil é bastante importante para a economia do Brasil, seja a produção de carvão mineral no Brasil ou a do carvão vegetal. O carvão vegetal, por exemplo, está muito presente nas florestas do país, fazendo desse setor um dos principais produtores mundiais.
O processo de extração entre esses dois tipos de carvões são diferentes. O vegetal é extraído através do processo de carbonização da biomassa advinda da madeira. Já o carvão mineral é extraído nas minas, sendo uma rocha sedimentar construída por meio da decomposição da matéria orgânica.
Sendo uma das principais fontes energéticas, das mais utilizadas no mundo todo, o carvão vegetal tem seu impacto na economia brasileira. O setor ferroviário, por exemplo, é um dos grandes beneficiados, visto que, grande parte do transporte de carvão mineral no Brasil é feito por esse setor.
Até o ano de 2021, minérios e carvão mineral representavam cerca de 80% de toda a carga transportada pelas ferrovias no país.
Índice do Conteúdo
Composição e extração do carvão mineral no Brasil

Para entender mais sobre o carvão mineral, sua importância, impacto econômico, transporte, entre outros detalhes, é interessante entender como ele é formado, qual sua composição e como funciona a extração e produção de carvão mineral no Brasil.
Bom, como dissemos, o carvão é um minério extraído diretamente do subsolo, essencialmente nas minas, através da mineração. É um combustível fóssil, normalmente com coloração preta ou marrom.
A formação do carvão mineral se deu a milhões de anos, através do soterramento por sedimentos de galhos, raízes e folhas. Ou seja, é a decomposição de matéria orgânica que, quando soterrada, sofre a ação de bactérias em condições particulares, transformando essa matéria na coloração escurecida.
Sua composição é quase que inteiramente de carbono. Porém, além do carbono, você pode encontrar em sua formação:
- Enxofre;
- Nitrogênio;
- Oxigênio;
- Hidrogênio.
Para classificar os tipos de carvões extraídos na produção de carvão mineral no Brasil, o critério utilizado é justamente a quantidade de carbono presente em sua composição. Nesse sentido, existem 4 categorias: turfa, linhito, hulha e antracito, sendo que a última é a formação mais pura do carvão.
Para classificar o carvão extraído nas minas em boa ou má qualidade, é levado em consideração o seu poder energético. Como a principal função do carvão vegetal é ser fonte de energia para diferentes espaços, como indústrias, termodinâmicas, hidrelétricas, entre outros, esse é o fator que desequilibra.
No mundo todo, o carvão é uma das principais fontes energéticas, representando mais de 20% de toda energia consumida. Porém, por ser um dos minérios mais poluentes encontrados na natureza, existem controvérsias ao seu uso.
Produção de carvão mineral no Brasil

Enquanto a produção de carvão vegetal é muito impactante no país, sendo o principal produtor desse insumo no mundo todo, a produção de carvão mineral no Brasil sofre com algumas barreiras.
Atualmente, mesmo com a produção interna, o Brasil ainda importa cerca de 50% do carvão utilizado, visto que, o produto extraído nas minas brasileiras é considerado de baixa qualidade devido ao baixo teor de carbono em sua composição.
Em relação a sua produção, o destaque vai para a região Sul, que é a maior produtora de carvão mineral no país, sendo que as principais reservas estão em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Outros estados que se destacam são: Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Também são encontradas jazidas de carvão mineral nos estados do Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre, mas com menor relevância.
O destaque maior é para a região Sul justamente pela qualidade do carvão extraído. Apesar de ser ainda de baixa qualidade se comparado a outros países do mundo, ele acaba superando os dos estados de outras regiões.
É justamente no Rio Grande do Sul que a maior jazida de carvão mineral é encontrada, na jazida de Candiota. Essa jazida corresponde a cerca de 23% das reservas nacionais.
Carvão mineral no Brasil: principal movimentação de cargas pelas ferrovias

Para que o carvão possa ser utilizado por todo o país, é necessário que exista um meio de transporte que comporte a sua logística. Nesse sentido, a produção de carvão mineral no Brasil só faz sentido por conta das ferrovias, sendo que o transporte de carvão foi um dos expoentes desse modal.
Como vimos, a produção mais expressiva de carvão mineral fica no sul do país, bastante distante de outras regiões. Dessa maneira, é necessário que exista esse meio de transporte mais amplo e que percorra toda a extensão territorial nacional, levando o insumo para abastecer diferentes estados.
Nesse sentido, as ferrovias certamente se destacam. Atualmente, mais de 77% das cargas transportadas no setor ferroviário são representadas por minérios e carvão mineral.
Muitas das principais ferrovias nacionais, como a MRS (Sudeste), Estrada de Ferro Carajás (Norte e Nordeste) e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (Sudeste), por exemplo, transportam esse produto advindo da produção de carvão mineral no Brasil.
Entretanto, existe uma ferrovia que se destaca justamente pelo transporte do carvão mineral: a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que atua diretamente no estado de Santa Catarina.
Tanto para o transporte interno da produção de carvão mineral no Brasil, como para o transporte dos produtos importados, o setor ferroviário tem impacto direto nesse processo. Para isso, é fundamental a existência de uma logística ferroviária de qualidade, que permita que o transporte saia das jazidas ou dos portos e cheguem até os centros de abastecimento com eficiência.
Contudo, a logística de transportes é justamente um fator que dificulta a expansão e o uso do carvão em mais espaços. Justamente pela baixa quantidade de ferrovias disponíveis para uso e transporte do carvão, muitas regiões não são abastecidas devidamente.
Importância da expansão ferroviária

Quanto maior o investimento na construção e modernização de ferrovias, além do fortalecimento em portos menores, maior seria o impacto para a utilização do carvão mineral no Brasil.
Nesse sentido, a expansão ferroviária tem um papel essencial para o desenvolvimento desse setor que, se comparado a outros países, ainda deixa muito a desejar. Não basta desenvolver a produção de carvão mineral no Brasil e não investir em meios de transportar esse produto, de maneira acessível e rentável.
Apesar de fazer parte dos produtos que mais são transportados no setor ferroviário, isso acaba não representando um impacto tão expressivo, visto que, o setor ferroviário ainda é muito “fraco”, especialmente em relação ao setor rodoviário.
Além de potencializar a qualidade do carvão extraído, que é fundamental para que o minério seja utilizado como fonte energética, é preciso encontrar soluções para que o transporte do carvão seja mais eficiente.
Atualmente, as rodovias ainda compõem a grande maioria do tráfego de produtos nacionais e, pelos altos custos de combustíveis, taxas, frentes, entre outras, isso acaba dificultando o crescimento de diferentes setores, incluindo o da mineração de carvão.
Conclusão
Como vimos no artigo, o carvão mineral é um insumo bastante importante para o mundo todo, incluindo o Brasil. Sendo uma das fontes energéticas mais utilizadas Brasil afora, o carvão mineral é extraído através da mineração. No Brasil, as ferrovias têm um impacto direto no transporte desse insumo, mas ainda deixa a desejar justamente pela falta de investimentos no setor.
Fontes:
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/carvao-mineral-no-brasil.htm
http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Canal-Escola/Carvao-Mineral-2558.html
https://www.infoescola.com/geografia/mineracao-de-carvao-no-brasil/
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/carvao-mineral-combustivel.htm
https://www.tecnologiammm.com.br/article/10.4322/tmm.00303003/pdf/1573492069-3-3-12.pdf
https://www.ftc.com.br/detalhe/239
https://www.infoescola.com/geografia/mineracao-de-carvao-no-brasil/