Automação Industrial

O que é Automação Industrial ?

Não é de hoje que o ser humano tenta facilitar as suas tarefas diárias com o auxílio de equipamentos que mecanizem determinadas funções. Exemplos práticos dessa questão são a roda, moinhos de vento, rodas d’água, entre outros objetos. A partir desse cenário se tornar mais palpável o entendimento sobre do que se trata a automação industrial.

Ao levar esse conceito para um âmbito de produção em larga escala se torna totalmente impensável que o ser humano realize todas as funções necessárias, sendo preciso contar com o auxílio de dispositivos que automatizem tarefas. Baseado nesse modelo de pensamento, por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, tudo começa a mudar nas indústrias chegando nos dias atuais com os processos que conhecemos.

Sendo assim, quer saber um pouco mais sobre essas mudanças e como a automação industrial é a arma que qualquer empresa de sucesso precisa usar? É muito simples. Siga com a leitura e conheça mais sobre esse conceito, além de também se internar sobre a ideia de indústria 4.0

O que é automação industrial?

O que é automação industrial?

Baseado na ideia de potencializar e facilitar as tarefas, como mencionado anteriormente, a automação industrial nada mais é do que a otimização das técnicas industriais usadas para a produção de um produto através da utilização de diferentes tecnologias de hardware e software. Mas, esse processo não pode e nem deve ser entendido como a substituição definitiva dos trabalhos das pessoas pelo das máquinas.

O setor industrial tem evoluído e, por consequência, os seus profissionais e profissões também passariam por esse processo. Com isso, enquanto terminadas funções passam a ficar sem lógica dentro dessa nova dinâmica, surgem outras de acordo com as novas necessidades, exigindo a participação humana direta.

Sendo assim, a função primordial da automação dentro da indústria é criar uma maior autossuficiência para os equipamentos e maquinário, reduzindo a necessidade de o ser humano realizar funções específica dentro da cadeia de produção. Ao se pensar no trabalho com máquinas pesadas, isso diminui as chances de acidente e também, de certa forma, gera uma maior unicidade ao produto.

Para que seja possível realizar esse processo, é preciso integrar, no mínimo, três áreas distintas: a eletrônica, mecânica e tecnologia da informação (TI). Sem que exista, de fato, uma integração entre essas unidades, a automação pode ser mais prejudicial do que benéfica para a empresa.

Diante desse cenário, a automação se tornou quase que uma atividade obrigatória para as corporações que desejam se destacar e se manter competitivas no mercado. Sem ela, os índices de produtividade e lucratividade tendem a cair, gerando problemas para o fluxo de caixa de negócio.

A diferença entre automação industrial e mecanização

A diferença entre automação e mecanização

Assim como já mencionado, uma coisa que deve ficar muito claro quando tratamos de automação, independente (sugerido pelo corretor independentemente) de onde ela ocorra, é que essa mudança não implica na retirada total das pessoas do processo de produção. Desta maneira, essa é a diferença básica entre um processo de automação e mecanização.

Apesar de em um primeiro momento darem a impressão de possuírem significados similares, elas representam ações praticamente opostos (opostas). Enquanto a automação parte para os processos que já mencionamos, a mecanização industrial prega, simplesmente, o emprego de máquinas para a realização das funções, sem nenhum esforço físico.

Benefícios da Automação Industrial

A diferença entre automação e mecanização

Por ser uma prática que busca otimizar os processos dentro de uma indústria, a automação industrial apresenta diversas vantagens para as empresas. Abaixo, listamos, listamos alguns desses benefícios, confira:

Eficiência na Linha de Produção

Eficiência na Linha de Produção

Talvez a primeira vantagem notada com a adoção de processos que automatizam a indústria é o fato de de a linha de produção passar a atuar com uma rapidez maior. Uma vez que as máquinas podem trabalhar 24 horas por dia sem descanso e são menos propensas a falhas, o volume de bens produzidos se torna maior.

Além desse aspecto, também ocorre uma possibilidade de maior flexibilização da linha de produção. Isso porque pelo fato de ser mais rápida e também facilmente programada, é totalmente possível realizar a chamada produção just-in-time, que significa fabricar somente as demandas que correspondem às demandas.

Segurança aos colaboradores

Segurança aos colaboradores

Adotar sistemas automatizados na sua empresa também contribui para a segurança de todo o ambiente de trabalho. Como todos seres humanos são sujeitos a erros, sempre existirá o risco de, acidentalmente, algum operador falhar em uma atividade e isso gerar um problema grave para a sua própria saúde como consequência.  

Por esse lado, ao fazer a automação do negócio, a companhia é obrigada a seguir rigorosas normas regulamentadoras, que entre outras coisas, exige a adoção de práticas de segurança específicas para o funcionamento de cada maquinário. Além disso, um sistema operado por computador não corre o risco de cometer esses erros.

Qualidade dos produtos

Qualidade dos produtos

Além da de ter maior eficiência nas etapas de produção, sistemas automatizados também contam com etapas de testes e verificação que podem ser programadas para assegurar a qualidade dos produtos. Sendo assim, a indústria pode ter uma maior garantia de que o produto final vai apresentar as características desejada e que agradam o consumidor.  

Análise e Controle

Análise e Controle

O processo de aperfeiçoamento das atividades realizadas também ganha com a automação. Isso porque os sistemas automatizados geram um alto volume de dados que podem ser mensurados. Com isso, é possível ter uma certeza maior no momento de tomar qualquer decisão em prol da melhoria do negócio.

Indústria 4.0

Indústria 4.0

Em conjunto com a automação também pode surgir a ideia de indústria 4.0. Esse conceito, que surgiu em 2011, busca incentivar a descentralização do controle dos processos produtivos, sempre por meio da utilização de tecnologia e automação para fazer a conexão entre processos e ambientes da fábrica.

Sendo assim, um fator que marca a presença da indústria 4.0 em uma corporação é o fato de existir uma interconectividade de toda a operação. Esse modelo de gestão industrial também busca realizar a redução dos gastos e elevar a carga de mercadorias produzidas.  

Conclusão

Em suma, sistemas automatizados consegue elevar uma fábrica a um nível de competitividade dentro do mercado muito maior, conseguindo oferecer um ´produto de extrema qualidade e que fica pronto em um curto espaço de tempo. A Massa Pesagem e Automação Industrial pode te ajudar nisso. Clique aqui e saiba mais.

pt_BR
en_US es_ES pt_BR