
Ferrovia Ferrogrão:Tudo sobre
Você já ouviu falar da Ferrovia Ferrogrão? Bom, esse é um importante e ambicioso projeto de malha ferroviária que está em andamento no Brasil, visando aprimorar e desenvolver ainda mais o setor ferroviário do país.
A Ferrovia Ferrogrão, também conhecida como EF-170, é um projeto que participará da formação do corredor de exportação pela bacia Amazônica.
Índice do Conteúdo
Contextualização histórica

Antes de falar propriamente da formação do projeto, como ele está atualmente, como a via deve ser constituída, entre outros detalhes importantes, é interessante fazer uma contextualização, abordando o por que a construção dessa ferrovia é importante para a região em que ela será construída.
De modo geral, a história da Ferrovia Ferrogrão teve início em 2012. Na época, o governo brasileiro tinha interesse em reduzir os custos logísticos de transporte em 30%.
É importante destacar que, uma das principais soluções para redução de custos logísticos no país, é a implementação de novas ferrovias.
Em meados da década de 60, o setor ferroviário foi precarizado, preterido pelo modal de transporte rodoviário. Desde então, enquanto os investimentos no setor rodoviário só cresceram, o do ferroviário sofreu com uma longa recessão de recursos.
Esse cenário mudou na década de 90, a partir do Programa de Desestatização, que fez com que a iniciativa privada passasse a investir pesado na retomada do potencial ferroviário.
Vendo que os investimentos cresceram nos últimos anos, o governo, na época, considerava que investir no crescimento do setor ferroviário, implementando novas vias, como a própria Ferrovia Ferrogrão, podia ser uma solução importante para diminuir a dependência das rodovias no escoamento de cargas.
Como essa é uma das principais maneiras de diminuição de custos logísticos, que era o objetivo do governo, a ideia da construção da Ferrovia Ferrogrão logo começou a ganhar força.
Essa ideia foi repassada para importantes investidores do setor da infraestrutura de transportes, como relatou o CEO da Estação da Luz Participações (EDLP), Guilherme Quintella, ao blog Canal Agro, em 2019.
Dessa forma, a empresa acreditou que seria uma “ótima oportunidade para que as grandes transportadoras de grãos no Brasil se tornassem operadores ferroviários independentes”.
Nesse contexto, surgiu a ideia da construção da Ferrovia Ferrogrão, justamente para que o transporte de grãos, especialmente na região Norte, fossem aprimorados, aumentando a produção e o escoamento de mercadorias.
Projeto da ferrovia Ferrogrão

Falando especificamente de como foi a montagem do projeto da Ferrovia Ferrogrão, podemos fazer diversos apontamentos.
Nesse período que foi mencionado anteriormente, foi elaborado um relatório de viabilidade para a construção da ferrovia, com a autoria dos profissionais das grandes transportadoras da região.
Anos depois, em 2016, a Ferrovia Ferrogrão foi enquadrada no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo federal, para que passasse a receber recursos públicos e a obra começasse a sair do papel e fosse posta em prática sua construção.
A ideia da Ferrovia Ferrogrão é contar com 993 km de extensão, conectando a principal região produtora de grãos da região Centro-Oeste, tendo como ponto de partida o município de Sinop, no Mato Grosso, com o Porto Miritituba, localizado em Itaituba no Pará.
Transporte e importância

Como você pode perceber, os principais insumos que deverão ser transportados pela Ferrovia Ferrogrão, são os produzidos pelo setor agrícola da região Centro-Oeste e Norte.
Apesar de ser um dos principais exportadores de grãos do país, a região Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso, tem um escoamento muito focado nas regiões do Sudeste e do Sul, principalmente pelo porto de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Ainda, é importante destacar que, para chegar a esses portos, boa parte do transporte é realizado por rodovias, que sofrem com constantes problemas logísticos, como demora nas entregas, infraestrutura desqualificada, altos custos de frente, entre outros.
Por isso, a construção da Ferrovia Ferrogrão serviria para diversificar o escoamento de insumos agrícolas produzidos por essa região, fazendo com que a exportação fosse mais dividida.
Além disso, modificaria o panorama atual do transporte ferroviário, visto que, diminuiria a dependência deste centro produtor em relação às rodovias nacionais.
Situação atual da ferrovia Ferrogrão

Em 2020, finalmente foi protocolado o projeto de concessão da EF-170, ou Ferrovia Ferrogrão. Após anos de conversas, análises e estudos, a obra poderia ser iniciada. Essa notícia deixou investidores empolgados, e os especialistas da área acreditavam que essa construção poderia modificar o patamar produtivo da região do Mato Grosso e do setor ferroviário como um todo.
Entretanto, o futuro da Ferrovia Ferrogrão é incerto. Em março de 2021, o STF suspendeu o projeto de construção da obra.
Essa suspensão não ocorreu diretamente por conta da obra da Ferrovia Ferrogrão, mas sim porque o governo federal alterou, mediante a uma medida provisória, os limites do Parque Nacional do Jamanxim, onde a obra deve percorrer.
A entidade máxima judiciária do país relatou que essa medida era inconstitucional, e a alteração só poderia ocorrer mediante a um projeto de lei, visto que, essa é uma área de conservação.
Nesse momento, o projeto está parado no TCU (Tribunal de Contas da União), que avalia de que maneira o processo pode ter continuidade. Dessa maneira, o leilão da linha, que deveria ocorrer ainda este ano, segue como incerto.
O governo federal e as corporações que trabalham com o transporte de grãos na região, como as mencionadas anteriormente, acreditam que é fundamental a construção da Ferrovia Ferrogrão para melhorar o escoamento de cargas agrícolas.
O secretário de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa, declarou recentemente que a construção da Ferrovia Ferrogrão geraria uma economia de R$ 19 bilhões nos próximos anos, apenas no custo de frete do transporte.
Por isso, ambos seguem lutando para que o projeto saia do papel e para que os próximos passos possam ser executados, dando início às obras da ferrovia.
Conclusão
Considerado por muitos especialistas um dos projetos mais ambiciosos e modernos do setor ferroviário, a Ferrovia Ferrogrão ainda não tem um destino definido. Devido a impasses que ocorreram nos últimos anos por conta de questões de preservação, o projeto sofre com suspensões e atrasos no licenciamento.
O debate em cima da construção da ferrovia segue em alta no momento, e as notícias modificam o cenário constantemente. Como vimos no artigo, uma coisa é certa: a construção da Ferrogrão ampliaria de modo considerável o escoamento de cargas da região Centro-Oeste, expandindo os horizontes do transporte para a região Norte. Entretanto, é preciso aguardar para saber quais serão os próximos passos que o governo federal dará para que o projeto saia do papel e comece a ser posto em prática.
Fontes: