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Ferrovia Transnordestina: Tudo sobre!

Para entender mais sobre a história das ferrovias brasileiras, é preciso conhecer as principais ferrovias do país, tanto as que já existiriam, as que existem e as que estão em projeto de conclusão. Uma delas, é Ferrovia Transnordestina, que falaremos tudo sobre no artigo a seguir.

Contexto do surgimento e história da Ferrovia Transnordestina

Contexto do surgimento e história da ferrovia transnordestina

O setor ferroviário iniciou o século passado como sendo o principal modal de transporte do país, assim como acontecia nas principais nações do mundo.

Entretanto, por conta de uma política de investimentos externos, os governos passaram a investir em indústrias do setor automobilístico, fazendo com que o setor rodoviário crescesse consideravelmente, o suficiente para se tornar, com larga vantagem, o principal modal de transporte do país, especialmente a partir da década de 60.

Na década de 90, vendo que o setor ferroviário estava precarizado e precisava de investimentos para crescer, o governo incluiu esse modal no plano de privatizações. A partir daí, as principais vias ferroviárias existentes viraram concessões de empresas privadas, mediante leilões.

Um dos projetos criados pelo governo vigente, ainda na década de 80, era o da Ferrovia Transnordestina, que visava melhorar a exploração de recursos nos estados do Nordeste.

Com a construção dessa ferrovia, seria mais fácil transportar insumos para os portos importantes do país, passando por diversos estados do nordeste, como Piauí, Pernambuco e Ceará.

Na época, o projeto era menos ambicioso, com projeção de construção de apenas 3 trechos ferroviários.

Assim como outros projetos de ferrovias e também malhas que já existiam, a malha ferroviária do Nordeste se enquadra no projeto de privatização, em 1997. 

Dessa maneira, a Ferrovia Transnordestina foi concessionada para a iniciativa privada, adquirida pela antiga Companhia Ferroviária do Nordeste S/A (CFN), que atualmente recebe o nome de Ferrovia Transnordestina Logística (FTL).

Como o próprio nome já indica, a Ferrovia Transnordestina era para ser o carro chefe dessa importante empresa do ramo de logística, que investe bastante recursos no crescimento do setor ferroviário no país.

Entretanto, o projeto demorou a sair do papel. Depois desse processo de privatização, diversos planos e estudos tiveram que ser desenvolvidos pela FTL, no começo da década de 2000. 

Dessa maneira, a Ferrovia Transnordestina só começou a ser construída em 2006, com uma projeção que poderia chegar até 1753 km de extensão, com a ideia de interligar o  Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, passando também pelo cerrado do Piauí.

O projeto da construção da Ferrovia Transnordestina tinha um orçamento inicial previsto na casa dos 5 bilhões de reais, sendo que uma parte seria pago pelos fundos governamentais de investimento ferroviário e a outra parte retirada da caixa da FTL.

Como ela está atualmente?

Como ela está atualmente?

Apesar de ter sido projetada para ser a principal malha ferroviária do Nordeste, já que englobaria 3 dos estados mais importantes para economia da região, sendo Ceará e Pernambuco o 2° e o 3° mais populosos, a Ferrovia Transnordestina ainda não foi finalizada, e sofre com atrasos para a finalização da obra.

A projeção inicial era que, a partir do início das obras, em 2006, todo o trajeto da Ferrovia Transnordestina fosse finalizado até 2016, 10 anos após o começo da construção da linha ferroviária.

Entretanto, até esse período, os dados apontavam que apenas 52% das obras estavam concluídas, totalizando 600 km de extensão. Ao mesmo tempo, o trecho que já havia sido construído não tinha muita função, já que era necessário a conclusão da obra para que a linha fizesse o trajeto projetado.

Após esse ano, as obras ficaram mais de 3 anos paralisadas, pois o Tribunal de Contas da União vetou a utilização de recursos públicos para continuar investindo na obra, justamente por conta do orçamento que havia sido feito na construção e que não obteve os resultados projetados.

Apesar disso, no final de 2020, as obras da Ferrovia Transnordestina foram retomadas. Para que ela seja concluída, estima-se que será necessário o investimento de mais de 5 bilhões, quase que dobrando o orçamento da projeção inicial.

Transporte de cargas

Transporte de cargas

A ideia inicial, era que a Ferrovia Transnordestina se tornasse uma das principais ferrovias no transporte de insumos agrícolas, como grãos e minérios para os portos da região do Nordeste.

A FTL, por exemplo, que é a empresa que administra toda a via ferroviária do Nordeste, depois de conseguir a Malha Nordeste da antiga Rede Ferroviária Federal S.A. que foi privatizada em 1997, é responsável pelo transporte de mais de 2 milhões de toneladas de cargas, principalmente celulose, cimento e combustíveis.

Infelizmente, esses insumos são transportados pelas outras ferrovias da empresa e da região do nordeste, visto que, atualmente, o transporte de cargas da Ferrovia Transnordestina consiste apenas em elementos para ajudar na continuação da obra da linha, como a pedra brita, para ajudar na montagem dos trilhos da via.

Importância da Ferrovia Transnordestina

Importância da Ferrovia Transnordestina

A Ferrovia Transnordestina foi projetada para ser a principal linha ferroviária da região nordeste, visto que ajudaria na exploração de recursos importantes para a economia dos estados nordestinos, principalmente a agricultura e a mineração.

Futuramente, ainda seria uma importante via para interligação com outras ferrovias, ajudando no escoamento da produção do estado para outras regiões do país.

Entretanto, por conta dos atrasos que ocorreram na construção da Ferrovia Transnordestina, que só foi retomada 4 anos após o ano em que ela deveria ter sido finalizada, ainda não é possível identificar todo o potencial que a linha pode possuir.

Apesar disso, agora que a obra foi retomada, existe uma certa expectativa pelas pessoas que mais se envolveram para que isso fosse possível, compreendendo que os planos futuros para a malha Ferroviária Transnordestina possa, ainda, se tornar um grande expoente do modal ferroviário de transporte de cargas da região e do país.

Essa expectativa é gerada porque diversas obras do setor ferroviário foram retomadas, e seguem em projeto de construção, como a FIOL e a Ferrogrão, importantes ferrovias do Brasil.

Conclusão

Podemos concluir com o artigo que, apesar da sua importância para a exploração de recursos minerais e agrícolas na região do nordeste, muitas expectativas foram frustradas durante esse processo. A Ferrovia Transnordestina, que seria o carro chefe da FTL, já possui atrasos consideráveis na obra. Apesar disso, após a retomada da construção, mais de 3 anos depois de uma paralisação importante, existe otimismo para que a obra seja finalizada nos próximos anos, formando essa ferrovia que poderá transformar o escoamento de recursos produzidos nos estados nordestinos.

Fontes:

https://www.csn.com.br/quem-somos/grupo-csn/ftl/

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/governo-preve-concessao-de-duas-ferrovias-em-2021-com-obras-de-quase-r-25-bilhoes/

http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/Transnordestina/TNeTransnordestina.shtml

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