
Manutenção de vagões: Como é feita e os riscos de uma manutenção mal feita
Para que os trens das ferrovias possam seguir viagem, sem que ocorram acidentes importantes, é fundamental que as empresas verifiquem, recorrentemente, as condições da via e dos veículos. Nesse sentido, a prática de manutenção das linhas ferroviárias, dos trilhos e, especialmente a manutenção de vagões, é fundamental.
Os vagões são as principais composições dos trens de carga, pois são eles que armazenam os insumos que estão sendo transportados dentro de uma via férrea.
Se ele sofre com problemas estruturais, independente por qual motivo, essas mercadorias podem ser prejudicadas, podendo gerar prejuízos consideráveis para as empresas envolvidas. Além disso, em casos mais problemáticos, pode provocar o descarrilamento do trem.
Existem diferentes tipos de manutenção de vagões, sendo que cada uma funciona de uma maneira específica e em etapas distintas. Os principais tipos, são:
- Manutenção corretiva não planejada;
- Corretiva planejada;
- Preventiva;
- Preditiva;
- Detectiva;
A seguir, falaremos como são vendidas essas manutenções nos vagões dos trens, explicando como funciona cada uma. Além disso, explicaremos o por que essas manutenções são tão importantes e quais os riscos de uma manutenção de vagões mal executada.
Índice do Conteúdo
Manutenção de vagões corretiva não planejada

Como o próprio nome já indica, esse tipo de manutenção ocorre de forma inesperada, ou seja, sem planejamento. Ainda, é uma manutenção de vagões que visa corrigir algum problema, especialmente nas estruturas dos vagões dos trens.
Dessa forma, quando a empresa opta por esse tipo de processo de manutenção, ela está permitindo que os vagões sigam trabalhando até que ocorra algum problema interno ou externo, necessitando de uma atuação mais presente para a correção do defeito apresentado.
Por ser uma manutenção de vagões sem planejamento, o custo tende a ser mais alto, pois ela só entra em ação quando já existe algum problema formalizado nos vagões dos trens, o que gera perda na produtividade e necessidade de compra e instalação de novos equipamentos e estruturas.
Manutenção corretiva planejada

Já a manutenção corretiva planejada, parte do mesmo pressuposto que a anterior: executar ações de correção nos vagões dos trens ou nas vias férreas, que sofreram com algum tipo de problema estrutural, causado por uma série de motivos.
A grande diferença é que, nesse modelo, as empresas possuem um planejamento adequado para que não seja necessário esperar acontecer alguma coisa mais grave antes de agir.
Esse modelo de manutenção é aplicado englobando outros tipos de manutenção dos vagões que falaremos na sequência, como a preventiva e a preditiva.
Detectando possíveis problemas que podem ocorrer nos vagões do trem, principalmente por desgaste da sua composição, é possível aplicar uma correção mais adequada, sem que seja necessário extrapolar nos gastos com novos equipamentos.
Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é baseada na prevenção, ou seja, é uma manutenção de vagões que tem como objetivo prevenir que ocorram falhas nos sistemas dos vagões, quebras de componentes e danos a estrutura dos vagões das locomotivas.
Para que isso seja bem executado, o planejamento é fundamental nesse modelo de manutenção de vagões.
A partir de uma base de dados e estatística sobre as composições dos trens, entendo a durabilidade dos materiais, as condições de trabalho dos trens, a quilometragem, e outros aspectos, é possível realizar um plano de manutenção preventiva, executando os reparos necessários a tempo de impedir problemas mais graves.
Essa pode ser uma avaliação de alto custo ou de pequeno custo, dependendo de como as empresas elaboram um planejamento e executam esse plano. Para isso, é fundamental pensar em todas as variações que podem ocorrer ao longo do tempo, principalmente durante o trajeto dos trens e o carregamento e descarregamento de mercadorias.
Manutenção Preditiva

Já a manutenção preditiva, é um modelo que atua mais prontamente, em momentos de necessidades. Entretanto, é possível compreender quando serão esses momentos, a partir de um acompanhamento firme e de perto de como está sendo o processo dos trens ferroviários.
Nesse sentido, verificando as condições diariamente da estrutura das vias, que afetam diretamente a qualidade dos vagões, pode ser determinada uma ação de reparo para melhorar essa qualidade.
Dessa maneira, é possível evitar que sejam feitos reparos e consertos desnecessários, o que aumenta os custos das empresas envolvidas e prejudica a sequência da produtividade das locomotivas.
Manutenção Detectiva

Por fim, o último tipo de manutenção de vagões é a manutenção detectiva. Como o próprio nome também indica, esse modelo busca detectar problemas e falhas que estão escondidas e não fáceis de serem vistas durante as operações dos trens ferroviários.
Mesmo que não sejam visíveis, essas falhas, se não verificadas corretamente, podem gerar problemas estruturais graves para todo o aparato do trem ferroviário, especialmente para os vagões.
Para detectar esses tipos de problemas ocultos, é necessário a utilização de equipamentos de última geração, com tecnologias modernas.
Além disso, esse processo garante a confiabilidade desses instrumentos utilizados na manutenção, pois permite visualizar os resultados que a manutenção obteve ao longo do tempo.
Riscos de uma manutenção de vagões mal feita
Em qualquer espaço, em que são utilizadas estruturas de alta complexidade funcional, como é o caso dos vagões dos trens, das máquinas industriais, ferramentas mecanizadas, entre outros, é fundamental que sejam executadas as manutenções necessárias na estrutura desses mecanismos, englobando pelo menos alguns dos tipos de manutenção que citamos ao longo do artigo.
Entretanto, quando a manutenção é executada de maneira errada, sem as ações sendo bem elaboradas, existem alguns riscos que podem prejudicar as empresas envolvidas.
Primeiramente, como já abordamos, por exemplo, na manutenção preventiva, se os dados não são bem elaborados e avaliados, os custos com equipamentos e peças de reposição podem se tornar muito maiores. Isso ocorre também em todos os outros tipos de manutenção de vagões: manutenção mal feita, maiores são os custos.
Além disso, isso ainda pode gerar problemas mais graves. Pensamos assim: um vagão de um trem precisa de uma manutenção estrutural.
Os profissionais vão até o vagão, e executam uma manutenção específica. Entretanto, eles acabaram errando nos cálculos necessários, e esse processo foi mal executado.
Dessa maneira, eles podem ter prejudicado ainda mais a composição desses vagões, ficando ainda mais difícil de verificar certos problemas.
Nesses casos, isso pode acarretar em diferentes tipos de problemas, como perda das mercadorias dos vagões e até descarrilamento do trem, já que um vagão pode se deslocar de outro e desencadear em um deslocamento total do veículo.
Conclusão sobre manutenção de vagões
Podemos concluir com o artigo que, a manutenção de vagões é um processo fundamental para a qualidade dos processos das vias férreas, independente da região ou país. Como vimos, existem diferentes tipos de manutenção, cada uma sendo executada de uma maneira específica. É sempre importante que as empresas ferroviárias dominem todos os tipos de manutenção, e executem-as de forma eficiente, pois existem alguns riscos importantes que devem ser levados em consideração quando a manutenção é mal executada.
Fontes: https://revistaoe.com.br/lancado-truque-ferroviario-que-diminui-desgaste-de-rodas-e-trilhos/
https://www.ufjf.br/engenhariadeproducao/files/2017/11/MarianaSilvaNassifBilheiro.pdf
http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/10740/1/tese_12754_Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf