Ferrovias

5 Principais Ferrovias dos Estados Unidos

Inúmeros fatores influenciam para que os Estados Unidos sejam a potência que são atualmente. Um desses fatores, é a ampla capacidade de transporte ferroviário, que, através das ferrovias dos Estados Unidos, fazem com que a produção do país, tanto nas indústrias, mineração e agronegócio, consigam alcançar todo o território nacional e também cheguem a nações parceiras por meio da exportação.

Atualmente, os números mostram que o país norte-americano é disparado o que mais investe em ferrovias no mundo. São mais de 290 mil km de extensão, quase 10 vezes mais da quilometragem ferroviária do Brasil e mais do que o dobro da China, que é o segundo país que mais possui malhas ferroviárias, com pouco mais de 130 mil km de extensão.

A malha ferroviária do país Norte-Americano possui algumas características marcantes, normalmente relacionadas aos tamanhos e peso dos trens, que são grandes e robustos. 

Normalmente os trens possuem entre 100 a 150 vagões, o que é bastante considerável para uma composição ferroviária. Ainda, os vagões e a composição completa costumam ser pesados, totalizando de  5.000 a 10.000 toneladas por trem e 80 a 100 toneladas por vagão. 

Por conta dessa pesagem um pouco acima do encontrado em outras regiões, as viagens são mais lentas, normalmente de 80 a 100 km/hr.

Essas características são gerais, englobando as diversas ferrovias dos Estados Unidos. Mas, quais são as principais ferrovias? Bom, é isso que veremos na sequência.

BNSF Railway

ferrovias dos estados unidos - trem de carga

Dentro desse extenso campo de “Railways” ou estradas de ferro dos Estados Unidos, existem algumas ferrovias que se destacam, justamente pela sua amplitude e importância no trabalho de escoamento de cargas, como é o caso da  BNSF Railway, uma das maiores empresas do setor ferroviário Norte-Americano.

Se aqui no Brasil, a principal empresa do setor ferroviário é a RUMO, e tem operações em apenas 7 estados do país, a BNSF Railway passa a barreira de 28 estados, como Alabama, Arizona, Arkansas, California, Colorado, entre outros, mostrando claramente a diferença entre malhas ferroviárias dos países. Além disso, a empresa também atua em 3 províncias áreas do Canadá, país vizinho dos Estados Unidos, especialmente em Vancouver e Winnipeg. 

A história dessa malha ferroviária é longa, se iniciando ainda no século XIX, por volta de 1849, ou seja, totalizando mais de 170 anos de atividade.

Atualmente, a malha é gerida pela empresa  Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett, e  opera em 51 000 quilómetros de extensão, basicamente um sexto de toda a malha ferroviária dos Estados Unidos.  

As operações da BNSF Railway giram em torno do transporte de cargas, especialmente de cereais e carvão. 

Com o total de 5.790 locomotivas e mais de 40 mil profissionais empregados, a BNSF Railway é, certamente, uma das principais ferrovias dos Estados Unidos.

Union Pacific Railroad

ferrovias dos estados unidos - trem com comboio

Em tamanho de quilometragem, nenhuma das ferrovias dos Estados Unidos supera a Union Pacific Railroad. Também são mais de 50 mil km de extensão, conectando 23 estados dos Estados Unidos.

Fundada em 1862, a Union Pacific Railroad, que naturalmente passou por uma série de mudanças desde então, possui, atualmente, uma rota definida, partindo de Chicago e passando por cidades ao longo do rio Mississipi, visando atingir a costa do pacífico.

Além da longa extensão dessa que é uma das principais ferrovias dos Estados Unidos, a Union Pacific Railroad possui os requisitos e abrangência necessária para ser considerada a principal ferrovia do país, como por exemplo atender os principais portos da Costa Oeste e da Costa do Golfo, regiões fundamentais para a economia nacional.

Além disso, é um sistema ferroviário que possui ligações variadas com a frota ferroviária do Canadá e que atende todos os os seis principais portos do México.

