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Ferrovia Ferrogrão:Tudo sobre

Você já ouviu falar da Ferrovia Ferrogrão? Bom, esse é um importante e ambicioso projeto de malha ferroviária que está em andamento no Brasil, visando aprimorar e desenvolver ainda mais o setor ferroviário do país.

A Ferrovia Ferrogrão, também conhecida como  EF-170, é um projeto que participará da formação do corredor de exportação pela bacia Amazônica.

Índice do Conteúdo

Contextualização histórica

Contextualização histórica

Antes de falar propriamente da formação do projeto, como ele está atualmente, como a via deve ser constituída, entre outros detalhes importantes, é interessante fazer uma contextualização, abordando o por que a construção dessa ferrovia é importante para a região em que ela será construída.

De modo geral, a história da Ferrovia Ferrogrão teve início em 2012. Na época, o governo brasileiro tinha interesse em reduzir os custos logísticos de transporte em 30%.

É importante destacar que, uma das principais soluções para redução de custos logísticos no país, é a implementação de novas ferrovias.

Em meados da década de 60, o setor ferroviário foi precarizado, preterido pelo modal de transporte rodoviário. Desde então, enquanto os investimentos no setor rodoviário só cresceram, o do ferroviário sofreu com uma longa recessão de recursos.

Esse cenário mudou na década de 90, a partir do Programa de Desestatização, que fez com que a iniciativa privada passasse a investir pesado na retomada do potencial ferroviário.

Vendo que os investimentos cresceram nos últimos anos, o governo, na época, considerava que investir no crescimento do setor ferroviário, implementando novas vias, como a própria Ferrovia Ferrogrão, podia ser uma solução importante para diminuir a dependência das rodovias no escoamento de cargas.

Como essa é uma das principais maneiras de diminuição de custos logísticos, que era o objetivo do governo, a ideia da construção da Ferrovia Ferrogrão logo começou a ganhar força.

Essa ideia foi repassada para importantes investidores do setor da infraestrutura de transportes, como relatou o CEO da  Estação da Luz Participações (EDLP), Guilherme Quintella, ao blog Canal Agro, em 2019.

Dessa forma, a empresa acreditou que seria uma “ótima oportunidade para que as grandes transportadoras de grãos no Brasil se tornassem operadores ferroviários independentes”.

Nesse contexto, surgiu a ideia da construção da Ferrovia Ferrogrão, justamente para que o transporte de grãos, especialmente na região Norte, fossem aprimorados, aumentando a produção e o escoamento de mercadorias.

Projeto da ferrovia Ferrogrão

Projeto da ferrovia Ferrogrão


Falando especificamente de como foi a montagem do projeto da Ferrovia Ferrogrão, podemos fazer diversos apontamentos.

Nesse período que foi mencionado anteriormente, foi elaborado um relatório de viabilidade para a construção da ferrovia, com a autoria dos profissionais das grandes transportadoras da região.

Anos depois, em 2016, a Ferrovia Ferrogrão foi enquadrada no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo federal, para que passasse a receber recursos públicos e a obra começasse a sair do papel e fosse posta em prática sua construção.

A ideia da Ferrovia Ferrogrão é contar com 993 km de extensão, conectando a principal região produtora de grãos da região Centro-Oeste, tendo como ponto de partida o município de Sinop, no Mato Grosso, com o Porto Miritituba, localizado em Itaituba no Pará. 

Transporte e importância

Transporte e importância

Como você pode perceber, os principais insumos que deverão ser transportados pela Ferrovia Ferrogrão, são os produzidos pelo setor agrícola da região Centro-Oeste e Norte.

Apesar de ser um dos principais exportadores de grãos do país, a região Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso, tem um escoamento muito focado nas regiões do Sudeste e do Sul, principalmente pelo porto de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Ainda, é importante destacar que, para chegar a esses portos, boa parte do transporte é realizado por rodovias, que sofrem com constantes problemas logísticos, como demora nas entregas, infraestrutura desqualificada, altos custos de frente, entre outros.

Por isso, a construção da Ferrovia Ferrogrão serviria para diversificar o escoamento de insumos agrícolas produzidos por essa região, fazendo com que a exportação fosse mais dividida. 

Além disso, modificaria o panorama atual do transporte ferroviário, visto que, diminuiria a dependência deste centro produtor em relação às rodovias nacionais.

Situação atual da ferrovia Ferrogrão

Situação atual

Em 2020, finalmente foi protocolado o projeto de concessão da EF-170, ou Ferrovia Ferrogrão. Após anos de conversas, análises e estudos, a obra poderia ser iniciada. Essa notícia deixou investidores empolgados, e os especialistas da área acreditavam que essa construção poderia modificar o patamar produtivo da região do Mato Grosso e do setor ferroviário como um todo.

Entretanto, o futuro da Ferrovia Ferrogrão é incerto. Em março de 2021, o STF suspendeu o projeto de construção da obra.

Essa suspensão não ocorreu diretamente por conta da obra da Ferrovia Ferrogrão, mas sim porque o governo federal alterou, mediante a uma medida provisória, os limites do Parque Nacional do Jamanxim, onde a obra deve percorrer.

A entidade máxima judiciária do país relatou que essa medida era inconstitucional, e a alteração só poderia ocorrer mediante a um projeto de lei, visto que, essa é uma área de conservação.

Nesse momento, o projeto está parado no TCU (Tribunal de Contas da União), que avalia de que maneira o processo pode ter continuidade. Dessa maneira, o leilão da linha, que deveria ocorrer ainda este ano, segue como incerto.

O governo federal e as corporações que trabalham com o transporte de grãos na região, como as mencionadas anteriormente, acreditam que é fundamental a construção da Ferrovia Ferrogrão para melhorar o escoamento de cargas agrícolas.

O secretário de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa, declarou recentemente que a construção da Ferrovia Ferrogrão geraria uma economia de  R$ 19 bilhões nos próximos anos, apenas no custo de frete do transporte.

Por isso, ambos seguem lutando para que o projeto saia do papel e para que os próximos passos possam ser executados, dando início às obras da ferrovia.

Conclusão

Considerado por muitos especialistas um dos projetos mais ambiciosos e modernos do setor ferroviário, a Ferrovia Ferrogrão ainda não tem um destino definido. Devido a impasses que ocorreram nos últimos anos por conta de questões de preservação, o projeto sofre com suspensões e atrasos no licenciamento. 

O debate em cima da construção da ferrovia segue em alta no momento, e as notícias modificam o cenário constantemente. Como vimos no artigo, uma coisa é certa: a construção da Ferrogrão ampliaria de modo considerável o escoamento de cargas da região Centro-Oeste, expandindo os horizontes do transporte para a região Norte. Entretanto, é preciso aguardar para saber quais serão os próximos passos que o governo federal dará para que o projeto saia do papel e comece a ser posto em prática. 

 Fontes:

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/ferrograo-pode-gerar-economia-de-r-19-bilhoes-no-custo-do-frete-diz-secretario-do-minfra

https://summitagro.estadao.com.br/agro-no-brasil/entrevistas/ferrograo-e-a-nova-revolucao-na-agricultura-diz-executivo/
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