Logística

Como funciona a logística ferroviária

A logística ferroviária é uma área fundamental para a transportação de cargas, suprimentos e pessoas em qualquer país do mundo. Logística se trata efetivamente da área de estudo, planejamento e organização das movimentações de todos os tipos de veículos de transporte. Quando uma empresa precisa realizar diversos transportes de cargas diariamente é fundamental que a organização dessa prática seja bem efetuada. Portanto, é preciso planejar como será feita a movimentação dos itens de produção, qual caminho será percorrido, determinar os custos com o frete e com a operação no geral, bem como o trato com os parceiros, clientes, setores de armazenamento e entre outros. 

Empresas de logística estão envolvidas em diversos cenários e em todos os tipos de transportes aqui no Brasil, já que essa prática de planejamento é essencial no transporte aquaviário, rodoviário, viário e ferroviário. O foco do nosso texto será a logística ferroviária, como essa área está inserida no setor ferroviário, quais são as principais empresas, como são formadas as linhas ferroviárias e muito mais. 

Logística ferroviária

Logística ferroviária

Até os dias atuais, o setor ferroviário é um dos principais modais de transporte de cargas dentro do cenário brasileiro. Desde a primeira construção de uma ferrovia no Brasil, ainda na época do Império, o setor vem se modificando e evoluindo para melhor atender as necessidades de escoamento de cargas, principalmente de produtos advindos da mineração e da agropecuária, como minérios e grãos. 

Até meados da década de 50, o setor ferroviário ainda era o principal meio de transporte de cargas do país mas, com a ascensão do presidente Juscelino Kubitschek, os investimentos no setor rodoviário começaram a ser cada vez maiores. A partir desse período houve uma troca na prioridade de investimentos, quando o setor rodoviário assumiu a ponta das principais operações de transporte do país. Com a falta de incentivo e investimentos, juntamente com a fraca organização e planejamento da utilização das linhas ferroviárias existentes, as ferrovias foram abandonadas e precisaram passar por um longo período de recesso antes que voltassem mais encorpadas e organizadas. 

Dessa forma, a logística ferroviária passou a ser fundamental para a retomada das operações do setor e para que novos investimentos fossem executados para a melhoria da infraestrutura e da qualidade do escoamento de cargas do setor. Atualmente, quase todas as linhas ferroviárias são administradas por empresas de logística, muito por conta do conhecimento e das vantagens que essas empresas têm para oferecer na organização das rotas, controle das atividades, planejamento dos trajetos, entre outras atribuições.

Hoje em dia, o setor ferroviário é responsável por cerca de 20% das cargas transportadas no país. Apesar de ser um número bastante inferior aos outros modais, principalmente com relação ao setor rodoviário, que movimenta cerca de 60% das cargas, é uma porcentagem bastante relevante. São cerca de 30 mil km de extensão de linhas ferroviárias espalhadas por diversos estados do território brasileiro.

Segundo a Associação Nacional do Transporte Ferroviário (ANTF), no ano passado o modal ferroviário atingiu sua principal marca de cargas transportadas, com cerca de 107,8 bilhões de toneladas. Esse patamar pode ser explicado pela mudança organizacional que o setor vem passando graças ao novo modelo de logística ferroviária. 

Vantagens da logística ferroviária

Vantagens da logística ferroviária

Os novos investimentos e a retomada do crescimento do setor ferroviário estão ligados às vantagens que o setor ferroviário oferece, principalmente em relação ao rodoviário. Esse fator é fundamental para que a logística ferroviária tenha tomado novos rumos no país. Dessa maneira, é fácil de identificar alguns pontos que são favoráveis para que as empresas logísticas invistam na revitalização das vias férreas, implementação de novas linhas e aumento dos investimentos no setor. 

