
Entenda se Moega ferroviária interfere na pesagem de grãos
Para entender se a moega ferroviária interfere diretamente na pesagem dos grãos, precisamos fazer uma abordagem explicativa, detalhando do que se trata uma moega, qual sua funcionalidade e, por fim, apresentar sua interferência durante a pesagem de grãos dos terminais ferroviários.
Moegas são estruturas ou espaços utilizados para o descarregamento de grãos, como milho, soja e farelo de trigo. No Brasil, onde o agronegócio é altamente fundamental para a economia nacional, locais como esses são imprescindíveis para que os grãos sejam descarregados nos terminais, seja nos de cargas rodoviárias ou ferroviárias.
O funcionamento das moegas acontece da seguinte maneira: os caminhões são posicionados sobre essas estruturas e elevados, com isso, as cargas presente nas partes anteriores dos compartimentos desses veículos caem, passando por grelhas, chegando até as esteiras rolantes, que levam esses grãos até os locais de armazenamento.
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Para que a moega ferroviária serve?

Bom, as moegas são fundamentais por dois motivos. Primeiramente, eles são as únicas estruturas preparadas para o descarregamento de grãos nos terminais, pois possuem todo um sistema de movimentação desses grãos até os compartimentos de armazenagem.
Além disso, a moega ferroviária também costuma ser uma estrutura que recebe balanças estáticas, ou seja, são os locais onde muitos dos vagões são pesados. Claro, pelo tipo de funcionamento dessas balanças, os trens precisam estar necessariamente parados para que as balanças consigam calcular os pesos das cargas.
Mas, será que as moegas intervêm na pesagem dos grãos? Bom, essa é uma questão muito importante, e que precisa ser discutida para que possamos entender um aspecto essencial dos processos de transporte de grãos, que é a perda de grãos.
Perda de grãos

A perda de grãos durante os diversos procedimentos sobre o transporte desses itens, são um dos principais fatores de prejuízo das empresas.
Os grãos podem ser perdidos em grandes quantidades e em diferentes situações, como nos trajetos dos caminhões até os terminais ou os demais destinos, durante o tempo de armazenamento e, também, durante a pesagem dos trens nas balanças estáticas sobre uma moega ferroviária.
Esse último, inclusive, é um problema recorrente nos terminais, resultando na perda de uma grande quantidade de grãos durante todo o processo de descarregamento dos vagões de trens, o que influencia também diretamente na pesagem qualificada das balanças.
Isso acontece por diversas razões, mas todas estão relacionadas à utilização das balanças estáticas, que fazem com que necessariamente os trens tenham que ser estacionados para a pesagem.
Produtos presos

A pesagem das cargas e dos vagões dos trens é fundamental para que eles possam seguir viagem, seguindo as recomendações de pesagem máxima para aquela via. Caso você não conheça, as balanças atuam justamente para determinar a quantidade de cargas e o peso máximo dos vagões, permitindo que os trens se estabeleçam nas linhas ferroviárias, evitando uma série de problemas estruturais.
Quando uma linha férrea, ou um terminal ferroviário, só apresenta a possibilidade de pesagem dos vagões em balanças ferroviárias sobre uma moega ferroviária, a pesagem pode ser prejudicada.
O primeiro problema que podemos apresentar é estrutural: quando acontece o descarregamento dos grãos nas moegas, muitos desses produtos podem ficar presos às estruturas das balanças, prejudicando a qualidade da pesagem delas em um próximo trem, já que influencia diretamente no peso da tara.
Limpeza e manutenções

Muito por conta dessa grande quantidade de produtos que acabam ficando presos nas grelhas de uma moega ferroviária e nas estruturas das balanças ferroviárias, é exigido que as estruturas de pesagem sejam limpas constantemente, eliminando os restos de produtos presos na moega ferroviária.
Além disso, realizar as manutenções estruturais, principalmente nas partes das moegas que são naturalmente mais complexas, é imprescindível. Em qualquer equipamento, máquina e ferramenta, manter as manutenções constantes é indispensável e, quando tratamos de algo tão importante para o funcionamento das linhas ferroviárias, isso não poderia ser diferente.
Mudanças das condições climáticas

As mudanças climáticas também são fatores determinantes para as pesagens dos grãos em característica estática, quando as balanças são posicionadas em uma moega ferroviária. Essa mudança influencia pois, quando há uma alteração climática impactante, os grãos, como o milho, açúcar, entre outros, acabam tornando-se mais compactos.
Quando esses grãos se tornam mais compactos, muitos deles acabam ficando presos nas grelhas das moegas, influenciando diretamente na precisão e na qualidade da pesagem das balanças, pois tem relação direta com a imprecisão do peso da tora e o peso bruto da composição.
Utilização de Balanças Dinâmicas e moega ferroviária

Como vimos, utilizar uma Balança Estática sobre a estrutura das moegas, pode acabar resultando na perda de grãos e também prejudicar a qualidade das pesagens, já que os grãos, quando descarregados, podem alterar o peso das taras, fazendo com que o cálculo das balanças se tornem imprecisos.
Por isso, a melhor solução para as malhas ferroviárias é optar por uma Balança Dinâmica. Diferente da balança estática, que atua sobre a estrutura de moega ferroviária, a Balança Dinâmica permite que a pesagem seja feita com os trens em movimento, evitando todos os tipos de problemas que mencionamos anteriormente. Além disso, como os trens não precisam estacionar para realizar as pesagens, as viagens se tornam mais rápidas e constantes.
Nós, da MASSA Pesagem e Automação, temos as melhores Balanças Dinâmicas do mercado, com tecnologia de última geração, realizando as pesagens das cargas dos vagões de forma eficiente e precisa, sem que haja necessário a parada dos trens e, consequentemente, evitando a perda de tempo e possíveis prejuízos.
Conclusão sobre a interferência da moega ferroviária nas pesagens
Pudemos concluir com o artigo que uma moega ferroviária tem um papel importantíssimo para o descarregamento de grãos nas rodovias e ferrovias. No caso das ferrovias, elas acabam sendo um problema importante quando a linha ferroviária ou o terminal ferroviário apresenta apenas balanças estáticas, posicionadas sobre essas moegas, prejudicando a qualidade da pesagem das cargas, por diversos motivos que apresentamos ao longo do texto. Por fim, utilizar Balanças Dinâmicas, que a MASSA Pesagem e Automação disponibiliza para as empresas do mercado ferroviário, é uma solução bastante interessante, pois permite uma pesagem mais precisa e eficiente, evitando que os terminais passem problemas que atualmente são recorrente nas vias, como a perda de grãos em excesso.
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=oLfZ6uaQjVI
http://www.ferroeste.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28