
Descubra o panorama do transporte ferroviário no mundo
A partir de 1776, os trilhos, antes de madeira, foram substituídos por novos cujos acabamentos eram de ferro, criando as primeiras estradas de ferro. Berço da Revolução Industrial, a Inglaterra também foi o primeiro país a construir e utilizar uma máquina à vapor que se movimentava sobre trilhos em uma estrada de ferro. No ano de 1804, em uma tentativa de substituir o transporte de cargas, até ali realizado com o auxílio de cavalos, o engenheiro britânico Richard Trevithick inventou a primeira locomotiva a vapor, que foi capaz de suportar até 18 toneladas de ferro. E assim se inicia o transporte ferroviário no mundo.
Desde a primeira invenção de veículos vaporizados para o uso no transporte de cargas, as modificações e avanços nesse tipo de veículo não pararam mais. Todos os apontamentos históricos sugerem que desde a implementação das estradas de ferro na Inglaterra, foram nesse mesmo país que a evolução das ferrovias foram acontecendo, se tornando modelo para os demais países do mundo.
Em 1813, George Stephenson, engenheiro nascido na Inglaterra, criou uma locomotiva que se encaixava nos estudos feitos por ele, entendendo como funcionava a tração a vapor e o contato gerado pelas rodas dos veículos sobre os trilhos. Essa locomotiva foi testada no ano seguinte e conseguiu puxar oito vagões e mais de 30 toneladas.
O legado deixado pelas primeiras invenções das locomotivas utilizadas em estradas de ferro é gigantesco. O advento das máquinas que se movimentam sobre trilhos permitiu para o mundo todo uma maior facilidade no transporte de cargas e favoreceu também a troca comercial entre países, como acontece na Europa. O trem como conhecemos hoje em dia passou por uma série de modificações, aperfeiçoamentos, melhorias nas estruturas e avanços nas estradas que permitiram que ele tivesse a composição atual, realizando o carregamento de altas toneladas de cargas.
A partir de agora, faremos um panorama do transporte ferroviário no mundo, abordando as condições dos trilhos e trens, os países que mais contém ferrovias, o tamanho da quilometragem das linhas férreas e outras variáveis.
Índice do Conteúdo
Quilometragem do transporte ferroviário no mundo

Apesar de o berço de construção ferroviário ser a Inglaterra, é natural que outros países do mundo possuam malhas ferroviárias mais extensas nos dias atuais, dado que a Inglaterra, assim como os outros países europeus, são pequenos se comparados a países como China, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Índia e Brasil.
Colônia da Inglaterra durante muitos anos, os Estados Unidos naturalmente herdaram a prática de investir nesse meio de transporte de cargas e pessoas, e é o país que conta com a maior extensão em malha ferroviária no mundo, com quase 300.000 km de extensão, ou seja, é o principal país quando falamos em transporte ferroviário no mundo.
O segundo colocado em questão de tamanho da quilometragem da linha possui menos da metade do tamanho da linha estadunidense. A China conta com cerca de 127.000 km de vias férreas. Os dados apresentados, como os que serão apontados em nosso ranking a seguir, foram obtidos através do site da Agência de Inteligência Norte Americana. Confira agora a lista com os países que seguem o ranking dos países com o maior transporte ferroviário no mundo!
- Rússia: 87,157 km;
- Canadá: 77,932 km;
- Índia: 68,525 km;
- Alemanha: 43,468 km;
- Austrália: 36,968.
América Latina

Como percebemos, a América do Norte tem dois países englobando as primeiras posições no ranking de extensão de quilometragem de transporte ferroviário no mundo. Na oitava posição do ranking, vem a Argentina, primeiro país da América Latina a entrar na lista. Os “hermanos”, como são conhecidos no Brasil, possuem uma extensão territorial de 2.766.889 km quadrados e uma população de mais de 40 milhões de habitantes. Segundo dados de 2014, na época a extensão da malha ferroviária do país era de 36,917 km, entrando no ranking como o oitavo país em quilometragem de transporte ferroviário no mundo.
O Brasil vem na sequência da Argentina, com cerca de 29 mil km de extensão de linha ferroviária. A partir desse número é fácil de perceber como o país não soube investir nesse importante meio de movimentação de cargas, dado que, em extensão, o território brasileiro é muito maior do que países como a própria Argentina, Austrália, Alemanha e Índia. A falta de investimentos e o abandono de diversas linhas férreas no último século fizeram com que o país ficasse muito abaixo do necessário, alcançando apenas a nona colocação no ranking de quilometragem de transportes ferroviários do mundo.
Como a América Latina engloba todos os países do continente americano que têm como principal idioma a língua proveniente do latim, como espanhol, francês, italiano e português, boa parte do continente americano faz parte dessa denominação. Praticamente toda a extensão da América do Sul, da América Central e o México (América do Norte), pertencem a essa denominação.
O México, inclusive, é o próximo país a aparecer na nossa lista. Por ficar em uma região próxima aos Estados Unidos, é um país que investiu um pouco mais em relação aos próximos países latino americanos, que ficam muito abaixo no ranking de quilometragem das ferrovias. O México está em décimo oitavo no ranking de transportes ferroviários no mundo, e tem em torno de 15,389km de extensão de linha ferroviária, segundo dados de 2014.
Modelos de trens

Ao longo da história dos trilhos e trens ferroviários, a forma de transporte no mundo se modificou para atender às demandas das sociedades em que eles foram inseridos. Hoje em dia, os trens são importantes formas de transporte de cargas, para abastecimento de cidades e dos portos, bem como servem como escoamento da produção. Mas, em países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, quase que toda a extensão europeia, China, o próprio Brasil e outros, o setor ferroviário é utilizado também para o transporte de pessoas. As linhas podem interligar bairros, cidades e, inclusive, países, como é o caso do continente europeu.
A movimentação de passageiros feita pelo transporte ferroviário no mundo é uma importante forma de acelerar e diminuir o tempo de percurso das viagens da população. Esse setor é criado e construído pelos governos dos países, portanto, é um serviço público, que em algumas regiões chega a ser gratuito. Dessa forma, a população consegue se transportar entre regiões ou cidades, com um custo bem menos elevado que o de uma viagem de carro, por exemplo. Além disso, são veículos que têm capacidade para suportar uma alta quantidade de passageiros ao mesmo tempo, diferente de veículos utilitários, o que proporciona a diminuição do tempo do trajeto, já que não há trânsito na via. Além dos benefícios já mencionados, o transporte sobre trilhos atenua problemas relacionados ao meio ambiente, como a poluição emitida pelos carros, motos, ônibus e caminhões.
Conclusão
Pudemos perceber que o transporte ferroviário no mundo está totalmente atrelado e possibilita o desenvolvimento dos países. Os países mais desenvolvidos investem fortemente nesse setor de transporte, tanto de cargas como de pessoas. Dessa forma, esses países criam rotas comerciais mais amplas dentro do seu próprio território, além de prover o transporte diário para a sua população.
Quer saber mais sobre o setor ferroviário? Então acesse nosso blog.
https://portogente.com.br/portopedia/80519-historia-das-ferrovias
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2121rank.html