Primeiramente, a logística ferroviária é mais simples de ser planejada porque as linhas ferroviárias são mais restritas do que os trechos rodoviários. São 30 mil km de extensão, com apenas 15 linhas. Quando comparamos com o setor rodoviário, que possui mais de 1,7 milhões de quilômetros de extensão, isso se torna ainda mais evidente.

Outro fator vantajoso para a logística ferroviária é que os trens que compõem as linhas modernas podem possuir até 100 vagões em uma única composição. Dessa forma, é possível transportar uma grande quantidade de cargas em uma única viagem, número bem superior ao transporte feito por caminhões, que precisam de uma quantidade de veículos muito maior para atingir os mesmos números. 

O custo das operações logísticas também são reduzidos. Os trens que passam pelas linhas férreas não têm custo de pedágio, diferente do que ocorre com o transporte rodoviário, em que o valor dos pedágios espalhados pelos diversos trechos é bastante alto, principalmente para veículos de cargas. Outro dado econômico vantajoso é que o custo de combustível é muito menor. 

Esses são alguns pontos que fazem com que a logística ferroviária seja extremamente importante e vantajosa, principalmente quando comparada com a logística necessária para alimentar o transporte rodoviário. A organização é mais simples, os custos são reduzidos e as viagens são mais eficientes e otimizadas. Assim, entendemos o porquê de as empresas de logística terem grande influência nesse setor e preferirem investir na ampliação da malha ferroviária do que em outros modais de transporte. 

Diferenças e composições das linhas

Vantagens da logística ferroviária

Obviamente, a logística ferroviária é diferente em cada tipo de linha. Como veremos a seguir, existem divergentes tamanho de linhas, que têm trajetos mais específico, mudanças climáticas, diferenças nos tipos de solos e terrenos, os locais de abastecimento, entre outros fatores que impactam diretamente na logística. Além disso, algumas linhas construídas passam por regiões extremas, ou seja, são trechos cujos terminais de saída e chegada começam no norte e chegam ao sul do país. Esses são os principais pontos que fazem com que a logística ferroviária seja diferente em cada tipo de linha e exigem que as empresas planejem suas estratégias de acordo com esses fatores. No mapa que mostraremos a seguir fica bem exemplificado quais são esses pontos de saída e chegada e como são formadas as linhas ferroviárias, bem como quais são as empresas logísticas que estão presentes na malha ferroviária e quais são as linhas que estão em suas concessões. Confira:

Conclusão


Podemos perceber ao longo do artigo que a logística ferroviária tem fundamental importância na organização e planejamento do transporte de cargas. Os novos investimentos que vêm surgindo pelas empresas do ramo estão diretamente ligados aos benefícios que a logística das ferrovias oferece para as administradoras, principalmente em relação às rodovias. Dessa forma, podemos concluir que apesar do momento atual, em que as rodovias ainda são as principais formas de transporte de cargas, as empresas estão passando a olhar o setor ferroviário com novos olhos, e esse é um sinal bem positivo para que o setor comece a crescer nos próximos anos. 
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Fontes: https://amazoniareal.com.br/o-maior-trem-do-mundo/#:~:text=S%C3%A3o%20660%20vag%C3%B5es%2C%20110%20por,Vila%20do%20Conde%2C%20em%20Barcarena.

https://portogente.com.br/artigos/13884-a-capacidade-dos-trens-de-carga

https://portogente.com.br/portopedia/112739-ferrovias-importancia-para-o-transporte-de-carga#:~:text=O%20a%C3%A7%C3%BAcar%20e%20o%20min%C3%A9rio,41%2C8%20milh%C3%B5es%20de%20toneladas.

https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/volume-cargas-transportadas-ferrovias-cresce-10-um-ano

https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-logistica

https://www.fm2s.com.br/o-que-e-logistica-como-funciona-quais-os-tipos/

https://revistaadnormas.com.br/2018/12/04/transporte-ferroviario-ha-futuro-para-uma-logistica-mais-eficiente-e-com-mais-qualidade

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