São mais de 46.000 colaboradores e 10 mil clientes que são atendidos pela ferrovia, que trabalha, principalmente, com o transporte de insumos para esses clientes, tais como produtos agrícolas, automotivos, químicos, carvão, produtos industriais e intermodal.

CSX Transportation: a ferrovia dos Estados Unidos mais recente

ferrovias dos estados unidos - companhia csx

Apesar de ser uma empresa malha ferroviária muito mais recente do que as outras mencionadas até aqui, já que foi fundada em 1986, ela já se tornou uma das maiores, mais eficientes e mais bem trabalhadas ferrovias do país, especialmente na região Leste.

Também atua em mais de 23 estados Norte-Americano, principalmente no leste dos Estados Unidos. Além disso, atua também em duas províncias do Canadá, como Ontário e Quebec.

A sede da empresa que administra a malha ferroviária é localizada em Jacksonville, no estado da Flórida.

No total, são 32 mil km de extensão, que é uma das principais ferrovias dos Estados Unidos.

Entre os diversos tipos de produtos que a ferrovia transporta, se destacam: papel laminado, celulose, papel de jornal, metais, materiais de construção, eletrodomésticos e produtos alimentícios.

Norfolk Southern Railway

ferrovias dos estados unidos - norfolk southern

A quarta companhia que selecionamos, é a Norfolk Southern Railway, mais uma das ferrovias dos Estados Unidos de larga escala e amplo campo de atuação.

Essa é uma ferrovia que atua também em mais de 22 estados do país, se destacando Harrisburg-Pennsylvania, Chicago-Illinois e Atlanta-Geórgia, onde a empresa possui instalações operacionais importantes.

Além disso, também é uma das ferrovias dos Estados Unidos que atua no Canadá, mediante ao acesso por Toronto e Montreal.

São mais de 30 mil km de extensão a Norfolk Southern Railway, sendo que, contando as integrações, totaliza mais de 58 mil km de extensão.

Apesar de também ser uma empresa recente, fundada apenas em 1990, a Norfolk Southern Railway se destaca pela eficiência, trabalho de manutenção ( realiza a manutenção em 46 mil km de extensão), pela preocupação com o meio ambiente e pela eficiência de suas operações.

Kansas City Southern Railway

kansas city railway

Para finalizar a lista das 5 maiores ferrovias dos Estados Unidos, temos também a Kansas City Southern Railway, uma ferrovia que atua diretamente na região sul do país.

Fundada em 1887, ou seja, mais de 130 anos atrás, a Kansas City Southern Railway permanece como uma importante malha ferroviária nacional, atuando em mais de 10 estados, como Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Arkansas, Tennessee, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas  e possuindo uma extensão de pouco mais de 5,500 km. 

Ela se caracteriza por uma ferrovia regional, mas que abrange importantes portos ao longo do Golfo do México no Alabama, Louisiana, Mississippi e Texas, fundamental para o escoamento de cargas dessa ferrovia.

Conclusão: mais importantes ferrovias dos Estados Unidos

Como vimos, a malha ferroviária dos Estados Unidos é a maior do mundo. Falar de todas as ferrovias dos Estados Unidos em apenas um artigo não é o suficiente, por isso vimos 5 das principais ferrovias Norte-Americana, que atua diretamente no desenvolvimento das regiões por onde passam e da economia do país de modo geral.

Fontes: https://soundingmaps.com/the-5-biggest-railroads-in-north-america/

https://portogente.com.br/artigos/17066-as-caracteristicas-da-ferrovia-americana

https://www.bnsf.com/about-bnsf/our-railroad/index.page

https://portogente.com.br/artigos/19539-union-pacific-railroad-a-maior-ferrovia-americana

http://www.ferreoclube.com.br/2017/10/20/csx-transportation/

https://www.scielo.br/j/topoi/a/MxvQMpB8QF9fgSM5wtMtVQd/?lang=pt&format=pdf

pt_BR
en_US es_ES pt_BR