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Malha ferroviária no porto de santos: Entenda como é composta!

O porto de Santos é o mais movimentado do país. Usado para exportação e importação, o portuário da cidade do litoral movimenta uma grande variedade de itens que são fundamentais para a economia do país. Para que isso seja possível, a Malha ferroviária no porto de Santos é essencial, sendo um dos principais meios de transporte de mercadorias para o porto.

Apesar de existirem uma grande quantidade de portos no Brasil, o de Santos sempre foi e segue sendo o mais utilizado, justamente pela Malha ferroviária no porto de santos e pelo fácil acesso pelas rodovias, que conectam a cidade de São Paulo, a maior do país.

Mercadorias

Mercadorias

Diversos dados podem explicar o porquê o Porto de Santos é o mais importante para o Brasil, principalmente a movimentação de mercadorias que chegam na estação portuária santista.

Primeiramente, o Porto de Santos é o primeiro lugar em movimentação de contêineres e também em movimentação de granéis sólidos vegetais. 

A cada ano, a quantidade de containers que são movimentados pelo Porto de Santos aumenta. Em 2019, por exemplo, foram movimentados mais de 45 milhões de toneladas nos containers, número um pouco superior que o ano anterior, que também passou dessa marca, sendo o segundo maior porto em movimentação de contêineres na América Latina. 

O perfil de mercadorias transportadas são colocadas em 3 categorias: granel sólido, representando 49% da movimentação, carga geral com 38% e granel líquido com 13%. 

Como é um porto utilizado tanto para importação como para exportação, os produtos movimentados variam um pouco. Para exportação, por exemplo, a soja é o produto mais importante, seguido de óleo bruto, carne bovina, açúcar e outros.

Em relação a importação, inseticidas, pesticidas e herbicidas, muito utilizados no agronegócio, são os itens que mais chegam no porto. Na sequência, partes de automóveis, óleos de petróleo, compostos de nitrogênio, fertilizantes, medicamentos e outros produtos completam esse quadro.

No total, o Porto de Santos representa 28% de toda a movimentação portuária do país, enquanto o 2° até o 5° colocado representam 22%. Todos os outros portos representam os 50% restantes.

É importante destacar também os parceiros econômicos do Brasil que mais se beneficiam com a atividade do Porto de Santos. 

Tanto em origem e saída das mercadorias, os países mais beneficiados são a China, Estados Unidos, Alemanha, Japão e Argentina, em ordem de maiores importantes para o país. 

Malha ferroviária

Malha ferroviária

Para que os produtos cheguem ao Porto de Santos, eles precisam de uma ampla malha ferroviária no Porto de Santos, tanto rodoviária como ferroviária, sendo esses os dois principais modelos de transporte portuário.

Nos últimos anos, a linha rodoviária comportou 58% do transporte de mercadorias para o porto, enquanto a linha ferroviária cerca de 36%.

Em relação a Malha ferroviária no porto de santos, é uma malha bastante extensa e compreende uma grande porcentagem de toda a malha ferroviária do país. No total, cerca de 67% da malha ferroviária brasileira abastece o Porto de Santos. 

Nesse sistema, existem 3 ferrovias que possuem ponto de desembarque no Porto de Santos, representando esse número tão expressivo sobre a malha ferroviária nacional. São elas:

  • MRS Logística;
  • Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA);
  • Rumo Logística;

O total de vagões movimentados por essas ferrovias chega a 1400 por dia, em 100km de acessos internos. As mercadorias mais movimentadas são o açúcar a granel, soja, milho, farelo de soja, celulose e containers.

Velocidade das operações na malha ferroviária no porto de santos

Velocidade das operações na malha ferroviária no porto de santos

Por conta da ampla movimentação do Porto de Santos, a maior do país, é fundamental que o transporte, o embarque e o desembarque sejam os mais rápido possível, tornando a logística de transporte de cargas para o porto a mais eficiente possível

Para isso, é preciso que exista uma organização logística muito bem trabalhada na malha ferroviária no porto de santos. Em relação às linhas ferroviárias, que representam 67% de toda a malha ferroviária do país, existem, além das ferrovias que desembarcam no porto, as linhas que fazem conexões com as principais ferrovias.

Durante esse processo de transporte, desde as linhas principais, passando pelas linhas de conexão e chegando até os portos, as mercadorias precisam ser pesadas diversas vezes para garantir que elas estão de acordo com a pesagem de cada linha.

Só a RUMO Logística, principal ferrovia do país e da malha ferroviária no porto de santos , movimentava, em 2020, cerca de 8 mil toneladas de cargas por dia, levando soja, milho, açúcar e outros produtos para a estação portuária.

Nessa linha, existe um projeto para ampliar ainda mais a movimentação, quase que dobrando a quantidade de mercadorias movimentadas por dia, de 8 mil para 14 mil toneladas.

Levando em conta essa ampla movimentação, somada às outras ferrovias que tem acesso ao Porto de Santos, não pode haver erros ou demora no trajeto das ferrovias. 

Dessa forma, para tornar a pesagem mais rápida e eficiente, é fundamental que as pesagens nos terminais de pesagem sejam aceleradas dentro da Malha ferroviária no porto de santos, sem que seja necessário o desengate de vagões, o que atrapalha a velocidade do processo.

Nesse sentido, a MASSA é especialista em desenvolver soluções para que as pesagens dos vagões e das cargas sejam as mais rápidas possíveis, garantindo fluidez para o transporte, e possibilitando que o embarque e desembarque das mercadorias sejam feitos nos prazos indicados. 

Conclusão sobre malha ferroviária no porto de santos

Podemos concluir com o artigo que a malha ferroviária no porto de santos é uma das mais importante para o país, justamente por que o porto santista é o que mais movimenta mercadorias no Brasil. Sendo o 2 porto com mais movimentação na América Latina, a quantidade de cargas que chegam e saem do porto por ano chegam a quase 500 milhões de toneladas, com diversos produtos entrando e saíndo dos vagões, os mais importantes da economia nacional. Dessa forma, o trabalho logístico e de pesagem dos vagões durante o trajeto nas ferrovias precisam ser os mais eficazes possíveis e, para isso, a MASSA possui soluções que ajudam nessa aceleração do processo, levando qualidade e eficácia para as ferrovias. 

Fontes complementares: https://www.atribuna.com.br/eventos/portomar/rumo-planeja-opera%C3%A7%C3%A3o-de-trens-com-120-vag%C3%B5es-em-dire%C3%A7%C3%A3o-ao-porto-de-santos-1.103860#:~:text=O%20sistema%20ferrovi%C3%A1rio%20tem%201.989,em%20dire%C3%A7%C3%A3o%20ao%20cais%20santista.

http://www.brasilengenharia.com/portal/images/stories/revistas/edicao614/614_transporte.pdf

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/centrais-de-conteudo/2-14-pdf

http://www.portodesantos.com.br/wp-content/uploads/Facts-Figures-light-3.pdf
http://apoiologistica.com.br/porto-de-santos-movimentou-10-milhoes-de-toneladas-de-mercadorias-em-fevereiro/
http://www.portodesantos.com.br/2021/02/11/spa-prorroga-prazo-de-consulta-publica-sobre-ferrovia-interna-do-porto-de-santos/
https://gbmx.com.br/transporte-de-carga-por-ferrovia-aumenta-42-no-porto-de-santos/

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