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A história do Porto de Paranaguá e a sua situação atual

O Porto de Paranaguá (PR) é um dos portos mais movimentados do país, ficando atrás apenas do Porto de Santos (SP), no que diz respeito à relevância econômica. Situada na Baía de Paranaguá, o porto possibilita a exportação marítima de diversos produtos oriundos não só do Paraná, mas de vários estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Dito isso, a história do Porto de Paranaguá está diretamente ligada a investimentos que buscam aprimorar a logística do escoamento de grãos e outras cargas no Brasil.

O Porto de Paranaguá faz parte de um complexo portuário que também inclui o Porto de Antonina (PR), sendo que ambos são gerenciados pela empresa estatal chamada de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, a APPA. Pelo fato desses portos estarem sendo conectados a um número cada vez maior de rotas ferroviárias e rodoviárias, o Paraná está se tornando um dos principais hubs logísticos da América Latina.

Preparamos um artigo com tudo sobre a história do Porto de Paranaguá, incluindo os principais produtos exportados e a situação atual de investimentos. Confira!

A história do Porto de Paranaguá

história do porto de paranaguá

Em primeiro lugar, vamos entender como se deu o início da história do Porto de Paranaguá.

Na verdade, as primeiras estruturas portuárias na região foram construídas por iniciativa privada no ano de 1872. Desde cedo, a sua localização era reconhecida como um ponto estratégico. A prova disso é que a construção da primeira ferrovia do estado, a Paranaguá-Curitiba, teve início justamente no local, em 1885. 

Foi somente em 1917 que a sua administração passou a ser administrada pelo governo do Paraná. Durante a década de 1920, o principal produto exportado era a madeira, período que foi conhecido como o Ciclo de Exportação de Madeira. Foi em 17 de março de 1935 que o porto foi oficialmente inaugurado sob o nome de Porto Dom Pedro II, data marcada pela chegada do navio Almirante Saldanha.

Ao longo dos anos, o porto foi contemplado por várias ampliações, sendo que, em 1963, ele atingiu a marca de 1 milhão de toneladas de cargas movimentadas. Em 1971, foi criada a APPA, que passou a administrar conjuntamente o Porto de Paranaguá e o Porto de Antonina. Desde então, o porto cresceu muito em dimensão e capacidade de movimentação de produtos para importação e exportação, sendo que, atualmente, o Porto de Paranaguá é conhecido como o maior porto graneleiro da América Latina. 

Movimentação do Porto de Paranaguá

porto de paranaguá história

As cargas que passam pelo Porto de Paranaguá não se limitam apenas àquelas produzidas no estado paranaense. Na verdade, grande parte da produção do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e, inclusive, do Paraguai, é escoada até o porto para a exportação marítima. 

Somente no ano de 2021, os Portos do Paraná movimentaram por volta de 57,5 milhões de toneladas de cargas, incluindo importação e exportação, sendo que o Porto de Paranaguá é, de longe, o protagonista, movimentando cerca de 56 milhões de toneladas.

Várias rotas de transporte alcançam o porto, como, por exemplo, as rodovias BR 277, PR 401, PR 411, PR 410 e a PR 412. Além do modal rodoviário, muitas ferrovias têm acesso à Paranaguá, entre as principais estão a Ferroeste, a Malha Sul e a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá.

Outro serviço muito importante que integra a infraestrutura do Porto de Paranaguá é o fornecimento de combustível para veículos marítimos. Aliás, em toda a região Sul do país, o Porto de Paranaguá e o Porto de Rio Grande (RS) são os únicos que realizam o abastecimento com óleo bunker, o que atrai muitas embarcações para a área. De acordo com a APPA, em 2021, 714 navios abasteceram no Porto de Paranaguá, totalizando um pouco mais de 364 mil toneladas de combustível.

O site da APPA permite consultar a situação de embarcações associadas ao porto. Atualmente, existem 14 navios atracados no cais, sendo que 46 estão próximos ao território portuário esperando para aportar. Além disso, 69 embarcações são esperadas para chegar no porto nos próximos dias.

O que exporta o Porto de Paranaguá?

produtos brasileiros exportados

O Porto de Paranaguá é o maior exportador de produtos agrícolas do país. Apesar do milho representar uma grande parcela das exportações (2,5 milhões de toneladas), a soja é o principal produto. Em 2020, foram transportados para o exterior cerca de 14,2 milhões de toneladas de soja em grãos. Já o farelo de soja atingiu a marca de 5,4 milhões de toneladas.

Em 2021, o Porto de Paranaguá foi o líder nacional no que diz respeito à exportação de óleo de soja: foram embarcadas cerca de 1,2 milhão de toneladas, representando mais de 70% de toda a exportação do óleo vegetal no país. Sendo que, em comparação com os números do ano anterior, houve um aumento de 34%.

Outro capítulo significativo na história do Porto de Paranaguá foi a ampliação do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) em 2019, pois isso lhe rendeu o status de maior terminal para contêineres do Brasil. Através dele, são exportados produtos como carnes congeladas, a madeira e a celulose. Aqui, o destaque vai para a carne de ave, que, em 2021, rendeu cerca de US$ 3,1 bilhões, colocando o porto na liderança nacional de exportação deste produto.

Situação atual

navios de carga

A história do Porto de Paranaguá está longe de ser algo do passado. Existem muitos investimentos que visam ampliar a capacidade logística do local.

O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, apresentou, em janeiro, novos projetos visando o aprimoramento do Porto de Paranaguá. Um deles é o investimento de R$ 500 milhões na ampliação do Cais Leste, visando aumentar a capacidade de carga e descarga de grãos transportados por trens. 

Outro projeto busca aumentar a malha ferroviária da Ferroeste, conectando o município de Maracaju (MS) até Paranaguá, o que facilitará o escoamento de grãos e proteínas até o litoral.

Outra boa notícia para o Porto de Paranaguá é que terminais, como o PAR 03 e o PAR 09, têm ganhado prioridade nacional de investimentos. Isso significa que, em breve, leilões serão realizados para angariar fundos destinados à ampliação desses arrendamentos. Ambos os terminais, se forem contemplados por investimentos, poderão melhorar muito a capacidade de movimentação e armazenamento de granéis sólidos minerais, como os fertilizantes, por exemplo.

Conclusão

Foi possível perceber que a história do Porto de Paranaguá é muito relevante para entender o desenvolvimento econômico do país. Por cumprir um papel fundamental na exportação de diversos produtos, como a soja e a carne de frango, este porto não deve ser subestimado. 

Pelo contrário, é muito importante direcionar investimentos para a ampliação e modernização das suas estruturas portuárias. Além disso, é igualmente essencial o aperfeiçoamento de rotas de transporte entre zonas produtoras do país e o Porto de Paranaguá para superar mais rapidamente os diversos desafios logísticos no Brasil.

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